Câncer da bexiga
O tratamento vai depender do estágio em que o câncer se encontra. Nos estágios iniciais são realizadas cirurgias endoscópicas para remover somente o tumor. Além disso, o urologista poderá indicar a quimioterapia diretamente na bexiga como complemento.
Os casos mais graves exigem a retirada de parte ou total da bexiga, seguido de sessões de quimioterapia e radioterapia. Nos casos em que o tumor seja grande, poderá haver a necessidade de sessões de quimioterapia para que ele diminua antes da cirurgia.
Em todos os casos, após a cirurgia, será necessário um acompanhamento rigoroso para identificar possíveis complicações ou tomar medidas preventivas para que a doença não retorne.
Vasectomia
Por ser tratado como um procedimento definitivo, nem todos que desejam têm indicação para passar por uma vasectomia.
O homem precisa ter mais de 25 anos ou, pelo menos, dois filhos para poder receber a indicação da vasectomia. Durante a consulta com o urologista, se houver alguma dúvida por parte do paciente se deve ou não passar por uma vasectomia, ele será aconselhado a não fazer.
Todas as dúvidas de ordem funcional (desempenho, potência sexual, etc) e de ordem técnica (procedimento, pós-cirúrgico, etc) deverão ser esclarecidas com o urologista. Ao passar por esse procedimento cirúrgico, o homem tem de estar 100% certo do que quer fazer.
Ejaculação precoce
Os números mostram que a ejaculação precoce é um problema mais comum do que se gostaria: 1 a cada 3 homens sofrem dessa condição.
A ejaculação precoce ocorrequando o homem ejacula antes do esperado durante a relação sexual. Não é possível determinar um tempo para considerá-lo aceitável para que o homem ejacule durante as relações.
Entretanto, especialistas consideram que um homem tem uma ejaculação precoce quando ele não consegue suportar um alto nível de excitação sem ejacular imediatamente, sem a necessidade de quaisquer outros tipos de estímulos.
É natural que essa situação aconteça eventualmente, porém quando a condição começa a prejudicar o desemprenho sexual, procure ajuda médica.
Litíase
Popularmente conhecido como pedra no rim, o cálculo renal ou litíase é caracterizado pela cristalização dos sais minerais presentes na urina.
O cálculo renal é uma condição bastante comum e suas crises são extremamente dolorosas. Relatos de pacientes que passaram por isso sugerem que as dores oriundas das cólicas renais são as que mais se assemelham à dor do parto.
De acordo com relatos de pacientes que já sofreram de cólica renal, a dor pode se localizar na região lombar alta e abdominal, e pode irradiar-se para a virilha e genitais. A dor é aguda, costuma ser unilateral, e não é influenciada pela posição do paciente. Desconforto para urinar e sangramento na urina também podem ocorrer.
Disfunção erétil (impotência)
A disfunção erétil é caracterizada pela incapacidade de iniciar e manter a ereção completa do pênis. Quando isso acontece, o homem não consegue manter-se ereto durante as relações sexuais, impossibilitando o alcance do prazer sexual.
Também conhecida como impotência sexual, a disfunção erétil causa um impacto gigantesco não só na saúde física como na emocional do homem. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), só no Brasil são mais de 15 milhões de homens acometidos pela condição.
O mais importante é que o paciente que esteja vivenciando os sintomas da disfunção erétil procure a ajuda de um especialista e não se desespere.Os tratamento são bastante eficazes e poderão auxilia-lo.
Cálculos Renais
Depois de feito o diagnóstico, o tratamento dos cálculos renais irá depender dos sintomas do paciente, além do tamanho e posição dos cálculos. Outros fatores, como a densidade (dureza) das pedras e biótipo do paciente, também podem influenciar a terapia.
Hoje em dia dispomos de grande arsenal para o tratamento da litíase urinária. Os tratamentos podem variar desde analgesia, observação e orientações comportamentais, até litotripsia extracorpórea, endoscopia do trato urinário (ureteroscopia com laser), e cirurgia por vídeo e aberta, essa última cada vez mais rara atualmente.
No caso de diagnóstico ou suspeita de cálculos renais, procure seu urologista para iniciar seu acompanhamento.