Asma na criança (Texto baseado em artigo do PEBMED/Blog do Afya-Whitebook)
Asma é uma doença respiratória crônica caracterizada por chiado, falta de ar, sensação de aperto no peito e, muitas vezes, tosse seca. A criança pode desencadear uma crise asmática (que pode ser leve, moderada ou grave) quando exposta a fatores alérgenos como poeira, obras em casa (cheiro forte de tintas, poeira de obra, fumaça de cigarro, fumaça em geral, queimadas, ambientes com mofo e umidade em casa (quarto de dormir), móveis e objetos que acumulam pó (estofados, bicho de pelúcia), perfume forte, ácaros e pelos de animais, plantas dentro de casa (pólen das flores), fator ambiental (umidade/mudanças climáticas), exercícios físicos intensos, além de situações emocionais de estresse e ansiedade.
Os ácaros são os principais alérgenos no ambiente domiciliar, especialmente se tiver muita umidade que favorece a proliferação de ácaros e fungos. Para evitar essa situação, é necessário limpeza, boa ventilação, lavagem regular de roupas de cama com detergente e água morna/quente, além do uso de capas impermeáveis para colchões e travesseiros, aspiração constante dos móveis, remoção de tapetes e substituição de carpetes por pisos frios ou laminados. Não esquecer que a fumaça de cigarro é importante fonte de poluentes que exacerbam as crises asmáticas.
O tratamento da crise é baseado em medicamentos broncodilatadoras, corticoides e, se necessário, oxigenoterapia. O tratamento de manutenção da asma usa corticoides inalatórios associados ou não a broncodilatadores de longa duração, sendo dividido em etapas com corticoides inalatórios ou outros medicamentos até a melhora dos sintomas.
12/11/2024