tique tem cura ou controle?

7 respostas
tique tem cura ou controle?
A causa dos tiques é desconhecida. Têm componentes de origem genética, mas fatores psicológicos e ambientais desempenham um papel importante na construção e manutenção dos tiques. O tratamento depende da gravidade dos sintomas. Recomenda-se o uso de medicamentos conjugado com psicoterapia ajudando na conscientização, no relaxamento (sintomas podem agravar-se em função de tensão e estresse) e na mudança do comportamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Tique normalmente é um sintoma de ansiedade e normalmente tem cura com psicoterapias comportamentais.
Por trás desse sintoma existe uma desordem psicológica. Entretanto, não há uma relação direta de causa e efeito com o tique. A pessoa que tem esse funcionamento repetitivo não sabe o que lhe causa. É no decorrer do tratamento psicológico que será percebida a relação do sujeito com o mundo e, dando sentido à algumas questões, o tique começará à entrar em remissão.
O tique é uma manifestação física de uma questão psicológica relacionada à angústia, ansiedade, medo ou inibição. Embora seja possível conviver com um tique, um tratamento psicológico pode levar a um processo de autoconhecimento, necessário para a compreensão deste sintoma e consequentemente melhora na qualidade de vida.
Olá! Provavelmente, você já viu crianças e até adultos com tiques repetitivos que chamam a atenção. Eles não são simples manifestações de nervosismo, fazem parte de um distúrbio neuropsiquiátrico hereditário. O tratamento pode ajudar. É uma condição que se instala na infância, a síndrome de Tourette é caracterizada por tiques físicos ou vocais. Ao atingir a adolescência, os sintomas desaparecem em cerca de 1/3 dos casos. Em outro 1/3, eles se tornam bem menos intensos. Nos demais, persistem pelo resto da vida. Estes tiques tem remissões e recidivas características, podem ser suprimidos temporariamente e são procedidos por impulsos antecipados/premonitórios.
Os tiques motores incluem piscar, contrair os músculos da face, balançar a cabeça, contrair em trancos os músculos abdominais ou outros grupos musculares, além de movimentos mais complexos que parecem propositais, como tocar ou bater nos objetos próximos.
Os tiques vocais incluem ruídos não articulados como tossir, fungar ou limpar a garganta, e outros em que ocorre emissão parcial ou completa de palavras. O tique mais constrangedor, dizer palavras obscenas ou dirigir insultos, está presente em menos de 50% dos casos. A síndrome não afeta a inteligência ou a esperança de vida. Além de alguns medicamentos, psicoterapia também pode ajudar.
Tiques podem ser normais na infância, se o problema se manter é necessário o acompanhamento médico e/ou psicológico.
Tudo depende de caso a caso!
Existe estudos clínicos que está provando a utilização da terapia comportamental cognitiva, conhecida como "tratamento de reversão de hábitos". Ela se fundamenta na prática dos pacientes para que avaliem as sensações premonitórias e os tiques.

Os tiques são sintomas psicogênicos bastante conhecidos e tendem a diminuir conforme o andamento do processo analítico.

Especialistas

Fabiana Kokol

Fabiana Kokol

Psicanalista, Psicólogo

Jundiaí

Jacson Souza

Jacson Souza

Psicanalista, Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Miriam Pontes de Farias

Miriam Pontes de Farias

Psicólogo

Rio de Janeiro

Rozana Parma

Rozana Parma

Psicólogo

Campinas

Marisa Nelli Dias

Marisa Nelli Dias

Psicanalista, Psicólogo

Itatiba

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 20 perguntas sobre Tiques
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.