Pericardite - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Não descuide da sua saúde
Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.
Mostrar especialistas Como funciona?Especialistas - pericardite
Perguntas sobre Pericardite
Nossos especialistas responderam a 15 perguntas sobre Pericardite
Especialistas falam sobre Pericardite
A pericardite é uma inflamação do pericárdio (membrana que envolve o coração) causada por quadros infecciosos, imunológicos, autoimunes ou secundários ao infarto do miocárdio.
Ela provoca dor no peito e alterações no eletrocardiograma que podem simular um quadro de infarto agudo do miocárdio. Esse processo inflamatório pode causar aumento do líquido existente no pericárdio, definindo o derrame pericárdico e que em condições extremas impossibilitam a mecânica cardiaca.
Por outro lado na maioria das vezes a pericardite é autolimitada, necessitando de tratamento medicamentoso e acompanhamento cardiológico momentâneo.
Pericardite, para entendermos essa condição, podemos dividí-la em três partes, Peri quer dizer "em volta", Card "coração", ITE "inflamação", pois então, "inflamação em volta do coração". Nesse caso, diferentemente da inflamação nas artérias, o maior culpado por essa enfermidade, seriam as doenças virais. Pode ser causada também por, doenças autoimunes, infecções bacterianas, infartos do miocárdio, tuberculose, fungos. O sintoma clássico é a dor tipo queimação, aperto ou ardência, desde a região do Maxilar, até a do Umbigo, podendo incluindo os ombros, braços e mãos, que Piora ao deitar-se. O diagnóstico muitas vezes é difícil e pode passar despercebido da maioria dos profissionais.
Ivo Alberto Nobrega Silva
Cardiologista, Médico clínico geral, Médico de emergência
Londrina
Agendar uma visitaQuais profissionais tratam Pericardite?
Pericardite por cidade
Doenças relacionadas
Os médicos mais procurados
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.