Vanessa Lima

Psicólogo mais

Salvador 1 endereço

Número de registro: CRP: 03/10257

15 opiniões

Experiência

[PLANOS BRADESCO E SULAMÉRICA APENAS POR REEMBOLSO]

Possuo experiência clínica há 10 anos. Sou psicóloga graduada pela Faculdade Ruy Barbosa, especialista em Saúde Mental e Psicologia Clínica pela UFBA (com estágio no Hospital Central de San Isidro, Argentina) e mestra em Psicologia pela UFBA. Atuei como psicóloga clínica no Centro Antiveneno da Bahia, no Hospital Juliano Moreira, no Centro de Atenção Psicossocial álcool e outras drogas Gregório de Matos, na empresa VitalMed, em clínicas de iniciativa privada e em clínicas sociais. Realizo formação continua em Psicanálise, desde 2011, no Campo Psicanalítico de Salvador/BA, instituição associada à Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano Brasil, na qual sou membro correspondente. Atuo em consultório particular, atendendo adolescentes, adultos e idosos.
mais
Experiência em:
  • Depressão
  • Stress
  • Sexualidade
  • Gravidez e Maternidade
  • Atendimento para luto
  • Traumas Psicológicos
  • Dependência afetiva
  • Terapia Individual
Mostrar mais detalhes

Consultórios (2)

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Primeira consulta psicanálise (descrição) Consultar valores

Consulta em psicanálise online (descrição) Consultar valores

Consulta psicologia online (descrição) Consultar valores


Convênios médicos aceitos neste endereço

Pacientes particulares (sem convênio)

Bradesco Saúde

SulAmérica


Outras ferramentas para Vídeoconsulta:

1) Para o atendimento online, me inclua em seus contatos do WhatsApp, por gentileza;
2) Envie a seguinte mensagem para o meu WhatsApp: "Agendei pelo Doctoralia";
3) Quando sua mensagem for respondida, seu horário estará confirmado;
4) A plataforma online a ser utilizada será o Google Meet;
5) O link de sua sessão será disponibilizado em seu WhatsApp no horário agendado:
6) Busque um lugar com privacidade e sem interrupções;
7) Desde já, asseguro o sigilo e a privacidade do seu atendimento;


Prepare-se 10 minutos antes da consulta e verifique se o seu smartphone ou notebook está com a bateria carregada. Para uma videochamada, verifique se tudo funciona: conexão com a internet, câmera e microfone. Prepare também a documentação médica (como resultado de um exame) caso precise mostrar na consulta.

Consultório: Atendimento Presencial
Rua Metódio Coelho, 62, Salvador

Este especialista não oferece agendamento online neste endereço

Medidas de segurança neste consultório

Mostrar

Este especialista não fornece todas as informações que você precisa?

Mostrar outros psicólogos perto de mim

Serviços e preços

Os preços são para pacientes sem convênio médico

Serviços em destaque

Primeira consulta psicanálise


Primeira consulta psicologia

Outros serviços


Rua Metódio Coelho, 62, Salvador

Consultório: Atendimento Presencial



Consultar valores

Consultório: Atendimento On-line

Neste primeiro contato pretende-se escutar as principais queixas que levaram a(o) paciente a buscar ajuda profissional. O acompanhamento psicológico possibilita encontrar uma saída para momentos de angústia.



Consultar valores

Consultório: Atendimento On-line

Neste primeiro contato pretende-se escutar as principais queixas que levaram a(o) paciente a buscar ajuda profissional. O acompanhamento psicológico possibilita encontrar uma saída para momentos de angústia.

As informações sobre preços são de responsabilidade do especialista ou centro. A Doctoralia não tem qualquer influência e não é responsável por definir os preços exibidos.

Artigos

Insegurança

A insegurança é uma queixa recorrente e pode estar presente tanto na esfera da vida pessoal, quanto na profissional. Costuma estar relacionada à dificuldade em sustentar escolhas ou à dificuldade em dizer "não" diante de solicitações que lhe são feitas. A insegurança também pode surgir diante de situações novas e desconhecidas, em que não há previsibilidade e controle, ou em situações em que há uma grande possibilidade em cometer erros e gerar frustrações. A análise auxilia a diluir essa sensação de insegurança, na medida em que pretende descolar as atitudes da(o) paciente da aprovação do outro, além de ajudar a cada um(a) a construir sua forma singular para lidar com o imprevisível.


Angústia

Angústia é um termo derivado do latim "angustus", que significa estreitamento, aperto, constrangimento, utilizado correntemente para denotar um "aperto no peito", sofrimento, aflição. Para a psicanálise lacaniana, a angústia é um afeto que não engana. Não há como negá-la. Ela geralmente é o que leva uma pessoa a dar início a sua análise, já que provoca inquietação, uma espécie de conflito interno. A angústia pode sinalizar um perigo eminente, seja ele real ou não, como também pode estar vinculada às principais fontes de mal-estar, quais sejam: o corpo próprio, a relação com o outro e a relação com o mundo externo.


