Tenho variação de peso de até 1kg (ou mais) por dia. Ex: durmo com 67,7 e acordo com 66,4 kg (perda

2 respostas
Tenho variação de peso de até 1kg (ou mais) por dia. Ex: durmo com 67,7 e acordo com 66,4 kg (perda de mais de 1kg em uma noite). Recupero durante o dia e a noite fica nessa ¨montanha russa¨. Gostaria de saber se pode ser algo relacionado à tireoide e, inicialmente, qual área médica procurar?
Os pacientes costumam associar frequentemente o ganho de peso à problemas tireoidianos, porém devemos deixar claro que o hipotireoidismo leva a um ganho de peso pouco significativo e isso ocorre apenas em casos bastantes graves, quando não devidamente tratado.
Deve ser realizado a função tireoidiana e se normal, a tireoide não é a causa dessa variação de peso.
Além disso, pequenas variações de peso podem ocorrer no decorrer do dia, associados sobretudo a alimentação, consumo de alimentos ricos em sódio, outras patologias como varizes etc. Portanto precisa de uma avaliação médica e se necessário exames para excluírem diversas outras causas dessa variação do peso para um adequado acompanhamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Além da tireoide, é importante estudar também a função do pâncreas relacionada à produção de insulina e metabolismo glicose. Há evidências de que o fígado segue um ritmo cir- cadiano no metabolismo do glicogênio hepático com síntese aumentada no período noturno e redução na secreção da insulina pelo pâncreas, assim como menor sen- sibilidade à ação de insulina nas fases vespertina e noturna. Também há evidências que a glicogenólise e síntese biliar hepática ocorrem na presença da luz. A deficiência de insulina na fase vespertina e noturna sugere que haja menor consumo de carboidratos neste período, em particular os de alto índice glicêmico por estimularem maior liberação de insulina, favorecendo a lipogênese. Na hipótese de alteração da glicemia, simulando um quadro de diabetes, a poliuria (excesso de urina) pode explicar em parte essa "diminuição" temporária do peso. Um Endocrinologista ou um Nutrólogo poderão esclarecer essa situação.

Especialistas

Carolina Moreira Feijó

Carolina Moreira Feijó

Geriatra

Fortaleza

Arthur Antonino da Silva Nunes

Arthur Antonino da Silva Nunes

Médico de família

São Paulo

Jhonata Pereira Muniz

Jhonata Pereira Muniz

Generalista, Especialista em clínica médica

Imbituba

José Linhares

José Linhares

Médico de família

Porto Alegre

Agendar uma visita
Bruna Perez Segato

Bruna Perez Segato

Endocrinologista

São José do Rio Preto

Fernando Henrique da Rocha

Fernando Henrique da Rocha

Médico clínico geral

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 565 perguntas sobre Hipotireoidismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.