Uma criança de quatro anos, que desde o nascimento chora muito, está sempre mal humorada pode ser distimica?

6 respostas
Uma criança de quatro anos, que desde o nascimento chora muito, está sempre mal humorada pode ser distimica? No caso a mãe foi diagnosticada como distimica.
A principio não tem como dar um diagnóstico quando não se está presente. Sugiro que mãe e filho(a) consulte um(a) psicólogo(a) para uma avaliação, pois, se a criança chora muito desde o nascimento, é importante investigar desde o histórico gestacional até mesmo histórico familiar dessa mãe. É muito cedo diagnosticar a criança como distímica, mas se o comportamento da mãe está influenciando o da criança, seria bom que ambas passassem por acompanhamento psicológico. Estimo melhoras!!! Boa sorte!!!

Forte abraço!!!

Importante investigar e tratar mãe e filha de forma individualizada. É realmente muito cedo para um diagnostico em uma criança de 4anos, mas se deve fazer um acompangamento psicologico. Para a mãe proponho uma avaliaçao com psiquiatra primeiramente.
Não recomendo patologizar o choro de uma criança de quatro anos baseado em um diagnóstico de outro membro familiar. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Que a pessoa tida como distímica siga em acompanhamento psicológico/psiquiátrico e a criança em algum dado momento inicie um acompanhamento psicológico com um(a) psicólogo especialista em crianças, desenvolvimento infantil, algo assim. Mas não tratemos essa criança já com um rótulo...
Não acredito que criança de 4 anos possa ser diagnosticada como distímica. Nesse caso, o ideal é que a criança e/ou os pais passem por um acompanhamento psicológico.Para a criança seria importante a avaliação psicológica para entender melhor esse choro e mal humor. Já para os pais, o papel do psicólogo seria identificar se há algo no cuidado com a criança que possa estar afetando-a negativamente de alguma maneira.
São várias formas de investigar um choro infantil, iniciando primeiramente pela biológica, por meio do exame clínico sempre recomendado com o pediatra que atende a criança desde muito bebezinha e conhece toda a história do bebe e familiar. Após o exame clinico que provavelmente vc ja o tenha realizado faz-se necessário avaliar o meio em que a criança esta inserida. Esse choro ou comportamento aparece em todos os ambientes: casa, familiares, escola (se frequenta) e outros. Se é o mesmo comportamento entende-se como algo que esta acontecendo na criança, por outro lado se aparece em casa e demais ambientes é o meio que esta permitindo ou facilitando a permanencia deste. Não necessariamente causando. Para isso uma avaliação psicológica será bastante esclarecedora para a familia e consequentemente aliviando a criança. Lembramos que o choro é uma fala para a criança tanto para ela espressar que não esta bem ou que esta "bem demais" ( conseguindo muitos ganhos por meio da persistencia)
Não podemos fechar o diagnóstico de uma criança com quatro anos. Importante seria tratar a mãe com psiquiatra e psicólogo e para o filho, após eliminar todas as possibilidades biológicas do possível choro sugiro levar a criança para fazer também terapia, pois os sinais de choro podem ser sintomas de alguma dinâmica familiar que não está bem. Um abraço!