Conflitos de relacionamento

É muito comum observar conflitos nas relações, sejam elas amorosas, profissionais, de amizade ou entre familiares. Freud aponta que o relacionamento com o outro é uma das principais fontes de mal-estar. Estar em contato com o seu semelhante gera conflitos, porque as pessoas apresentam modos diferentes de lidar diante de uma mesma situação. Daí surgem os desentendimentos. Essa dificuldade de consenso é o que muitas vezes leva a discussões e, em alguns casos, a rompimentos. A análise oferece a oportunidade de desenvolver um olhar mais flexível e de possibilitar um reposicionamento subjetivo diante dos outros, assumindo outra postura em suas relações.


Ataque de pânico

Os ataques de pânico podem ser caracterizados por um estado psíquico de medo intenso de que algum mal aconteça, mesmo que não haja nenhuma uma situação de perigo real à vista. Apesar de muitos sintomas físicos, como falta de ar, coração acelerado, dormência, dores abdominais ou no peito e tontura, a causa desses ataques é prioritariamente psicológica, desencadeada por situações de estresse elevado. Os ataques aparecem de forma inesperada e recorrente, acompanhados de medo de perder o controle, medo de uma nova crise ou medo de adoecer ou de morrer. Geralmente os pacientes em psicoterapia costumam apresentar diminuição importante dos sintomas, com o espaçamento, e até eliminação, das crises.


Depressão

Depressão é um estado afetivo diante do qual qualquer pessoa pode se deparar na vida ao enfrentar uma situação de perda, seja a perda de um ente, o fim de um relacionamento, a perda de um emprego ou a perda de um ideal, por exemplo. Caracteriza-se pela presença de alguns sintomas, como: tristeza, pessimismo, culpa, sensação de incapacidade, irritabilidade, perda de interesse por atividades antes prazerosas, alterações no sono e/ou no apetite, fadiga/perda de energia, dentre outros. Observa-se, em atendimento, que os pacientes costumam remitir os sintomas que lhes são mais desagradáveis ao se dar conta do que lhe estava fazendo sofrer. Uma análise possibilita assumir uma outra postura na vida


Psicanálise

O que dirige uma pessoa a um analista é necessidade de decifrar uma situação de embaraço que lhe parece enigmática. Essa circunstância pode vir em forma de uma decepção, uma frustração, um rompimento de relação, ou uma nova etapa, como um casamento, um novo emprego ou a entrada em um novo ciclo da vida. A psicanálise proporciona a construção de um saber sobre si a partir da associação livre, que aponta conflitos inconscientes em jogo. O processo analítico possibilita uma mudança de posição do sujeito, trazendo com isso uma economia psíquica, ou seja, passa a ser possível atravessar as adversidades da vida com menos angústia.

Veja todos os artigos

15 opiniões de pacientes

Classificação geral

Todas as opiniões são importantes, por isso os especialistas não podem pagar para alterar ou excluir uma opinião. Saiba mais.
R
Local: Consultório: Atendimento On-line

Passei por outra profissional antes de chegar na Dra. Vanessa. Só ela conseguiu me ajudar de verdade e me fazer enxergar coisas que estava com dificuldade de ver.
Agradeço muito por ter achado ela e recomendo seu trabalho.

Vanessa Lima

Olá, Rodrigo! Obrigada pelo seu feedback. Quando o paciente está receptivo ao processo de análise, ele mesmo se ajuda! Que bom que conseguiu caminhar!

D
Local: Consultório: Atendimento On-line

Ótimo atendimento. Pontual e muito paciente para ouvir meus conflitos. Já sinto bastante melhora na minha vida

Vanessa Lima

Que bom, Dayani!

M
Local: Consultório: Atendimento On-line

Uma profissional muito atenciosa, cuidadosa e que se preocupa em solucionar todos os problemas que estão sendo trabalhados.

Vanessa Lima

Olá, Mariana! É sempre uma aposta que a análise possibilite respostas. Sigamos!

L
Local: Consultório particular

Vanessa é atenciosa, gentil e competente. Em pouco tempo já me sinto melhor! Gostei que pude negociar um valor possível pra mim.

Vanessa Lima

Obrigada! A análise tem efeitos quando o paciente se permite a esse processo.

A
Local: Consultório particular Psicoterapia Breve

Eu fiz terapia com Vanessa durante dois anos e queria deixar registrado aqui que ela é uma excelente profissional! A terapia me ajudou a me dar conta de diversas coisas na minha vida que eu nem sabia que existiam. Eu gosto muito do trabalho de Vanessa. Ela é uma ótima pessoa e profissional! Indico ela de olhos fechados. Parabéns e muito obrigada!

Vanessa Lima

Obrigada pela lembrança e pelo afeto! Que bom que vc se permitiu atravessar esse processo de (des)construção que uma análise proporciona. Precisando, estou por aqui! Um abraço!

P
Local: Consultório particular

Pontos positivos
Gostei do atendimento de Vanessa. Encontrei ela aqui pelo site e realmente é uma ótima profissional!

