Tuberculose - Informações, especialistas e perguntas frequentes
O que é tuberculose?
A tuberculose (TB) é uma doença causada pelo bacilo da tuberculose Mycobacterium. Durante o século XIX, a 25% das mortes na Europa era devido a esta doença. O número de mortos começou a cair quando os padrões de vida aumentaram no início do século XX, e desde o início dos anos 40, em que medicamentos eficazes foram desenvolvidos. No entanto, hoje há mais pessoas doentes com tuberculose no mundo do que havia em 1950, e três milhões de pessoas morrerão este ano com a doença, especialmente em países subdesenvolvidos. A doença é mais comum em áreas do mundo onde há pobreza, desnutrição, saúde geral pobre e desestruturação social. O risco é maior em alcoólatras, HIV-positivos e alguns trabalhadores de saúde. A doença é mais comum nos desabrigados, as prisões e as pessoas de áreas com altas taxas de infecção pelo HIV ou atendimento precário à saúde.
Que partes do corpo afetadas pela tuberculose?
Fundamentalmente, a tuberculose é uma doença dos pulmões. No entanto, os pulmões podem transmitir a doença através do sangue de todos os órgãos. Isto significa que a tuberculose pode ocorrer na pleura (o revestimento dos pulmões), ossos, trato urinário e órgãos sexuais, intestinos e até mesmo a pele. Também infectar os nódulos linfáticos do pulmão, hilos e pescoço. Às vezes em crianças vemos a meningite tuberculosa como infecção inicial, esta forma de infecção é potencialmente fatal.
Como é que você pega tuberculose?
A bactéria responsável pela doença é inalada através de gotículas microscópicas que vêm de uma pessoa com tuberculose. Ao tossir, falar ou espirrar, as gotas são ejetadas para o exterior. Apesar de secar rapidamente, o bacilo pode permanecer-se flutuando no ar por horas. No entanto, o bacilo da tuberculose morre quando exposto à luz ultravioleta (luz solar, incluindo-se).
Como o bacilo entra no organismo?
Uma vez que as bactérias da tuberculose são inaladas para os pulmões em seis semanas há uma pequena infecção que não costuma causar sintomas, conhecida como infecção primária. Em seguida, a bactéria pode se espalhar através do sangue. Se o sistema imunológico é competente, na maioria dos casos a infecção permanece latente não mostrando nenhum dano aparente. No entanto, vários meses ou mesmo anos mais tarde, se o sistema imunológico está deprimido, a doença pode tornar-se reativada em diferentes órgãos. Os pulmões são o local preferido para a doença para começar.
Quais são os sintomas?
Sinais típicos da tuberculose são:
- Tosse persistente ou crônica com expectoração
- Se a doença está avançada há sangue no escarro
- Fadiga
- Falta de apetite
- Perda de peso
- Febre
- Suores noturnos
Tuberculose podem imitar muitas formas de doença, e deve sempre pensar nisso pois não existe um diagnóstico claro. Há outras micobactérias não-tuberculosas no solo e na água que podem causar doenças em pacientes suscetíveis, com uma história de fibrose cística, doença pulmonar crônica, alcoolismo e imunossupressão (supressão das defesas devido à doença ou certas drogas). Micobactérias atípicas também podem existir para colonizar organismos sem necessariamente causar a doença.
Quando devo consultar um médico?
Você deve consultar com seu médico se a tosse dura mais de três semanas.
Como o médico faz o diagnóstico?
O médico não pode diagnosticar TB simplesmente ouvindo o estetoscópio. Se seu médico suspeitar de que algo está errado e que não é apenas um resfriado, poderá ser encaminhado para o especialista de pulmão, ou prescrever uma radiografia. Radiografia de tórax é o mais importante. Se há alterações pulmonares faz-se uma amostra de escarro para exame microscópico e cultura. Culturas do bacilo da tuberculose crescem lentamente a partir de 4 a 12 semanas. Por este motivo, chegar ao diagnóstico correto pode levar algum tempo. Eles estão desenvolvendo métodos mais rápidos usando técnicas de DNA. Às vezes, a reação de Mantoux pode ser muito útil nesse teste- é injetado na pele a tuberculina, uma substância extraída da bactéria da tuberculose. Se em 72 horas aparecer reacção cutânea grave na pele, é porque há hipersensibilidade a tuberculina, que pode ser devido à vacinação BCG prévia, ou suspeita de infecção ativa.
Existem outras doenças com sintomas semelhantes?
Ambos bronquite e pneumonia, o pulmão do fumante (bronquite crônica) e câncer de pulmão pode apresentar praticamente os mesmos sintomas de tuberculose. Quando a tuberculose é suspeita será testado para descartar a existência dessas outras doenças. Se a radiografia de tórax não há qualquer suspeita de câncer de pulmão em análise do escarro acrescenta um teste extra para verificar.
Você recebe a vacina contra a tuberculose?
