tive rotura completa do tendão supraespinhoso,estando seu coto proximal , retraído a 2,5 cm de sua

3 respostas
tive rotura completa do tendão supraespinhoso,estando seu coto proximal , retraído a 2,5 cm de sua inserção na grande tuberosidade umeral. Como é feita a operação? Qual o tempo de recuperação, incluindo fisioterapia?
A ruptura do tendão do músculo supraespinhal pode ocorrer por processo degenerativo ou traumático. Sendo degenerativo, uma lesão com retração de 2,5cm já demonstra um certo tempo de evolução e de dor no ombro, geralmente comprometendo a qualidade de vida.

É importante frisar que os melhores resultados após a cirurgia ocorrem quando a lesão ainda é pequena e é abordada em seus estágios iniciais.

A cirurgia com recuperação mais rápida e com menor índice de infecção é feita por via artroscópica. São feitos de 2 a 3 pequenos cortes com cerca de 1cm no ombro, pelos quais se insere uma óptica que projeta em um vídeo a imagem do tendão rompido. Uma bomba de irrigação é responsável por "insuflar" o espaço no qual o tendão se encontra e facilitar o reparo do tendão através de instrumentos especiais (pinças, âncoras…). Dessa forma, o tendão é inserido de volta na inserção do tubérculo maior do úmero.

O tempo de recuperação varia de 3 a 4 meses com a fisioterapia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, existem muitas variáveis como idade, atividades desempenhadas pelo paciente, local de dor, ... que precisamos avaliar durante a consulta, antes de responder sua pergunta. Sugiro que procure um bom especialista, com referências, para que possa te ajudar e responder sua pergunta.
Olá,
O ideal é um cirurgião avaliar a sua lesão (através do exame físico e da interpretação das imagens). Muitas vezes o laudo não permite a correta avaliação da lesão, sendo necessária a interpretação das imagens pelo cirurgião.
De uma forma geral, caso a sua lesão seja passível de reparo cirúrgico, costumamos realizar o procedimento através de uma técnica minimamente invasiva (artroscopia) através da qual suturamos (amarramos) o tendão na sua inserção original (osso).
O procedimento leva em média 1:30-2 horas e o paciente costuma ir para casa com uma tipóia para imobilizar e proteger o ombro.
Durante cerca de 4-6 semanas a tipóia será utilizada e apenas movimentos leves serão permitidos.
Após tal período, o paciente inicia a fisioterapia, voltando as suas atividades completas após cerca de 4-6 meses.

Especialistas

Bruno Akio Matsumura

Bruno Akio Matsumura

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Luiz Fernando Teochi

Luiz Fernando Teochi

Ortopedista - traumatologista

Itu

Dalmyr Osmar Semeghini Junior

Dalmyr Osmar Semeghini Junior

Ortopedista - traumatologista

Araraquara

Vitor Rodrigues Domingues

Vitor Rodrigues Domingues

Ortopedista - traumatologista

Barueri

Felipe Machado do Amaral

Felipe Machado do Amaral

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 365 perguntas sobre Dor no ombro
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.