Transtorno distímico - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Distimia é um transtorno do humor assim como a depressão porém ocorre de uma forma crônica, com a persistência de tristeza por longo tempo (pelo menos dois anos), durando a maior parte do dia, na maioria dos dias.
Além da tristeza pode estar presente também alteração do apetite, do padrão de sono, sensação de diminuição de energia, baixa auto estima, com pensamentos de menos valia, culpa, de não ter valor ou pessimismo intenso.
Trata de uma patologia crônica. Também é conhecida como a doença do mau humor, pois as pessoas que sofrem desta doença são cronicamente mau humoradas.
Muitas vezes está associada a outras doenças como depressão, ataques de pânico e ansiedade, quadros dolorosos, o que leva aos pacientes procurarem vários especialistas sem sucesso.
O tratamento é com medicamento e psicoterapia. Atividade física e cuidados com o sono e alimentação fazem parte do tratamento também.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - transtorno distímico

Laís  Rozário

Laís Rozário

Psicólogo

Curitiba

Renata Bechara

Renata Bechara

Psiquiatra

Recife

Lara Almeida

Lara Almeida

Psicólogo

São José dos Campos

Lucas Vasconcelos

Lucas Vasconcelos

Psicólogo

Goiânia

Camila Pereira

Camila Pereira

Psicólogo

Cornélio Procópio

Thiago Reis Hoffmann

Thiago Reis Hoffmann

Psicólogo

Tatuí

Perguntas sobre Transtorno distímico

Nossos especialistas responderam a 20 perguntas sobre Transtorno distímico

Oie, como está?
Alguém que tenha quadro de alexitimia tem dificuldade de identificar, nomear e sentir emoções. Assim, a base das intervenções, para essa questão específica, está relacionada…

Olá, seria importante você procurar fazer uma psicoterapia (psicólogo) com o intuito de se aprofunda nas questões geradoras desses conflitos, analisando o seu discurso podemos deduzir que você…

Nenhuma medicação, por mais moderna que seja irá trazer resultados frente ao que você se queixa. Não há pílula mágica que resolva as questões e impasses que nós mesmos nos colocamos.
A…

Especialistas falam sobre Transtorno Distímico

A Distimia é um tipo de depressão que faz parte do grupo dos transtornos mentais que interferem com o humor das pessoas e por isso os psiquiatras chamam esses quadros de "Transtornos do Humor". Ela é diferente porque seus sintomas são mais leves, mas têm uma longa duração. Isso torna difícil que o paciente se perceba deprimido, fazendo com que ele conviva com essa depressão, tentando se sobrepor. Muitas vezes é tida como uma personalidade difícil, pessimismo ou um mal humorado. As pessoas não conseguem sentir prazer nas suas atividades, sente-se pesado, lento, fazendo apenas o que é obrigado. Tem tratamento e a qualidade de vida melhora muito, inclusive dos familiares.

Douglas Motta Calderoni

Psiquiatra

São Paulo


O portador de distimia costuma ter prejuízos em diversas esferas sociais. São pacientes cronicamente deprimidos, que costumam não sentir prazer nas atividades habituais, podem ser irritados, tem uma visão negativa sobre si próprios e sobre os outros, baixa autoestima, sentimento de desesperança, diminuição da energia para as atividades, insônia. Entretanto, com ajuda de um psiquiatra e de um psicólogo, os pacientes distímicos podem apresentar melhora substancial dos sintomas e ter mais qualidade de vida.

Geraldo Moreira

Generalista

Recife

Quais profissionais tratam Transtorno distímico?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.