ter alucinaçoes por um periodo de tempo e depois parar .significa ser esquizofrenia?

9 respostas
ter alucinaçoes por um periodo de tempo e depois parar .significa ser esquizofrenia?
A alucinaçao é apenas um sintoma, pode ser resultante de alguma patologia ou mesmo do uso de alguma substancia psicoativa. Procure um médico psiquiatra para melhor avaliaçao.

Em tempo, alucinações podem ser sintoma de um quadro esquizofreniforme, ou seja, um quadro psiquiátrico que tem semelhanças com a Esquizofrenia, mas não necessariamente é. Só um psiquiatra experiente poderá esclarecer qual transtorno é, se é uma manifestação de um quadro agudo, psiquiátrico ou neurologico e mesmo uma intoxicação exógena ou distúrbios metabólicos.

Será que foram alucinações mesmo? As pessoas com pouca experiencia na área fazem muita confusão com respeito a esse sintoma. Pode-se quase generalizar que a totalidade dos pacientes portadores de Esquizofrenia não sentimento de doença e não se posicionariam com vc..."ter alucinações por um período de tempo". Eles creem convictamente no que viram e ouviram.

Procure um psiquiatra, é o melhor. Abços,
Dra Rita Cytryn
Olá

A ocorrência de alucinação pode se dar em uma diversidade de doenças psiquiátricas, neurológicas e clínicas, como por exemplo diabetes, quadros infecciosos e febris.

Também pode ser resultado de intoxicação (medicamentos, álcool, drogas ilícitas, etc).

Ou seja, a alucinação é um sintoma, e não uma doença. A melhor conduta é procurar um médico para fazer a triagem necessária e propor um esquema terapêutico necessário.
Alucinação (seja ela auditiva, visual, olfatória, gustativa) é apenas um sintoma que pode se manifestar em diferentes patologias, e não significa necessariamente que o indivíduo tem um quadro esquizofreniforme.
Olá!

Para fechar um diagnóstico de esquizofrenia é necessário um conjunto de critérios de sinais e sintomas por duração e intensidade definidas. E, assim como os colegas acima disseram, alucinação é apenas um sintoma e pode ser decorrente de inúmeras causas - assim como a febre, por exemplo, é apenas um sintoma que pode ser causada por inúmeras causas. Agora, o quanto isso que tem ocorrido com você tem incomodado é interessante você procurar um psicólogo para te ouvir melhor e entender junto com você o que se passa. Além da possibilidade de procurar um psiquiatra que possa também esclarecer suas dúvidas.
A melhor coisa a fazer é consultar um profissional da área de saúde mental para fazer uma avaliação, já que cada caso é único e exclusivo. Cada pessoa tem suas defesas, e precisam ser avaliadas.
Como já comentado, alucinações podem ocorrer por várias causas, e a repetição por alguns períodos, devem ser avaliadas por um psiquiatra e se necessário por um psicólogo.
Alucinações fazem parte do que pode ser considerado um quadro de esquizofrenia, entretanto, não são sua exclusividade. Como foi mencionado acima, pode ser um sintoma associado ao uso de substâncias psicoativas, lícitas ou não. Independente disso, as alucinações podem estar associadas a vários fatores como estresse ou traumas emocionais. Se for o caso de um sintoma esquizofrênico deve ser tratado com medicação e psicoterapia. Como você não menciona se isso acontece com você ou com outra pessoa, é preciso atentar para o fato de existir um certo reconhecimento de que algo não vai bem. Em todo caso procure ajuda, seja psiquiátrica ou psicoterapêutica.
Olá...
As alucinações são sintomas, isolada não diz muita coisa.
É importante uma avaliação com o seu médico psiquiatra.
Abraços!