Uma pessoa intolerante ao glúten não celíaca, pode ter os exames: anti gliadina IGA, antiendomísio

4 respostas
Uma pessoa intolerante ao glúten não celíaca, pode ter os exames: anti gliadina IGA, antiendomísio IGA e teste genético HLA - DQ2 / HLA - DQ8, positivos?
O anticorpo anti-gloadina IgA está presente em cerca de 80%das pessoas com doença celíaca. Já os anti-endemismo estão present s em mais de 90% dos casos de pessoas com doença celíaca, porém presente em 1%dos pacientes normais. Esse último teste genético está presente em 90% dos casos. O melhor exame para esse diagnóstico é a biópsia intestinal, e como se vê, nenhum teste isolado da o diagnóstico. É importante que seja aliado história clínica, exame físico e exames laboratoriais para identificação dessa doença e instalação do seu tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Se todos estes são positivos é provável que você seja celíaca, embora a confirmação deve ser feita com a análise da biópsia do duodeno.
Olá. Pergunta difícil, para não dizer polêmica... o anticorpo anti-gliadina IgA perde sua sensibilidade/ especificidade nos adultos, sendo indicado a sua dosagem especialmente na população pediátrica, até os 2 anos de idade. O anti-endomísio IgA é um anticorpo de elevada acurácia (sensibilidade/ especificidade acima de 95%) e o teste genético HLA DQ2/DQ8 positivo tornam mais provável a presença da doença celíaca. Contudo, é um teste de maior valor em casos duvidosos quando seu resultado é negativo, excluindo a patologia. Pode estar positivo em cerca de 15 a 30% da população geral. O diagnóstico de certeza da doença continua o conjunto de dados: sintomas, anticorpos positivos e alterações características na biópsia duodenal. Para maiores informações, procure um Gastroenterologista para maiores informações.
Antigliadina positivo e marcadores genéticos positivos até podem ser vistos na SGNC, mas o antiendomisio é um anticorpo que indica lesão ou atrofia da mucosa duodenal, que é caracterizada da doença celíaca. Na SGNC, o glúten pode causar inflamação no corpo, mas não destrói a mucosa intestinal.

Especialistas

Helia Regina de Santo

Helia Regina de Santo

Nutricionista

Itu

Jodinéa Melo Maurício

Jodinéa Melo Maurício

Pediatra

Campos Dos Goytacazes

Jéssica Figueiredo Dantas

Jéssica Figueiredo Dantas

Gastroenterologista pediátrico, Pediatra

São Paulo

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Flavia Rabelo Frayha

Flavia Rabelo Frayha

Alergista, Pediatra

São Vicente

Paulo Jose Melo Menezes

Paulo Jose Melo Menezes

Pediatra

Aracaju

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 188 perguntas sobre Doença celíaca
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.