Dr.
Ricardo M. de Oliveira
Generalista
mais
São Paulo 1 endereço
Número de registro: CRM 26218 SP
1 opiniãoExperiência
A literatura médica especifica define, classicamente como a perda de um feto antes de 22ª. semanas, ou feto com peso inferior a 500g, com prevalência está em torno de 1-5%.
É interessante notar que o conceito é epidemiológico.
Trata-se de uma condição frequente, muitas vezes não explicada que pode atingir de 15% a 25% dos casais.
Estudos mostraram que em cerca de 50-75% dos casos, não se identificava a causa, sendo consenso que em mais da metade dos casais a perda permanecia inexplicada.
As diretrizes da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASRM), bem como do ponto de vista acadêmico, considera-se esperar o acontecimento de dois abortos para depois, então, partir para uma investigação diagnóstica.
Pesquisas mais recentes, no entanto, com análise genética dos conceptos abortados, mostraram que em pelo menos 40% deles havia alterações genéticas, reduzindo o número de causa indeterminada para cerca de 25%
Lista das principais causas:
Alterações cromossômicas e genéticas
Relacionadas ao casal, principalmente a idade da mulher e a fragmentação do DNA dos espermatozóides.
Alterações anatômicas
Decorrentes das malformações müllerianas (útero bicórneo, unicórneo, didelfo, septo uterino); miomas; pólipos e sinéquias uterinas; endometrioses; incompetência istmo cervical.
Doenças Infecções e viróticas
Como citomegalovírus (CMV); rubéola; sífilis; toxoplasmose; endometrite crônica muitas vezes sem sintomas as quais tem como causa o Mycoplasma hominis, Ureaplasma urealiticum, Chamydia trachomatis e Neisseria gonorrhoea.
Alterações endócrino-metabólicas
Síndrome de Ovários Policísticos; síndrome metabólica, Diabetes Mellitus, disfunção ou distúrbios hormonais, hipotireoidismo, hiperprolactinemia, insuficiência lútea.
Fator masculino
Situações anatômicas, traumas, calor, varicocele, idade avançada, consumo de bebidas alcoólicas, droga ilícitas, medicamentos são fatores que contribuem para o aumento da fragmentação do DNA do espermatozoide.
Causas Imunológicas
A presença de anticorpos antitireoidianos (antitireoglobulina e antiperoxidase), Linfócito Células natural killers (NK), Incompatibilidade de antígenos leucocitários humano (HLA), compartilhado entre o casal, a semelhança imunológica pode causar a rejeição do embrião por conter o DNA paterno, durante o diálogo útero-embrião para a nidação se torna muitas vezes estranho, não sendo reconhecido pelo sistema imune do organismo materno (resposta Th1 e Th2); Anticorpos antinucleares, Anticorpo anti-espermatozóide e a imunoglobulina IgA.
Hábitos e estilo de vida
O Peso corpóreo alterado (acima/ muito abaixo do IMC), excessivo uso de tabacos, bebidas alcoólicas, drogas ilícitas, medicamentos, cafeína e intolerância ao glúten e cereais afins bem como a outros alimentos, bem como a deficiência nutricional.
Trombofilias adquiridas e Herdadas (genéticas)
Síndrome dos Anticorpos Antifosfolípede (SAAF), complicações obstétricas ou trombose é presente em até 15% das pacientes.
As tromboses comprometem a vascularização sanguínea causando riscos trombóticos venoso e arterial e, processos micro inflamatórios que causam alterações na placenta, causando situações como o retardo de crescimento intra-uterino(RCIU), Coréia gravídica, pré-eclâmpsia, eclampsia, Oligoidramnio, síndrome HELLP, enxaqueca, (aura), lupus, amaurose fugaz, doenças do tecido conjuntivo, trombocitopenia auto-imune, anemia hemolítica auto-imune livedo reticular e teste falso-positivo para sífilis.
Experiência em:
- Saúde do Homem
- Saúde da mulher
Consultório
Consulta Generalista (descrição)
Este especialista não fornece todas as informações que você precisa?
Mostrar outros generalistas perto de mimServiços e preços
Os preços são para pacientes sem convênio médico
Outros serviços
Consulta Generalista
AV. BRASIL 1150, São Paulo
Rdo Diagnosticos Medicos Ltda
A consulta de primeira vez é importante para se estabelecer vinculo na relação de confiança paciente-medico. Este relacionamento se reveste de suma importância para buscar de um diagnóstico preciso e fidedigno o que permitirá o estabelecimento de uma estratégia terapêutica adequada.
Portanto, ao agendar a consulta, prepare-se para:
I - Relatar e detalhar todos os sinais, sintomas e queixas;
II - Trazer se tiver, todos os exames realizados nos últimos doze meses
III - Informar em quais médicos especialistas, já se consultou e, quais foram os diagnósticos e tratamentos realizados;
IV - Listar todos os medicamentos que faz uso;
V - Informar sobre o histórico de doenças na família;
VI - Relatar e listar seu estilo e hábitos de vida (alimentação, atividade física, etc.)
VII - Comparecer sempre com um acompanhante;
Primeira consulta clínica médica
AV. BRASIL 1150, São Paulo
Rdo Diagnosticos Medicos Ltda
As informações sobre preços são de responsabilidade do especialista ou centro. A Doctoralia não tem qualquer influência e não é responsável por definir os preços exibidos.
1 opinião de paciente
Classificação geral
Ordenar por
I.M.
Sofria absortos de repetição e com a orientação e tratamento estabelecido por ele, hoje sou mãe de 2! Indiquei ele para uma amiga que tb sofria do mesmo mal e hoje é mãe de um menino. Só temos a agradecer a competência, experiência e integridade do dr. Ricardo!
Dúvidas respondidas
1 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia
Diagnosticaram me com Sindrome de Sjogren. Comecei o tratamento que melhorou no primeiro mes e voltou a piorar. Descobri na internet sobre o uso de vitamina D. No meu caso vai funcionar bem? Estou com deficiencia , o exame deu 26, agora 24. Quem faz esse tratamento em goiania? Bons resultados?
Síndrome- (significa uma serie de sinais e sintomas) de Sjögren.
Ate o momento não há cura para esta doença, entretanto há controle.
Procure um reumatologista em sua cidade, pois, ele é o especialista treinado e com o auxilio de um bom laboratorio de analises clinicas, esta doença é gerenciada, e você poderá ter boa qualidade de vida.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.
Generalistas com Bradesco Saúde em São Paulo
Generalistas com Omint em São Paulo
Generalistas com Amil em São Paulo
Generalistas com Porto Seguro em São Paulo
Generalistas com Allianz em São Paulo
Generalistas com Mediservice em São Paulo
Generalistas com Cassi em São Paulo
Generalistas com Unimed em São Paulo
Generalistas com CABESP em São Paulo
Generalistas com SulAmérica em São Paulo
Generalistas com Sul América Saúde em São Paulo
Generalistas com NotreDame Intermédica em São Paulo
Generalistas com GAMA Saúde em São Paulo
Generalistas com Care Plus em São Paulo
Generalistas com Saúde Itaú em São Paulo
Generalistas com Lincx em São Paulo
Generalistas com SOMPO em São Paulo
Generalistas com Saúde Caixa (Caixa Econômica Federal) em São Paulo
Generalistas com Golden Cross em São Paulo
Generalistas com FUNCESP em São Paulo
Mais (15)