Catapora - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é a catapora (varicela)?

A varicela é uma doença aguda, quando uma pessoa é infectada pelo vírus varicela-zoster. A doença é caracterizada por febre e uma erupção cutânea generalizada na pele com bolhas e coceira.

A grande maioria dos casos, especialmente aqueles que ocorrem em crianças resolvem espontaneamente sem maiores complicações. No entanto, a doença tende a ser pior nos adultos, pois desenvolvem complicações com muito mais freqüência. A doença é perigosa durante a gravidez e especialmente quando ocorre em pessoas com (diminuição da capacidade de defesa contra a infecção) imunodeficiência.

A varicela é uma doença extremamente comum em todo o mundo.

Vírus varicela-zoster tem um comportamento peculiar. Ao infectar um indivíduo o vírus permanece dormente, estacionado nos gânglios nervosos, e muitos anos mais tarde pode reativar e levar a uma infecção cutânea localizada..

Como você consegue?

A varicela é uma doença altamente contagiosa: até 90% das pessoas que têm contato próximo com um paciente desenvolvem a doença (se não tiveram anteriormente).

Seres humanos que sofrem de catapora (ou herpes zoster) é o único reservatório conhecido de vírus varicela-zoster, isto é, a única fonte de onde o vírus se propaga.

Pensa-se que a doença é transmitida através da respiração. O vírus é removido pelo paciente, contido em gotículas de saliva ou líquido a partir do bolhas na pele e transportados por via aérea, contato com a mucosa respiratória de outra pessoa que não é imune, que está desprotegido contra a varicela e infecta.

Pacientes são contagiosos apenas durante os primeiros dias da doença de cerca de 48 horas antes da erupção aparecer até que todas as lesões estão crostosas (secas).

Por que acontece?

Uma vez que a infecção ocorre, acredita-se que o vírus se multiplica no trato respiratório, e depois passa para a corrente sanguínea e se espalha-se por todo o corpo. O Vírus tem uma predileção especial para colonizar as células da pele danificando-os e causando lesões cutâneas características da doença.

Quais são os sintomas?

Após a infecção, há um período de incubação (sem sintomas) cerca de duas semanas (22/10 dias) antes do início da doença. Então, durante um ou dois dias, há um quadro semelhante à gripe com febre e mal-estar sem ter aparecido sem lesões de pele, que são o fato a chave que nos permite diagnosticar catapora.

As lesões de pele têm as seguintes características:

  • Cada lesão se desenvolve em quatro fases: uma protuberâncias ponto-de-rosa, depois torna-se uma bolha, que seca e deixa uma crosta.
  • A mudança para bolhas pode ser uma questão de horas ou dias e normalmente leva vários dias para fazer a crosta.
  • As lesões aparecem em ondas diferentes, de modo que quando alguns já estão em crostas, outros ainda estão manchas ou bolhas.
  • As lesões tendem a ser mais freqüentes na cabeça e no tronco do que nas extremidades. Pode haver alguma na boca, garganta e vagina.
  • O número de lesões é geralmente entre 250 e 500, mas pode variar de poucos para muitos (até 2000).
  • O tamanho de cada vesícula é geralmente entre meio e um centímetro.
  • O principal sintoma é a coceira intensa e erupção. Também há geralmente febre e prostração, especialmente durante os primeiros dias.
  • As lesões curam dentro de 1-2 semanas, às vezes deixando cicatrizes, áreas afundadas na pele.
  • Se a pessoa arranha ou coça, as lesões podem se romper e tornar-se infectadas com bactérias como estreptococos ou estafilococos, que normalmente requerem tratamento com antibiótico e deixam mais cicatrizes.
  • Em crianças, a varicela é geralmente uma doença benigna e as complicações graves são raras, mas em adultos geralmente há um envolvimento mais geral e as complicações se estiverem envolvidos outros órgãos além da pele, como o pulmão ou sistema nervoso.

Como é diagnosticado?

O diagnóstico de varicela é um diagnóstico clínico baseado no que o paciente tem e no que o médico pode olhar para explorar o paciente. Embora seja tecnicamente possível confirmar o diagnóstico através da detecção do vírus ou a ocorrência de defesas contra ele, geralmente não precisa de nenhum estudo especial; sendo suficiente para a avaliação do médico ou pediatra.

Embora existam muitas doenças que podem levar a erupções cutâneas, bolhas não são muito freqüentes. Assim, quando uma pessoa apresenta um episódio de febre, bolhas e crostas, especialmente se é uma criança pequena, a primeira doença em que vai se pensar é varicela, especialmente se nesses dias, há outros casos deste doença na família, na escola ou entre amigos.

Na grande maioria dos casos não é necessário encaminhar o paciente para o hospital. O paciente deve ser tratado por um especialista hospitalar quando:

  • A doença aparece em uma pessoa com um fraco sistema imunológico, tais como aqueles com leucemia, a quimioterapia de câncer ou AIDS.
  • Há sinais de complicações devido ao envolvimento de diferentes órgãos da pele, tais como dificuldade respiratória, incoordenação, paralisia ou sonolência significativa.

