Uma pessoa como mais idade pode tem dislexia? Qual médico está pessoa pode procurar? Existe um tratamento

23 respostas
Uma pessoa como mais idade pode tem dislexia? Qual médico está pessoa pode procurar? Existe um tratamento específico?
Boa tarde! É comum se descobrir a dislexia na fase escolar, mas é possível sim que uma pessoa com mais idade tenha e por algum motivo nunca tenha sido diagnosticada.

É importante que você busque uma neuropsicóloga para fazer a avaliação (com aplicação de testes e exames se preciso) e concluir um diagnóstico preciso.

Existem algumas opções de tratamento que ela pode passar após o diagnóstico, que vão variar de acordo com as avaliações que ela fizer do seu quadro.

Espero ter ajudado!

Dislexia quando não diagnosticada na fase escolar, com certeza pode e deve ser avaliada em qualquer idade. É importante que a hipótese seja avaliada por um neurologista e se necessário seja complementada com avaliação neuropsicológica, para que não haja dúvidas. Há muitos outros transtornos e doenças com sintomas similares a dislexia e que são comuns em idade avançada.
Abraços!
Fonoaudióloga com especialização em avaliação de cognição e linguagem. Também psicólogo especialista em Neuropsicologia.
Olá!
Sim, é possível uma pessoa adulta (se for esse o caso) descobrir ter sido portador de dislexia sem nunca ter sido notado, pois como tudo, há graus diferentes e forma de adaptação diferente. O mais comum é haver percepção nos anos iniciais, através da observação dos professores. O tratamento é com neurologista, muitas vezes passa por uma avaliação neuropsicológica. O tratamento costuma envolver medicação e reabilitação neuropsicológica (com Neuropsicólogo) para otimizar os processos cognitivos.

Espero ter auxiliado.
Certamente. Consulte um psicopedagogo para a avaliação e tratamento.
A Dislexia pode não ser diagnosticada na infância e descobrir na fase adulta.Para ter certeza precisa de uma boa avaliação neuropsicológica e uma avaliação de um neurologista
Olá!
A avaliação por neurologista e também a avaliação neuropsicológica são importantes para o diagnóstico. Contudo, faz- se necessário buscar um fonoaudiólogo para realizar o devido tratamento.
Abraço!
Um fonoaudiólogo também pode auxiliar esse tratamento, as terapias são fundamentais para esse desenvolvimento e o mais importante a pessoa precisa querer e investir no tratamento, abraço!
A dislexia é um transtorno que compromete a capacidade de ler e escrever com correção, fluência e impacta também na capacidade de compreender um texto. Nada tem a ver com inteligência, é um fator hereditário e por isso comum vermos casos dentro de uma mesma família. Geralmente é mais comum a identificação durante o processo de alfabetização, mas não exclui que existam adultos disléxicos que nao foram diagnosticados precocemente.

O diagnóstico é feito por equipe multidisciplinar e antes de se afirmar que a pessoa sofre de dislexia, é necessário descartar uma série de outros diagnósticos. O tratamento também conta com a participaçao de diversos especialistas (pedagogia, fonoaudiólogo, psicólogo,...) de forma a ajudar o portador do transtorno a superar as dificuldades que se apresentam.
Sim, é possível que um adulto tenha dislexia. O ideal é que a pessoa seja acompanhada por uma equipe de multiprofissionais que trabalhem em conjunto como: psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos etc. A dislexia não tem cura, mas pode ser controlada com intervenções adequadas.
É possível que a dislexia tenha passado despercebida em outras fases de desenvolvimento do indivíduo, e desse modo, seja percebida somente na fase adulta. Contudo, é importante que você procure um profissional da psicologia para obter ajuda nesse diagnóstico.
Sim, uma pessoa com mais idade pode sim ter dislexia porque provavelmente não foi diagnosticada na época escolar certa. Uma consulta com neuropsicóloga e depois lhe daria o diagnóstico e tratamento correto após testes e exames .
Certamente essa pessoa não desenvolveu dislexia em faze adulta esse é um distúrbio que se apresenta na infância. É necessário uma avaliação para saber se é um distúrbio de aprendizagem ou um outro distúrbio cognitivo. Se for adulto recomendo Neurologia/Neuropsicologia, se for idoso recomendo avaliação com Geriatria/Neuropsicologia, mas não só a avaliação é importante é necessário encaminhar para tratamento/formatação de estratégias para auxiliar a pessoa dependendo do grau e do prejuízo que na faze da vida da pessoa pode trazer. Obrigada pela oportunidade!
Olá, respondendo suas perguntas:

1)Uma pessoa como mais idade pode tem dislexia? sim.

2)Qual médico está pessoa pode procurar? neurologista ou psicologo especializado em neuropsicologia (que pode incluir avaliação multidisciplinar com fonoaudiologo, psicopedagogo)

3)Existe um tratamento específico?
Sim, há um serie de ações que podem ser realizadas para a melhoria, mas necessita avaliação previa para então definir as ações.
A dislexia costuma ser diagnosticada na infância, em fase escolar. Mas adultos que não receberam este diagnóstico anteriormente, também podem apresentá-la. Para receber o diagnóstico correto, é necessário buscar uma avaliação profissional.
bom dia, a dislexia é diagnosticada na infância, mas pode se acentuar mais tarde por não ter sido tratada anteriormente. O neurologista pode ajudar no diagnostico do problema e um psicologo/a para entender as causas que estão influenciando a acentuação dessa dificuldade na dicção. Procure ajuda!
É possível sim. Ela pode procurar um especialista, e também fazer uma avaliação neuropsicologica, para identificar se realmente tem a dislexia.
Olá! Comumente é diagnosticada na infância, por ser um perturbação da aprendizagem da leitura visível, professores capacitados ficam alertas a este problema. Porém, caso não tenha sido averiguado nesta faixa etária, é possível o diagnóstico em qualquer idade. Para isto, o diagnóstico e o tratamento da dislexia exigem a participação de equipe multidisciplinar, com profissionais como pedagogo, fonoaudiólogo e psicólogo.
Olá. Sim é possível. Procure um fonoaudiólogo. Atenciosamente.
É um transtorno que se manifesta no período do desenvolvimento, porém não é incomum que o diagnóstico não seja feito na infância, principalmente quando tratamos de pessoas hoje com mais de uns 25 anos. Não é incomum o diagnóstico tardio vir junto com o diagnóstico do filho ou da filha.
Olá! Pode ter sim. Procure um neuropsicólogo para avaliação clínica. Uma abraço.
Olá, sim é possível e muito comum. É importante fazer uma avaliação para iniciar o tratamento mais adequado.
Sim, uma pessoa com mais idade pode ter dislexia. A pessoa deve procurar um neurologista ou um psicólogo para avaliação e diagnóstico. Existem tratamentos específicos para a dislexia, como terapia de linguagem, treinamento de leitura, treinamento de memória, treinamento de atenção e treinamento de habilidades de escrita. Além disso, existem também programas de computador e aplicativos que podem ajudar a melhorar a leitura e a escrita.