Enquanto outros países são rotineiramente administrada a vacina BCG (com ao vivo, as bactérias da tuberculose enfraquecidas) na Espanha não é indicada por rotina esta vacinação. No entanto, pode ser oferecida individualmente para crianças e jovens em contato íntimo e prolongado com pacientes positivos e funcionários em contato com pacientes com TB ou amostras biológicas.
Como é o tratamento da tuberculose?
Atualmente, o tratamento para a tuberculose emprega três ou quatro diferentes antibióticos administrados em conjunto por um período de seis a nove meses. Vários medicamentos são necessários para evitar o surgimento de resistência, levando ao fracasso do tratamento e uma catástrofe para o surgimento de organismos multirresistentes. Nunca se deve adicionar um único medicamento. O tratamento deve ser dirigido por um pneumologista, que tem o conhecimento de sua especialidade sobre as complicações e efeitos colaterais dos medicamentos antituberculose.
Detalhes do tratamento são essenciais. A principal causa de falha do tratamento é o fracasso do que é percebido como "um programa de tratamento exigente e demorado." Pacientes com cultura de escarro positiva contagiosas devem evitar o contato com outras pessoas durante um período de duas semanas. Não há necessidade de internação hospitalar para iniciar o tratamento. Outros pacientes com menor carga bacteriana cujo escarro é negativo, mas cultura positiva, embora menos infecciosa devem ter um tratamento convencional.
Em indivíduos sem evidência de doença, mas com o teste tuberculínico positivo, e sem histórico de vacinação com BCG para justificar esta reação pode ser realizada com uma profilaxia única droga, isoniazida durante 6 a 12 meses, a fim de prevenir o aparecimento da doença no futuro.
Deve ser tratada com urgência as mulheres grávidas com tuberculose, já que a doença pode progredir rapidamente para risco grave para a mãe ea criança.
É possível tornar-se resistentes às drogas?
Sim, se você tomar a medicação todos os dias e na forma prescrita pelo médico. Em algumas áreas do mundo há problemas com a resistência, e resistência a drogas múltiplas, mesmo. Esta situação é muito grave, como tem acontecido em larga escala nos países bálticos, em vários países da Europa Oriental, em algumas cidades americanas e regiões do Terceiro Mundo. Tratar esses pacientes pode ser longo e dispendioso. Quando os pacientes não recebem tratamento pode ser necessário controlar o cumprimento terapêutico em um hospital ou em casa por uma enfermeira. Este programa é conhecido como DOTS (Tratamento Diretamente Observado) e é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Como fazer o tratamento?
Um paciente com infecção por tuberculose não detectados irá infectar, em média, mais 10 pessoas por ano, que por sua vez, podem espalhar a semente. Segundo a OMS ea União Internacional Contra a Tuberculose (IUAT), todos os países deveriam ter um programa nacional contra ela, e as autoridades devem ser notificadas casos de tuberculose.
O tratamento em si é prescrito sob a supervisão de pneumologistas, que asseguram que o paciente recebeu o curso do tratamento corretamente. A cultura de escarro negativo em 6 a 12 meses no momento do diagnóstico é sinônimo de cura. Os médicos também certificam-se de examinar cuidadosamente o ambiente onde vive o paciente. Radiografia de tórax é necessária a todos os parentes. Às vezes também examina-se os colegas de trabalho do paciente.
Quais são as regiões do mundo em maior risco?
A infecção pode ocorrer em qualquer lugar, mas a tuberculose ocorre principalmente na África sub-Saariana e no Sudeste Asiático. É mais comum na Europa de Leste do que no Ocidente, e na Escandinávia tem o menor número de casos em todo o mundo.
Está associado com HIV e AIDS com tuberculose?
Sim Ela está se tornando endêmica e HIV em alguns países Africanos e em muitas partes do sudeste da Ásia. Em lugares onde a tuberculose é endêmica entre a população, um sistema imunológico enfraquecido aumenta o risco de contraí-la. Esta situação é extremamente preocupante, e da OMS e do IUATLD estão fazendo todo o possível para evitar a propagação da doença.
Você pode prevenir a tuberculose?
Sim. O objetivo mais importante é detectar, isolar e tratar todos os portadores da doença até que eles não mais representem um risco de infecção para os outros. É sempre aconselhável não ficar muito perto de pessoas que estão tossindo, da mesma forma, as pessoas que são tosse devem ser sensíveis para quem os rodeiam e cobrir a boca com a mão ou um lenço de papel quando tossem.
Um bom conselho
Quando viajar para países onde há a tuberculose é evitar problemas de relacionamento com as pessoas que estão tossindo. Certifique-se de comer bem e desfrutar de muita luz solar e exercício físico. Consulte o seu médico se você desenvolver uma tosse que persiste por mais de três semanas.
Não descuide da sua saúde
Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.
Mostrar especialistas Como funciona?Especialistas - tuberculose
Perguntas sobre Tuberculose
Nossos especialistas responderam a 677 perguntas sobre Tuberculose