Uso contínuo de atorvastatina 20 mg, causam caimbras? Minha mãe é idosa e reclama de dores severas

3 respostas
Uso contínuo de atorvastatina 20 mg, causam caimbras? Minha mãe é idosa e reclama de dores severas noturnas após uso medicamento em algumas noites.
Boa tarde. Sim, pode ser efeito da atorvastatina. O médico que a acompanha deve ser comunicado para avaliação.

A atorvastatina é uma medicação do grupo das estatinas, que são redutores de colesterol.
Mialgia (dor muscular) é um efeito colateral desta medicação. É preciso conversar com o médico que prescreveu a medicação, contar os sintomas, ser examinado e, eventualmente, fazer exames complementares para a adequada condução da queixa apresentada.
A atorvastatina cálcica ou, simplesmente, atorvastatina é um importante medicamento, do grupo das estatinas, que, associada à dieta e atividade física, contribui no balanço favorável do colesterol e triglicérides.
Dores musculares são, raramente, relatadas por pacientes, definidas como dor ou fraqueza muscular e,mais raramente ainda, como cãibras.
O risco de agressão muscular durante o tratamento com medicamentes deste grupo está aumentado com o uso concomitante de fibratos, ciclosporina, eritromicina, niacina e alguns antifúngicos.
A insuficiência renal, na dependência da sua gravidade, pode ser fator de risco para desenvolver rabdomiólise, doença que mata as fibras musculares.
Todo sintoma inesperado deve ser comunicado, brevemente, ao médico assistente.