Nódulo pulmonar
* NÓDULO PULMONAR SEMPRE É CÂNCER? Um nódulo pulmonar é definido como opacidade arredondada medindo até 3cm de diâmetro máximo na tomografia de tórax. Mais de 90% dos casos de nódulos são de causas benignas, como cicatrizes pulmonares após pneumonia ou tuberculose e não causam sintomas. Porém, alguns casos podem representar câncer de pulmão precoce. Fatores que podem indicar maior risco para malignidade: Idoso, História atual ou anterior de tabagismo, Presença de enfisema ou fibrose pulmonar, Portador de câncer, Nódulos maiores que 1cm com margens irregulares e localizado em lobo superior. Diferenciar entre maligno e benigno só é possível com o acompanhamento médico.
Tosse
*SOBRE TOSSE CRÔNICA: O reflexo de tosse é um mecanismo de defesa. Ele protege os pulmões da aspiração e também facilita a eliminação de secreções, substâncias nocivas e corpos estranhos das vias aéreas. A tosse crônica dura mais que 8 semanas. Pode afetar negativamente a qualidade de vida, levar a várias visitas ao consultório e a realização de muitos exames. É muito comum o uso indiscriminado de muitos xaropes sem identificar o verdadeiro motivo por trás do sintoma de tosse. As causas mais comuns de tosse crônica são: ▫️Rinossinusites ▫️Doença do refluxo gastroesofágico ▫️Asma ▫️Tabagismo e Enfisema (DPOC) ▫️Uso de medicamentos ▫️Tuberculose
Infecções Respiratórias
*VOCÊ SABE O QUE PODE SIGNIFICAR A COR DO CATARRO? O catarro é produzido pela inflamação dos seios da face e dos pulmões. Quando o corpo está respondendo a algum tipo de irritação ele produz catarro para tentar impedir o problema. O diagnóstico deve ser realizado por um Pneumologista e a cor do pode auxiliar, MAS NÃO DEVE SER O ÚNICO PARÂMETRO AVALIADO. Existem algumas doenças que podem estar associadas a determinada coloração: Branca (Alergias, Viroses, Bronquite pelo cigarro e Doença do Refluxo), Amarela (Infecções, Bronquiectasias, Tabagismo e Sinusite), Vermelha (Embolia, Bronquiectasia, Câncer de pulmão e Tuberculose), Verde (Infecções, Pneumonia e Sinusite) e Cinza ( Fumantes pesados).
Dispnéia
*SOBRE AS CAUSAS DE FALTA DE AR: A falta de ar é caracterizada pelo desconforto ou dificuldade para respirar. As pessoas descrevem de maneiras diferentes: “Respiração curta”, “Aperto no peito” e “Fôlego curto”. Se um indivíduo sente falta de ar é preciso ir a um Pneumologista para investigar. Causas: 1) Pulmão: Asma, Enfisema, Fibrose e Embolia. 2) Coração: Insuficiência cardíaca, Doença coronariana (Infarto) e Sedentarismo. 3) Metabólica: Anemia, Obesidade, Insuficiência renal e Doença da tireoide. 4) Caixa torácica: Cifoescoliose e Paralisia diafragma. 5)Neuromuscular: Miosites e Distrofias. 6) Psiquiátrica: Ansiedade, Depressão e Transtorno de pânico.
Coronavírus COVID-19
*SOBRE A PERSISTÊNCIA DE SINTOMAS APÓS A COVID-19:
A persistência de sintomas deve ser sempre avaliada pelo Pneumologista em busca de sequelas, principalmente nos casos graves que necessitaram de internação. As sequelas envolvem 3 compartimentos: 1) Pulmão (Exemplos: Embolia pulmonar, Fibrose pulmonar, Necessidade oxigênio no domicílio e Bronquite pós infecciosa), 2) Coração (Arritmias, Insuficiência cardíaca e Miocardite) e 3) Músculo (Fadiga e Dor muscular). Atenção: Nem sempre a presença de sintomas indica alguma sequela, mas a função pulmonar deve ser sempre avaliada. A Síndrome pós COVID-19 pode durar até 1 ano e limita as atividades do dia a dia e retorno ao trabalho!