Um distímico pode, por exemplo, ser completamente mal humorado e deprimido durante uma hora do dia e

5 respostas
Um distímico pode, por exemplo, ser completamente mal humorado e deprimido durante uma hora do dia e na outra ser bem humorado e feliz?
Poder pode, mas sempre quando estamos falando em diagnósticos na psiquiatria e na psicologia devemos nos atentar e ter cuidado para não rotular o paciente pelo nome da doença, que é um meio didático de classificar fenômenos que se repetem e causam disfunção na vida do paciente, porém se individualizam na apresentação em cada uma das pessoas. Ou seja, dois casos de distimia podem ter o mesmo nome e código no CID (Classificação Internacional de Doenças) ou no DSM (Manual Norte Americano de Diagnósticos) porém se apresentar de maneiras bastante diferentes. No caso em questão, levantado por você, muitas vezes deve ser avaliado também a possibilidade do transtorno ciclotímico, que é o transtorno onde estas mudanças de humor acontecem com uma facilidade e intensidade maior. No entanto é necessário que um psicologo(a) ou psiquiatra avaliem pessoalmente e detalhadamente o caso para tirar qualquer tipo de conclusão e indicar o melhor tratamento. Um grande abraço! Luiz Dieckmann

Sim; o aspecto importante na dinâmica de humor do distímico é a constância ou o retorno ao humor triste/depressivo típico após os momentos de alegria, tristeza essa que se torna crônica para além de uma estabilidade "neutra" do humor.
Sim, Essa uma característica marcante de quem sofre desse distúrbio de humor, a Distimia. A Distimia é um rebaixamento crônico do humor, uma depressão leve que persiste por anos. Os sentimentos de tristeza, desânimo e/ou falta de energia são permeados por momentos de felicidade e prazer, que logo desaparecem. Dessa maneira,o distímico costuma ter um humor instável, e que hora sente-se muito feliz e hora está muito deprimido.
A psicoterapia tem papel imprescindível para o tratamento desse distúrbio, de maneira que podem ser tratadas questões importantes para a melhor compreensão do paciente sobre si e suas dificuldades.
Procure fazer uma investigação devida e consistente com relação ao diagnóstico para o tratamento adequado, pois a medicina e a psicoterapia andam juntas para lhe dar este suporte.
Atenciosamente!
Isso é sim possível, mas seria interessante fazer um diagnóstico diferencial de ciclotimia.