Como é tratada?

A principal coisa, na maioria dos casos, é combater a coceira e evitar coçar para prevenir a infecção das lesões.

  • Mantenha-se em um ambiente fresco. O calor e a transpiração aumentam a coceira.
  • Banhar-se diariamente para manter a pele limpa e fresca.
  • Cortar as unhas, mantê-las limpas, até mesmo colocar luvas para evitar arranhões.
  • A coceira pode ser reduzida com compressas úmidas e quando ela é intensa, com medicamentos anti-histamínico que baseado também pelo seu efeito sedativo pode tranquilizar o paciente preocupado com coceira.
  • Febre pode ser tratada com paracetamol, mas a aspirina deve ser evitada nestes casos, porque seu uso tem sido associado com doença hepática rara, mas grave e cérebro (síndrome de Reye).
  • Para evitar a infecção, o paciente deve permanecer em casa.
  • Aciclovir é uma droga de alto custo com a atividade contra a varicela-zoster, em média, reduz o tempo de doença em um dia e reduz o aparecimento de novas lesões em 25% quando o tratamento começa no início das 24 horas a partir do início do exantema. Seu uso é obrigatório em pacientes com risco de complicações aumentado, tais como aqueles com problemas de imunossupressão (baixa capacidade de defesa contra a infecção), ou recém-nascidos e pode ser considerado para o tratamento de adultos e adolescentes, pois a varicela geralmente mais grave, à medida que aumenta a idade do paciente.

Posso evitar a catapora?

A vacina é eficaz e bem tolerada, cuja utilização é maior em outros países como o Comitê de Práticas de Imunização recomendou a Estados Unidos em 1999, para todos os estados para exigir a vacinação para todas as crianças na hora de entrar ensino pré-escolar ou fundamental. Ele também recomenda a vacinação de adultos e adolescentes que estão em maior risco de contato com crianças e mulheres em idade fértil não grávidas (todas estas recomendações referem-se logicamente a pessoas que não tenham tido a doença).

Há também uma imunoglobulina contra varicela, ou seja, anticorpos que protegem contra o vírus, para ser utilizado em indivíduos de alto risco com exposição recente à doença, tais como recém-nascido cuja mãe contraiu varicela nos dias antes do parto, ou crianças com problemas imunológicos que tenham estado em contacto com pessoas doentes.

Qual é a provável evolução da doença?

A grande maioria das vezes, especialmente em crianças, a evolução da doença é benigna e desaparece sem complicações. Pode haver qualquer cicatriz ou uma infecção das lesões por bactérias que requeiram antibióticos. Muitos anos mais tarde pode vir na forma de bolhas, uma erupção cutânea, geralmente dolorosas, bolhas localizadas em uma determinada área da pele.

Complicações viscerais, como a pneumonia ou inflamação do cérebro ou meninges são raras em crianças e mais comuns em adultos. A mortalidade é 15 vezes maior em adultos do que em crianças (cerca de um em cada 3.000 morre adultos afetados).

Em mulheres grávidas, a infecção no primeiro trimestre pode causar defeitos de nascimento em uma pequena porcentagem dos casos. Se a infecção ocorre dentro de poucos dias antes do parto, o recém-nascido pode sofrer uma forma grave de catapora.

Em pacientes imunocomprometidos e recém-nascidos, a doença é muito grave.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - catapora

Carina Lorenzetti

Carina Lorenzetti

Pediatra

São Paulo

Taís Timbó

Taís Timbó

Pediatra

Fortaleza

Leila Carneiro Herrera Camargo

Leila Carneiro Herrera Camargo

Pediatra

Salvador

Marina Tomaz

Marina Tomaz

Pediatra

Niterói

Gigliola Peláez Arancibia

Gigliola Peláez Arancibia

Pediatra

São Paulo

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas sobre Catapora

Nossos especialistas responderam a 116 perguntas sobre Catapora

Bom dia!

Sim. O vírus da catapora (varicela) fica inativo no nosso organismo podendo evoluir para o herpes zoster no futuro caso haja baixa da imunidade por algum motivo.

Olá! Evite alimentos ácidos enquanto com catapora, pois eles podem piorar um pouco os sintomas, caso você tenha feridas na boca principalmente. Os Alimentos ácidos podem trazer maior incômodo…

Sim, quando não há mais nenhuma bolha e todas as lesões estão com a crosta formada não há mais transmissão da doença e a criança pode retomar suas atividades. Isso geralmente ocorre entre. 7…

Especialistas falam sobre Catapora

A catapora ou varicela é uma doença muito frequente nas crianças. É causada por um vírus da família herpes, provoca febre, dor no corpo e as características bolinhas de água espalhadas por todo corpo ( até dentro da boca e olhos). Com a inclusão da vacina no calendário vacinal houve uma redução muito grande da doença. Por ser causada por um vírus, não tem tratamento específico, porém pode evoluir com complicações graves, como infeções de pele, pneumonia e até encefalites. A prevenção é feita com a vacina, não deixe de proteger o que se tem de mais sagrado.

Quais profissionais tratam Catapora?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.