Vanessa Lima

Obrigada!

U
Depressão

Pontos positivos
Vanessa é uma excelente profissional, atenciosa, pontual, deixa o paciente confortavel para expor todos os conflitos.

Pontos de melhoria
Nada

Vanessa Lima

Obrigada!

A
Local: Consultório particular Situação de perda

Pontos positivos
Procurei a terapia, pois passei por uma situação de perda. Estava muito triste quando procurei atendimento. Gostei muito da atenção e do acolhimento de Vanessa. Hoje consigo enxergar as coisas com mais clareza, e me sinto menos angustiada. Vanessa me passou tranquilidade e confiança. Recomendo!!

Pontos de melhoria
Me sinto muito bem e não vejo que o atendimento precise melhorar em nada. Recomendo o acompanhamento psicológico de Vanessa com certeza!. Ela é uma excelente profissional!

Vanessa Lima

Passar por uma experiência de análise produz efeitos. Que bom que você está sentindo as ressonâncias desse processo!

A
Ansiedade

Pontos positivos
Vanessa é uma profissional etica, competente, responsável, conduz minha terapia com muita atenção e dedicação. Sua empatia e tranquilidade são pontos fortíssimos.

Vanessa Lima

Obrigada!

U
Local: Consultório particular Dificuldades no relacionamento

Pontos positivos
Profissional excelente! Competente, pontual e atenciosa. Estou conseguindo entender meus problemas depois da terapia. Agradeço a Vanessa.

Pontos de melhoria
Nada

Vanessa Lima

Que bom! O papel da análise é ajudar a(o) paciente a se escutar. Sigamos!

Ocorreu um erro, tente outra vez

Dúvidas respondidas

25 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Olá,como saber se preciso de um psicanalista ou psicólogo?

Olá! Essa pergunta vem sendo feita ultimamente por muitos pacientes que se deparam diante dessa dúvida. Em linhas gerais, posso lhe dizer que a prática da psicanálise se diferencia das outras abordagens da psicologia por alguns pontos:

(1) a psicanálise auxilia a(o) paciente a encontrar uma resposta que lhe seja singular e não universal, já que cada ser humano é único e muitas vezes o que dá certo para uma pessoa, pode não ser funcional para outra; algumas abordagens da psicologia apresentam "respostas prontas" para os problemas, o que não significa que elas sejam eficazes;

(2) a psicanálise não trabalha com diagnóstico, uma vez que rotular a(o) paciente em uma categoria pode contribuir para tornar inflexível sua postura diante da vida;

(3) a psicanálise valoriza a liberdade da pessoa de ser quem ela é, por isso não dá conselhos, mas direciona que cada pessoa encontre aquilo que a realize e a singularize, ou seja, que faça dela um ser humano único; por outro lado, algumas abordagens da psicologia podem aconselhar a(o) paciente a tomar algum tipo de decisão, o que pode resultar numa atitude que seja inadequada para aquela pessoa;

(4) a psicanálise trabalha com a técnica da associação livre, que consiste em que a pessoa converse de forma livre e espontânea com sua analista em todas as sessões, sem censura e sem um roteiro estruturado, e a partir daí e das intervenções da profissional, possa encontrar resposta para suas questões; algumas abordagens da psicologia trabalham com roteiros de perguntas e com tarefas a se cumprir;

Espero que com esses pontos possa ter lhe ajudado a esclarecer a diferença entre a psicanálise e a(s) psicologia(s), já que a psicologia possui várias abordagens, como behaviorismo, gestalt, terapia cognitivo comportamental, dentre outras.

Abraço!

 Vanessa Lima

Olá, estou muito confusa, vivo há 25 anos com um homem ,temos um filho de 23, e descobri que ele é psicopata,eu desconfiava,mas fiz um teste num site de psicoterapeuta,e deu resultado que ele é um psicopata, porém estou sem saber como lidar com tudo isso, devoro artigos a respeito, pra saber como agir,como tratar ele daqui pra frente, sem que ele saiba que eu sei agora que ele é psicopata, não sei se tenho raiva de mim mesma,se tenho pena dele, se abandono tudo, se fico e tento ajudar ,se consigo algum tratamento pra ele, realmente estou me sentindo muito confusa. Por favor,preciso de ajuda,de orientação,mas não tenho condições financeiras para consultar um psicólogo que me oriente. Desde já agradeço. Obrigada.

Olá! De fato sua angústia necessita de um acompanhamento com um(a) profissional de psicologia. No seu caso, ler os artigos vai te dar um conhecimento sobre o assunto, mas o que você precisa neste momento é construir um saber singular, que é apenas seu, sobre como lidar com sua situação. Você mencionou que não tem condições financeiras para se consultar com um profissional, no entanto você pode recorrer a serviços que ofereçam atendimento psicológico a baixo custo. Geralmente universidades e centros de formação de especialistas, podem lhe ajudar nessa direção. Estou disponível para maiores esclarecimentos! Abraço.

 Vanessa Lima
Ver todas as respostas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Perguntas frequentes