Trajetória e formação da Dra. Nalita Maria Mugayar:
Motivada pelo encantamento pelas ciências biológicas (como aluna do Colégio Santo Agostinho- Novo Leblon e Leblon) e pelo profundo respeito e admiração pelo ser humano em todo seu ciclo de vida, incentivada e apoiada por sua família, a Dra. Nalita ingressou, em 1996 (COM APENAS 17 ANOS) na desafiadora e complexa carreira médica, como aluna de graduação da Universidade Federal Fluminense (Niterói, Rio de Janeiro).
Logo após essa longa caminhada de formação universitária, INICIOU A CONCORRIDÍSSIMA RESIDÊNCIA EM CLÍNICA MÉDICA, no então maior hospital de emergência da América Latina, o Hospital Municipal Souza Aguiar, que lhe proporcionou um enorme aprendizado em todas as áreas da Clínica Médica, com preceptores muito experientes e competentes, além de contato com o sofrimento humano em todas as suas dimensões.
Ao final dessa Residência, JÁ ERA MEMBRO DO QUADRO FIXO DA CLÍNICA SÃO VICENTE GÁVEA, onde esteve em contato direto com grandes nomes da Medicina do Rio de Janeiro, aprendendo na prática o significado da palavra profissionalismo, com médicos que dedicaram (e ainda dedicam) suas vidas à ALTA PERFORMANCE E QUALIDADE TOTAL NO ATENDIMENTO MÉDICO, em várias especialidades. Com menos de um ano atuando como plantonista da emergência dessa renomada clínica, foi convidada a INTEGRAR A EQUIPE DA INTERNATIONAL HEALTH CARE, empresa com certificado ISO de qualidade, que presta serviços médicos a pacientes de várias nacionalidades. Nessa ocasião, além de aprofundar-se em clínica médica e em toda a tecnologia disponível nessa clínica de REFERÊNCIA EM ALTA COMPLEXIDADE MÉDICA, DRA. NALITA FOI CAPAZ DE AJUDAR PACIENTES DE VÁRIAS NACIONALIDADES, por sua fluência em inglês e espanhol. E tinha APENAS 4 ANOS DE FORMADA ao iniciar mais esse desafio.
Concomitante a isso, em 2006, ao descobrir-se inclinada a estudar mais sobre o envelhecimento humano e como ajudar nesse processo, para que o mesmo seja bem sucedido, iniciou sua PÓS GRADUAÇÃO EM GERIATRIA E GERONTOLOGIA. De família longeva (seu avô paterno faleceu em 2018, um mês antes de completar 105 anos de vida, e pelo menos até os 97 anos ainda dirigia seu Opala para Friburgo!), quis ESPECIALIZAR-SE nessa área, pretendendo com isso ajudar ao máximo às pessoas, que estão realmente vivendo mais, a VIVEREM MELHOR, MANTENDO SUA AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA por mais tempo. Escolheu para isso a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na qual já existia a Universidade Aberta da Terceira Idade e cuja pós graduação era reconhecida e muito bem conceituada pelo Ministério da Educação. Logo em seguida, em 2007, para obter mais prática na especialidade, fez o Treinamento Profissional nessa mesma instituição, no interdisciplinar Núcleo de Atenção ao Idoso.
Já em 2008, Dra. Nalita foi APROVADA EM PRIMEIRO LUGAR no concurso público para Geriatra da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ). Permaneceu vinculada ao Instituto de Geriatria e Gerontologia Miguel Pedro (Vila Isabel- SMS- RJ), como estatutária, até 2018, tendo ACOMPANHADO CENTENAS DE FAMÍLIAS em ambulatório do SUS (Sistema Único de Saúde), o que conferiu a essa profissional EXPERTISE EM GERIATRIA. Também trabalhou na Unidade Integrada de Prevenção do Centro Médico Adventista Silvestre, com EQUIPE MULTIDISCIPLINAR MUITO BEM CONSTITUÍDA E ATUANTE, proporcionando-lhe AINDA MAIS EXPERIÊNCIA em sua especialidade e na realidade de atendimentos por seguro saúde.
