Dra. Arnete Almeida Faria

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Número de registro: CRFa 13622

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Experiência

 
 Minha experiência profissional se iniciou em 2001, quando minhas filhas foram diagnosticadas com o Transtorno do Déficit de Atenção-Hiperatividade (TDAH). Logo, passei a colaborar no Instituto de Psiquiatria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro (SCMRJ), atuando com crianças e adolescentes autistas (TID-TEA) e com TDAH durante 4 anos, e fiz o curso de especialização em Saúde Mental na Infância e Adolescência. Assim comecei a aprofundar meus conhecimentos na área de Comunicação-Linguagem e Aprendizagem e os transtornos que a afetam.
Atualizo-me frequentando o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, onde já  pude apresentar trabalhos sobre distúrbios da comunicação humana. 
Concluí o curso de Aprimoramento em Abordagens de Reabilitação em Neurociências, no CEFAC/RJ. Atualmente ministro aulas de Neurociências aplicadas à Aprendizagem (para Fonoaudiólogos) e Fonoaudiologia aplicada à Oratória, dirigida ao público corporativo.
Ressalto que minha experiência profissional e sensibilidade clínica devem-se especialmente a oportunidade de ter residido como imigrante na Espanha, durante os anos 90. Lá, vivenciei os conflitos linguísticos, culturais e as dificuldades de comunicação, que me fizeram refletir e estudar profundamente sobre esses temas.
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Experiência em:
  • Linguagem

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U
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Excelente profissional! Dedicada aos pacientes, além de sempre dar boas orientações aos pais!

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Dúvidas respondidas

4 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Tenho um filho que tem defict de atenção e ele esta estudando num colégio que tem turno integral, ou seja fica o dia inteiro na escola e ele esta muito atrasado nas matérias gostaria de saber se não seria melhor ele estar em um colégio de turno normal e arrumar um professor particular para ele?

O déficit de atenção prejudica a memória e atenção, e memória e atenção são fundamentais para a aprendizagem. Recomendo uma avaliação fonoaudiológica para verificar se há alguma alteração na audição ou no processamento auditivo capaz de causar dificuldades em manter a atenção e memorizar as informações auditivas. É importante avaliar a linguagem oral (expressiva e receptiva), a leitura e a escrita. Como a leitura é muito exigida na aprendizagem, o deficit de atenção tem sido considerado um fator contribuinte nos problemas de linguagem escrita. A avaliação pedagógica pode analisar o método, o modo de estudo, as estratégias e recursos que possibilitem a criança a melhorar a aprendizagem. O acompanhamento médico também é muito importante.

Dra. Arnete Almeida Faria

Pergunta sobre Dislexia

Qualquer pessoa com dislexia pode consultar um psicólogo?

A dislexia é uma falta de habilidade na leitura e na escrita. O problema não é de origem comportamental, psicológica, motivacional ou social. A dislexia diagnosticada deve ser tratada pelo fonoaudiólogo. Dependendo de como o disléxico convive com sua dislexia, podem surgir problemas emocionais como baixa auto estima, ansiedade, depressão, agressividade. Nesse caso, faz-se necessário adicionar a psicoterapia ao tratamento.

Dra. Arnete Almeida Faria
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