Alucinações - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - alucinações

Deborah Klajnman

Deborah Klajnman

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Gustavo Pereira Nakamiti

Gustavo Pereira Nakamiti

Psiquiatra

Assis

Fabio Molina Fernandes Silva

Fabio Molina Fernandes Silva

Psiquiatra

Assis

Claudelis Oliveira Zimmermann

Claudelis Oliveira Zimmermann

Psicólogo

Brasília

Cíntia Garcia

Cíntia Garcia

Psicanalista, Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Júlia Miglioranzi

Júlia Miglioranzi

Psicólogo

Poços de Caldas

Perguntas sobre Alucinações

Nossos especialistas responderam a 46 perguntas sobre Alucinações

Olá! “Paranoia” ou “mania de perseguição” é uma condição em que a pessoa acredita, de forma intensa e persistente, que está sendo perseguida ou que há conspirações contra ela, mesmo sem evidências…

Ela pode estar apresentando moscas volantes, que são pequenos pontos enegrecidos percebidos pelo paciente flutuando/ em movimento dentro dos olhos, principalmente em ambientes muito iluminados…

Olá, bom dia!
não existe uma resposta pronta para essa pergunta e é necessário acompanhamento clínico para que se possa entender mais sobre o seu caso. Mas me parece que você pode estar…

Especialistas falam sobre Alucinações

Alucinação é a percepção real de algo que não existe, entretanto o alucinado vivencia de tal forma a sensação, que crê profundamente no que está vendo, ouvindo, ou sentindo. Em psiquiatria, tratamos esses sintomas com medicações anti psicóticas, com o objetivo de diminuir o sofrimento que causa no paciente e na família. Associado ao tratamento, iremos identificar se o sintoma está associado a algum distúrbio que também mereça atenção psiquiátrica ou outra especialidade.

As alucinações caracterizam-se por não ter um objeto real, ou seja, não há nada externo ligado àquela percepção. Mas para quem as tem elas são reais. Porém, as alucinações podem originar-se de patologias psiquiátricas como também do abuso de drogas, uso de medicamentos e estar associadas à stress, fadiga, medo, febres, privação de sono, etc. Podem ser visuais (faíscas, figuras, pessoas, etc.), táteis (picadas, formigamento, animais peçonhentos, etc.) olfativas e gustativas (ex. odores desagradáveis, etc.), auditivas (zumbidos, vozes, gritos), cinestésicas (sensação de movimentos corporais involuntários) cenestésicas (sensação de apodrecimento de um órgão), sinestésicas (ex. ver a cor do som).

Judy Cavenago

Psicólogo

Belo Horizonte


Alucinações tanto podem ser ligadas às doenças mais graves (crônicas), como a situações recentes , importante é a pesquisa de sua causa.

Valéria Nador

Psiquiatra

São Paulo


Quando a pessoa começa a entrar em um mundo totalmente fora da realidade de seus familiares, gerando um distanciamento de tudo que é real. Causando angústia não naquele que tem os sintomas mas sim nos que não estão inseridos no mundo do paciente. A pessoa se torna desorganizada em seus pensamentos tendo uma mudança significativa na maneira de viver e encarar a vida.

Quais profissionais tratam Alucinações?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.