Dor de orelha - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - dor de orelha

Antonini De Oliveira E Sousa

Antonini De Oliveira E Sousa

Otorrino

São Paulo

Henrique Dias Goncalves

Henrique Dias Goncalves

Médico clínico geral

Assis

Pedro Omar Pasqualotto

Pedro Omar Pasqualotto

Otorrino

Guaporé

Stanley Sperandio

Stanley Sperandio

Otorrino

Caratinga

Nauir Dyones de Oliveira

Nauir Dyones de Oliveira

Generalista, Médico clínico geral, Pediatra

João Pessoa

Perguntas sobre Dor de orelha

Nossos especialistas responderam a 44 perguntas sobre Dor de orelha

Especialistas falam sobre Dor de orelha

Muitas pessoas gostam de manter os ouvidos sempe limpinhos, usando o cotonete. Entretanto, isso pode não ser bom. O ouvido produz uma substância chamada de cera, ou cerúmen, que serve para proteção contra água, insetos e infecções. Quando essa subtância está em excesso, o proprio organismo geralmente a empurra para fora. O uso de cotonetes, grampos, tampas de caneta e outros objetos deve ser evitado. Além de poder empurrar a cera, eles podem machucar seu ouvido. Algumas vezes a cera não consegue ser transportada para fora do ouvido ou pode ser empurrada (no caso do cotonete, por exemplo), causando sensação de ouvido tampado e até mesmo dor. A retirada deve ser sempre feita pelo médico.

É bastante comum em crianças, principalmente bebês entre 6 e 36 meses. Ela pode ser constante ou ir e vir. Os principais sinais demonstrados pelas crianças são: febre, perda de apetite, problemas para dormir, audição prejudicada, ficar puxando a orelha, irritação maior que o normal. O otorrinolaringologista deve ser consultado para realizar o diagnóstico e tratamento necessário.

Aline Gaiotto Maluta

Otorrino

Santo Ângelo

Quais profissionais tratam Dor de orelha?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.