Um distímico pode, por exemplo, ser completamente mal humorado e deprimido durante uma hora do dia e

5 respostas
Um distímico pode, por exemplo, ser completamente mal humorado e deprimido durante uma hora do dia e na outra ser bem humorado e feliz?
Poder pode, mas sempre quando estamos falando em diagnósticos na psiquiatria e na psicologia devemos nos atentar e ter cuidado para não rotular o paciente pelo nome da doença, que é um meio didático de classificar fenômenos que se repetem e causam disfunção na vida do paciente, porém se individualizam na apresentação em cada uma das pessoas. Ou seja, dois casos de distimia podem ter o mesmo nome e código no CID (Classificação Internacional de Doenças) ou no DSM (Manual Norte Americano de Diagnósticos) porém se apresentar de maneiras bastante diferentes. No caso em questão, levantado por você, muitas vezes deve ser avaliado também a possibilidade do transtorno ciclotímico, que é o transtorno onde estas mudanças de humor acontecem com uma facilidade e intensidade maior. No entanto é necessário que um psicologo(a) ou psiquiatra avaliem pessoalmente e detalhadamente o caso para tirar qualquer tipo de conclusão e indicar o melhor tratamento. Um grande abraço! Luiz Dieckmann

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim; o aspecto importante na dinâmica de humor do distímico é a constância ou o retorno ao humor triste/depressivo típico após os momentos de alegria, tristeza essa que se torna crônica para além de uma estabilidade "neutra" do humor.
Sim, Essa uma característica marcante de quem sofre desse distúrbio de humor, a Distimia. A Distimia é um rebaixamento crônico do humor, uma depressão leve que persiste por anos. Os sentimentos de tristeza, desânimo e/ou falta de energia são permeados por momentos de felicidade e prazer, que logo desaparecem. Dessa maneira,o distímico costuma ter um humor instável, e que hora sente-se muito feliz e hora está muito deprimido.
A psicoterapia tem papel imprescindível para o tratamento desse distúrbio, de maneira que podem ser tratadas questões importantes para a melhor compreensão do paciente sobre si e suas dificuldades.
Procure fazer uma investigação devida e consistente com relação ao diagnóstico para o tratamento adequado, pois a medicina e a psicoterapia andam juntas para lhe dar este suporte.
Atenciosamente!
Isso é sim possível, mas seria interessante fazer um diagnóstico diferencial de ciclotimia.

Especialistas

Carla Damares Oliveira Rocha

Carla Damares Oliveira Rocha

Psicólogo

Americana

Caroline de Araújo

Caroline de Araújo

Psicólogo

Balneário Camboriú

Silvia Bloisi

Silvia Bloisi

Médico clínico geral

Salvador

Aluany Carvalho

Aluany Carvalho

Psicólogo

São Paulo

Thalita Campos Albernaz

Thalita Campos Albernaz

Psicólogo

Formosa

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 20 perguntas sobre Transtorno Distímico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.