Paralelamente, DRA. NALITA MONTOU SEU CONSULTÓRIO PARTICULAR EM 2009. Carioca, com pai e mãe radicados nos Estados Unidos e irmãos residindo no exterior, escolheu a cidade de Niterói para esse empreendimento, pois além de ser casada com Jorge Mugayar Filho, professor de Gastroenterologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) desde 1993, ela também possuiu vínculo público estatutário nessa instituição de 2008 a 2022 (14 anos), a princípio no Centro de Terapia Intensiva (ampliando e aprofundando seu conhecimento de casos de maior gravidade e urgência) e depois como DOCENTE E GERIATRA DESSA UNIVERSIDADE, RECEBENDO E ORIENTANDO PÓS GRADUANDOS E RESIDENTES DESSA ESPECIALIDADE QUE ABRAÇOU TÃO PRECOCEMENTE EM SUA CARREIRA.
A DOUTORA NALITA MARIA HALL BRUM DE BARROS MUGAYAR É MEMBRO TITULAR DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA.
EM 2016 FEZ MESTRADO NESSA MESMA UNIVERSIDADE, com publicação em BIOÉTICA (especial interesse nos aspectos éticos da Limitação Terapêutica), ingressando, no ano seguinte, no CORPO DOCENTE DA MESMA UFF na qual se graduou em Medicina.
Em 2020, no contexto histórico da Pandemia do Coronavírus, Dra. Nalita empreendeu mais um GRANDE DESAFIO: a TELECONSULTA ONLINE. Ela entende que seus pacientes, em sua maioria idosos (portanto com grande risco de desenvolverem quadros graves dessa infecção) precisam de máxima segurança no atendimento médico. Dra. Nalita, com sua experiência e técnica, garante a qualidade técnica, segurança de dados e resolutividade dessa teleconsulta. Como Dra. Nalita digitalizou totalmente sua prática médica para atender a essa importante demanda, seus pacientes recebem suas prescrições por e-mail assinadas digitalmente, com toda agilidade e confiabilidade. Dra. Nalita atua com aval do Ministério da Saúde e seguindo todas as orientações do Conselho Federal de Medicina para a execução dessa modalidade de atendimento (Telemedicina). E os resultados estão sendo CONSISTENTEMENTE RECONHECIDOS E RECOMENDADOS POR SEUS FIEIS PACIENTES.
A teleconsulta é uma boa opção, mas as CONSULTAS PRESENCIAIS TAMBÉM JÁ RETORNARAM!
DRA. NALITA JÁ REALIZOU MAIS DE 13.000 ATENDIMENTOS ESPECIALIZADOS EM SUA CARREIRA, COM ALTO GRAU DE SATISFAÇÃO DE SEUS PACIENTES!
Como eu faço:
Eu procuro avaliar cada um de meus pacientes em sua SINGULARIDADE, dando muita atenção tanto às queixas físicas como psíquicas. Procuro também conhecer o contexto familiar, especialmente quando se trata de um idoso dependente.
Minhas consultas presenciais duram cerca de 60 minutos. Conversamos sobre as demandas, faço o exame físico clínico completo, incluindo acompanhamento do peso e da pressão arterial. Utilizo o dinamômetro quando indicado. Dentro de um plano de seguimento, faço uso de uma ampla gama de instrumentos gerontológicos que visam acessar cognição, humor, equilíbrio, marcha, estado nutricional e o que mais for necessário para fazer um diagnóstico funcional preciso da pessoa idosa. Isso é fundamental para avaliarmos os riscos inerentes ao envelhecimento, como o risco de desenvolver demências, risco de quedas e fraturas, risco de hospitalização, risco de reações adversas a medicamentos, dentre outros. Somente com esse olhar gerontológico é possível FAVORECER A LONGEVIDADE E A SAÚDE global do indivíduo. A presença do paciente no seguimento geriátrico é o caminho para que isso se alcance em seu maior grau.
Eu só solicito exames complementares quando necessário, pois penso que a tecnologia deve estar à serviço do paciente.
Nas teleconsultas, como o exame físico não pode ser completo, faço uma anamnese ainda mais minuciosa e avalio os aspectos afetivos, cognitivos e comportamentais. Essa modalidade é ideal para quem precisa de seguimento de doenças crônicas (aquelas que requerem prescrição contínua de remédios) pois fazemos uma primeira consulta presencial e as de seguimento geralmente podem ser realizadas desde o conforto do lar do paciente. Basta o paciente ter um celular ou computador com boa conexão de internet. O restante é protagonizado por mim. Para idosos que não tem hábito de uso dessas tecnologias, é recomendável um familiar por perto para ajudar.
Eu poderia seguir falando, mas esse espaço não me permite. Estou à disposição, com muito ESTUDO, EMPATIA E ENTREGA PARA VOCÊ!