Presbiacusia - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Qual é a presbiacusia?

Presbiacusia é definida como perda de audição associada com a idade. Não ser considerada como uma doença senil, mas como a manifestação de uma situação normal da audição na terceira idade, em que todos os órgãos se tornam menos eficazes no seu papel.

Qual é a causa de presbiacusia?

A causa fundamental da presbiacusia é a idade, que, progressivamente, prejudica o ouvido interno com uma correspondente perda de audição. O início da presbiacusia é favorecido por algumas doenças, como infecções de ouvido, trauma, exposição a ambientes ruidosos, aterosclerose diabetes, hipertensão e uso de medicamentos ototóxicos.

Quais são os sintomas da presbiacusia?

A pessoa vem à consulta, geralmente, entre 65 e 70 anos, porque não ouvem bem. Às vezes a pessoa diz ouvir bem, mas não entende o que você diz, especialmente se você estiver em ambientes barulhentos. Esta situação limita a vida social e familiar da pessoa. Às vezes com perda auditiva também vêm ruídos no ouvido e sensação de desconforto a barulhos altos.

Como você diagnosticar um presbiacusia?

O médico deve suspeitar de que se trata de uma pessoa com presbiacusia quando encontramos uma pessoa perto da aposentadoria com problemas de audição, que também tem os fatores de risco mencionados acima. Nestas pessoasfazemos, basicamente, três scans

  • Otoscopia: é o exame visual do ouvido. Nessas pessoas a otoscopia é normal na maioria dos casos.
  • Audiometria tonal limiar: é um teste simples, que estabelece a intensidade na qual o paciente começa a ouvir os tons que irão transmitir o browser. É feito com fones de ouvido fornecidos por diferentes tonalidades: de 125 a 8000 Hz (hertz, ou ciclos por segundo). Pessoas com presbiacusia geralmente têm perda auditiva em 2000 Hz
  • Audiometria vocal: um teste semelhante ao anterior, mas usando as palavras de duas sílabas que o paciente deve repetir exatamente. Este avalia o grau de inteligibilidade que preserva o paciente.

Os dois testes que medem a audiência servem para o médico diagnosticar a situação da pessoa, e indicar o tratamento.

Qual é o tratamento de uma pessoa com presbiacusia?

Tem sido postulado o uso de drogas que retardam o desenvolvimento de presbiacusia, mas não há nenhuma evidência científica da eficácia de qualquer uma delas.

Quando o paciente ouve pior, o tratamento mais eficaz é o uso de aparelhos auditivos. Idealmente, um encaixe de ajuda bilateral de audição binaural para a recepção é sempre mais semelhante à situação normal, o mono. Se corrigir um defeito em óculos de visão e temos, obviamente, o que fazemos para os dois olhos, talvez devêssemos fazer o mesmo com problemas de audição.

Comunicação interpessoal não é apenas verbal, mas gestual. Portanto, uma medida eficaz para melhorar a comunicação da pessoa com presbiacusia é olhar para os gestos do orador, tentando ler os lábios, assistir suas mãos, etc. Comunicação é mais fácil se for cara a cara e numa bem iluminada.

Todos os pacientes com presbiacusia precisam de um aparelho auditivo?

A resposta é clara e simples: não.

  • Há muitas pessoas com presbiacusia que não percebem a perda de audição. Nesses pacientes, a perda auditiva é a partir do 2000 Hz não está aqui indicado um aparelho auditivo.
  • Outras pessoas têm a presbiacusia com perda auditiva, mas não o suficiente para limitar a sua vida social, família e sua carreira. Essas pessoas também indicada no instrumento.
  • Alguns autores recomendam o uso de aparelho auditivo quando a perda auditiva é de 25-30 decibéis acima freqüências de conversação (250-2000 Hz), mas esta é mais teórica que prática.

O que é um aparelho auditivo?

Um dispositivo que é aplicado à orelha para ouvir melhor. A função  é levar audição residual do paciente e amplificar, como um alto-falante. Isto é o que eu fiz até alguns anos atrás aparelhos auditivos. Hoje, a tecnologia melhorou fez sinal de aparelhos auditivos caber inteligível pode causar amplificação de ruído. Assim, o instrumento pode melhorar a audição de todas as intensidades e freqüências. A adaptação de próteses auditivas é lento e deve ser conduzida por um profissional de audiologia.

Como uma pessoa desenvolve  a presbiacusia?

A perda progressiva da audição da pessoa com presbiacusia é lenta, se o paciente controla os fatores de risco mencionados acima.

O tratamento com aparelhos auditivos devem ser direcionadas para melhorar a comunicação do paciente e evitar o isolamento. Esta situação deve ser antecipada.

Diante de uma perda auditiva rapidamente progressiva ou um ouvido mais afetado do que outro, o paciente deve ser imediatamente encaminhado a um especialista para avaliar a presença de doenças de vários tipos.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - presbiacusia

Augusto César Bernardes Miguel

Augusto César Bernardes Miguel

Otorrino

Três Lagoas

Flávia Klostermann

Flávia Klostermann

Otorrino

Lages

Bruna Souza Magalhaes

Bruna Souza Magalhaes

Otorrino

Itapevi

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Claudia Eckley

Claudia Eckley

Otorrino

São Paulo

Perguntas sobre Presbiacusia

Nossos especialistas responderam a 3 perguntas sobre Presbiacusia

Presbiacusia é a perda auditiva decorrente do desgaste natural das estruturas da audição decorrente do envelhecimento. Como os dois ouvidos têm a mesma idade, o grau de perda deve ser simétrico…

6.000 hertz é uma das frequências avaliadas na audiometria tonal padrão (avalia de 250Hz a 8000Hz). A intensidade (medida em decibéis/dB) necessária para o som ser ouvido nesta frequência é que…

A presbiacusia é a perda auditiva decorrente do processo natural do envelhecimento. Nã o existe uma forma de se evitar, porém evitar exposição excessiva a sons, manter hábitos saudáveis e controlar…

Especialistas falam sobre Presbiacusia

O envelhecimento da audição e consequente perda auditiva normalmente acontece em torno dos sessenta anos de idade, e pode ocasionar perda auditiva para sons agudos, diminuição do entendimento dos fonemas e dificuldade na comunicação.

Quais profissionais tratam Presbiacusia?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.