Taiane Alexandra Ferreira Rodrigues

Psicólogo mais

Rio de Janeiro 3 endereços

Número de registro: 05/53345

Experiência

Realizo orientação profissional e atendimento psicoterapêutico a crianças, adolescentes e adultos. Pós-graduanda em Neuropsicologia e graduada em Psicologia com ênfase clínica pela Laureate International Universities - IBMR.
Ofereço um local de acolhimento e escuta clínica com o enfoque na abordagem
cognitivo-comportamental. Essa abordagem tem como objetivo trabalhar a flexibilidade cognitiva do paciente, fazendo uma intervenção sobre as suas cognições, com
o objetivo de promover mudanças emocionais e comportamentais, além, de ensiná-los e desenvolvê-los a serem seus próprios terapeutas.
Consultas somente particulares. Agenda com horários noturnos, e disponibilidades e valores somente no privado.
mais
Experiência em:
  • Neuropsicologia
  • Terapia Cognitivo Comportamental

Consultórios (3)

Serviços e preços

Consulta Psicologia


Primeira consulta psicologia


Acompanhamento Terapêutico (AT)


Aconselhamento Psicológico


Aplicação de testes e escalas


+1 serviço

Como mostramos os preços?

Artigos

Avaliação psicológica para cirurgia bariátrica

Antes de chegar à decisão da redução de estômago, o indivíduo já deve ter tentado sem sucesso, diversas formas para reduzir seu peso. O emagrecimento pode ser muito estressante principalmente depois de várias tentativas sem sucesso. A decisão pela cirurgia bariátrica pode estar repleta de expectativas, muitas reais e outras irreais. A avaliação psicológica para cirurgia bariátrica identifica o quanto esta pessoa está preparada tanto para o procedimento quanto para o pós-operatório. Além de verificar possíveis contra-indicações busca compreender melhor as motivações do paciente para a prática do procedimento e identificar as questões emocionais que podem interferir nesse processo.


Orientação profissional

A orientação profissional tem como objetivo facilitar o momento de escolha ao jovem, auxiliando-o a compreender sua situação específica de vida, na qual estão incluídos aspectos pessoais, familiares e sociais. É a partir dessa compreensão que ele terá mais condições de definir qual é a melhor escolha e qual a possível escolha no seu projeto de vida. Facilitar significa participar auxiliando a pensar, coordenando o processo para que as dificuldades de cada um possam ser formuladas e trabalhadas. Coordenar não significa dar a resposta correta, pois nós também não sabemos, e sim, fazer com que o próprio jovem descubra quais caminhos pode seguir.


Fobias

Fobia é um medo irracional que provoca a esquiva consciente do objeto ou situação temida. A presença ou a antecipação fóbica provoca grave sofrimento no indivíduo afetado, que muitas vezes reconhece sua reação como sendo excessiva. De toda maneira, a reação fóbica acarreta uma perturbação na capacidade de funcionamento do indivíduo. O desenvolvimento de uma fobia pode resultar da associação de um objeto ou situação temida com a emoção de medo ou pânico. As características clínicas de um paciente com fobia destacam o surgimento de uma severa ansiedade, quando o paciente é exposto a uma situação ou objeto específico ou quando prevê a exposição à situação ou objeto.

Veja todos os artigos

Opiniões em breve

Envie a primeira opinião

Você já passou por consulta com Taiane Alexandra Ferreira Rodrigues? Conte aqui como foi. Outros pacientes vão te agradecer por ajudá-los a escolher o melhor especialista.

Enviar opinião

Dúvidas respondidas

9 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Pergunta sobre Automutilação

Descobri que um amigo se cortou uma vez, mas percebeu q de nada adiantou e parou, disse que iria jogar as lâminas fora; mas ainda me preocupo! Devo contar aos seus pais?É um adolescente, embora já tenha percebido q se mutilar N ajuda, ele precisa de uma ajuda profissional!
Por favor, como o ajudo?

Bom dia! Converse com seu amigo e tente se certificar que o corte foi intencional e não apenas um acidente. Caso seja sempre intencional e perceba que o mesmo continua com esses comportamentos que poem sua vida em risco, não hesite em passar o problema para seus responsáveis.

 Taiane Alexandra Ferreira Rodrigues

Pergunta sobre Transtornos de ansiedade

É possível ter vários transtornos ao mesmo tempo (TDAH, autismo leve, depressão e transtornos de ansiedade)? Ou apenas um e o restantes são comorbidades? Como, por exemplo, mais de três de tipos diferentes.

Bom dia! Transtornos comórbidos são frequentes em indivíduos cujos sintomas preenchem critérios para TDAH. Transtorno de ansiedade e transtorno depressivo maior podem ocorrer, mas em uma minoria. Além do transtorno do espectro autista. O mais recomendado é procurar um profissional para investigar melhor essas hipóteses e indicar melhor tratamento.

 Taiane Alexandra Ferreira Rodrigues
Ver todas as respostas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.