Agorafobia - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Não descuide da sua saúde
Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.
Mostrar especialistas Como funciona?Especialistas - agorafobia
Perguntas sobre Agorafobia
Nossos especialistas responderam a 22 perguntas sobre Agorafobia
Especialistas falam sobre Agorafobia
Trata-se de um estado psicológico onde a pessoa sente-se com medo, ansiosa ou desconfortável em locais e situações onde ela acredita que terá algum tipo de sintoma (passar mal).
Assim, esses locais ou situações passam a ser evitados, o que gera prejuízo ao sujeito.
O tratamento deve incluir, necessariamente, iniciativas em psicoterapia, e, caso necessário, medicações.
A agorafobia trata-se de uma condição em que o medo de morrer ou de passar mal em público é o principal desfecho temido pelo paciente. Trata-se de doença tradicionalmente ligada ao transtorno de pânico, mas pode ocorrer isoladamente. É uma condição psiquiátrica tratada principalmente por psicoterapia, mas pode também ser passível de tratamento com medicamentos psiquiátricos, a depender do caso específico.
Agorafobia é uma perturbação de ansiedade caracterizada por sintomas de ansiedade em situações que a pessoa percepciona como inseguras ou das quais é difícil sair. Entre estas situações estão espaços abertos, tráfego viário, centros comerciais ou simplesmente qualquer situação em que a pessoa se encontre fora do local de residência. Quando a pessoa se encontra numa destas situações, o sintoma mais comum é um ataque de pânico. Para que seja diagnosticada agorafobia, os sintomas devem-se manifestar praticamente sempre que a pessoa se depara com a situação e os sintomas devem-se manifestar por mais de seis meses.
Segundo o Manual de Diagnóstico e Estatística da Associação Psiquiatra Americana (DSM-IV), a palavra é usada para definir comportamentos de esquiva, que aparecem quando a pessoa se encontra em situações ou locais dos quais seria difícil ou embaraçoso escapar ou mesmo receber socorro se algo de errado acontecesse. Nos casos mais graves, a agorafobia compromete a vida social e profissional dos pacientes.A principal característica da agorafobia é estar associada ao transtorno de pânico. Geralmente, a pessoa relaciona esse transtorno a determinadas situações ou ambientes e passa a evitá-los com medo que deflagrem ataques de pânico. Por exemplo, sair de casa sozinha. Se algum dia ela saiu de casa
A agorafobia é um transtorno de ansiedade que é muitas vezes referido como: medo incontrolável de espaços abertos, transportes públicos, grandes espaços abertos, etc.
Geralmente baseada em uma preocupação persistente sobre a possibilidade de vir a ter ataques de pânicos ou perder o controle em publico.
O tratamento indicado é terapia que ajuda a mudar as crenças (pensamentos negativos) aos poucos vai resgatando uma confiança para lidar com as situações que passara ser comum no dia a dia, medicamentos somente para cenários extremos. Por isso a importância de procurar ajuda.
Medo mórbido de se achar sozinho em grandes espaços abertos ou de atravessar lugares públicos; cenofobia. É comum aparecer em pessoas que se cobram muito...
Muito exigentes consigo mesmo. Perdem a confiança em si e na sua própria capacidade de proteção. Atuamos identificando o início e os fatores envolvidos. Descondicionamos com técnicas de dessensibilização/relaxamento/hipnose.
Agorafobia é o medo de recintos fechados como elevadores por exemplo.Isto nos provoca alta dose de ansiedade a qual deverá ser trabalhada pelo psicólogo.
Fobia é sinônimo de medo. Este sentimento é natural e auto-protetor, mas torna-se problema quando impede uma ação, uma atitude, causando profundo desconforto, frustração e intensa ansiedade. Agorafobia é o medo de não ter controle sobre si mesmo numa situação que acontece no momento presente, agora. Pode ou não, estar relacionado com síndrome de pânico. Três dimensões do ser humano precisam ser investigadas com cuidado: biológico, psicológico e social. Na psicoterapia além da parte verbal, pergunto sobre o interesse do cliente em realizar a prática de exercícios com o corpo, com a finalidade de fortalecer sua vontade para superar a dificuldade. Se necessário, solicito acompanhamento médico.
Quais profissionais tratam Agorafobia?
Agorafobia por cidade
Doenças relacionadas
Os médicos mais procurados
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.