Agitação psicomotora - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - agitação psicomotora

Helena Maria Velloso Da Silveira

Helena Maria Velloso Da Silveira

Psicólogo

Rio de Janeiro

Moisés Silas

Moisés Silas

Psicólogo

São Paulo

Alessandra Cássaro

Alessandra Cássaro

Psicólogo

Maringá

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas sobre Agitação psicomotora

Nossos especialistas responderam a 7 perguntas sobre Agitação psicomotora

Sim, deve se preocupar. Procure um(a) psiquiatra e peça uma avaliação. Geralmente, o quadro é passageiro, mas a pessoa pode ter flashbacks e mesmo pode ser o início de algum episódio psiquiátrico…

Não se espera que o Latuda* (lurasidona) leve a perda ou problemas de memória.

Um efeito bastante frequente da maconha é desencadear crises de pânico. Não tem como saber, pela sua descrição, se o que sentiu se chamaria "ataque de pânico", tecnicamente falando.…

Especialistas falam sobre Agitação Psicomotora

Agitação psicomotora é uma condição de grave alteração do estado psíquico que acomete pacientes com alguma doença psiquiátrica de base, seja um transtorno psicótico, intoxicação por drogas ou mesmo demência. Está condição traz grande sofrimento para os pacientes e seus familiares, devendo ser prontamente controlada e sua causa de base tratada. Nestes casos, a avaliação médica é imprescindível, porque a agitação pode ser sinal de uma condição mais grave oculta, especialmente em casos de demência.

Guilherme Liausu Cherpak

Médico clínico geral, Geriatra

São Paulo

Agendar uma visita

O tratamento da agitação psicomotora depende muito da causa da agitação. Para tanto, é necessária uma detalhada consulta, afim de descobrir o motivo da agitação e trata-la especificamente. Diversas medicações podem ser utilizadas no tratamento da agitação, e cada um deles é indicado para um fim específico, seja no controle direto da agitação, como os sedativos, benzodiazepínicos, e também fármacos que vão atuar na doença que gera a agitação, por exemplo, os antipsicóticos nos transtornos com sintomas psicóticos.

Adriana Rabelo

Psiquiatra

Goiânia


Muitas vezes confundida com ansiedade ou hiperatividade, a agitação motora é sim um sintoma presente em ambos os transtornos, porem tambem pode estar associada a situações traumaticas, onde o corpo busca extravassar a energia congelada durante um evento com potencial traumatico atraves desta agitação. A experiencia somatica é uma tecnica que pode auxiliar o cliente a extravassar essa energia de forma curativa e diminuir visivelmente os sintomas. As sessoes de SE podem durar ate 50 minutos, podem ser semanais ou exporadicas.

Samara Lopes Ninahuaman

Psicólogo

São Paulo


A agitação é definida como uma elevação na atividade motora (dos movimentos) e da cognição (dos pensamentos) com presença de comportamentos verbais e/ou físicos exacerbados. A agitação é mais encontrada em pacientes com esquizofrenia, transtorno bipolar e transtornos da personalidade. Entretanto, pacientes deprimidos, ansiosos, com retardo mental também podem apresentar grande irritabilidade e ficarem agressivos (podem agredir verbalmente, quebrar objetos em casa). O comportamento agitado faz sofrer tanto o paciente quanto os seus familiares próximos e amigos e pode melhorar consideravelmente com a ajuda de tratamento especializado.

Geraldo Moreira

Generalista

Recife

Quais profissionais tratam Agitação psicomotora?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.