Tornozelos inchando,e manchas roxas em cima do pé o que pode ser ?Tenho 28 a um ano fiz um check-up

2 respostas
Tornozelos inchando,e manchas roxas em cima do pé o que pode ser ?Tenho 28 a um ano fiz um check-up não deu nenhum exame alterado.
Dra. Flávia Brazões
Cirurgião vascular
Belo Horizonte
Olá, tudo bem? Por acaso você e sua família tem pernas grossas e cintura fina? O famoso "corpo violão " ? Se sim pode ser que você tenha uma condição chamada lipedema, mas também há outras condições que resultam em inchaço nos tornozelos e alteração de cor na pele. Procure um angiologista para avaliação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Kleber Stelmasuk
Cirurgião vascular, Cirurgião geral, Generalista
Curitiba
Manchas nas pernas e tornozelos, edema (inchaço) e fragilidade capilar podem indicar problemas na circulação venosa, como insuficiência venosa crônica, onde o sangue tem dificuldade de retornar ao coração, causando acúmulo nas pernas. Esses sinais podem evoluir para complicações, como úlceras, se não tratados. Já o lipedema, mais comum em mulheres, é um distúrbio crônico caracterizado por acúmulo de gordura dolorosa e desproporcional nas pernas e coxas, frequentemente confundido com obesidade ou linfedema. No lipedema, o edema não melhora com elevação das pernas, e a pele pode ficar sensível ao toque. A investigação deve incluir exames clínicos, ultrassom venoso e avaliação de histórico familiar. O tratamento pode incluir medidas como compressão elástica, drenagem linfática, exercícios e, em alguns casos, intervenções específicas como lipoaspiração para o lipedema. É fundamental um diagnóstico precoce para prevenir progressão e melhorar a qualidade de vida.

Especialistas

Giordano Matos

Giordano Matos

Angiologista

Teresina

Leandro Souza Fernandes

Leandro Souza Fernandes

Cirurgião vascular

Irecê

Leonardo Lessa

Leonardo Lessa

Angiologista

Vitória

Guilherme Borgo

Guilherme Borgo

Cirurgião vascular

Balneário Camboriú

Aline Helena Gonzalez Fares

Aline Helena Gonzalez Fares

Cirurgião vascular

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 46 perguntas sobre Doenças Vasculares
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.