Tenho uma filha com sd, 20 anos, sempre foi dócil e tranquila...ultimamente vem apresentando comportamento

5 respostas
Tenho uma filha com sd, 20 anos, sempre foi dócil e tranquila...ultimamente vem apresentando comportamento irritadiço, fala muito sozinha, e teve uma crise nervosa, qual médico devo procurar?
Situações que envolvem o cotidiano do adolescente e jovem com Down, incluem:
Capacidade de discernimento diminuída; Diminuição na capacidade de atenção; Lentidão no aprendizado, e Comportamento impulsivo.
Além dessas características, a medida que vai ficando adulta, nos estágios da adolescência e se tornam conscientes de suas limitações, elas podem sentir frustração e raiva diante desses fatores que se intensificam possibilitando maior estress. Por isso é importante associar o tratamento médico com outras especialidades, como o acompanhamento psicoterápico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Tratamento psicológico é muito importante, contribui no controle da ansiedade e no estado emocional. Essa questão de falar sozinha pode indicar uma necessidade de comunicação.
Se repetir o episódio de crise nervosa, será necessária a avaliação do Psiquiatra.
É importante que sejam observados também outros aspectos do comportamento de sua filha, por exemplo, se houve alguma alteração no sono, na alimentação, no peso, e se ela apresenta cansaço, desânimo, lapsos de memória, etc. Para isso, recomendo uma análise clínica, uma consulta com um Médico, clínico geral, para uma avaliação e exames (clínicos e laboratoriais). Mas também seria adequado realizar uma avaliação Psicológica, para verificar aspectos emocionais que podem estar provocando esta mudança de comportamento, lembrando que ela pode estar vivenciando nova fase (adolescência = na Síndrome de Down se evidencia mais tardiamente), e os conflitos e inseguranças próprias desta fase. Portanto, ela iria pode se beneficiar e alcançar mais crescimento e equilíbrio emocional através da Psicoterapia. Estou à disposição para maiores esclarecimentos quanto ao Tratamento Psicológico.
Att.,
Cristine Timm Lima
Psicóloga Clínica
Seria interessante fazer uma avaliação clínica e hormonal da paciente para saber se está tudo bem com as taxas dela. Paralelamente, leve ela ao Psicólogo e em alguns casos precisa até mesmo de um remédio tranquilizante que seu médico de confiança ou um psiquiatra pode passar.
Olá,
Concordo com os colegas que antecederam-me nas respostas sobre a necessidade de buscar uma avaliação médica e acompanhamento psicológico. Ressalto no entanto que quando o jovem deixa de receber liberdade e responsabilidades de acordo com sua idade (mental, cronológica...) tende a expressar-se como pode e sabe, esta é uma causa comum de rebeldia na adolescência em busca da tão sonhado liberdade e autonomia. Nos jovens com SD pode acontecer process semelhante, recomendo partilhar responsabilidades com sua filha, desafiando-a a superar-se e ir um pouco além de suas atividades atuais, no entanto sem exagerar nas demandas.
Uma terapia familiar lhes poderá ser muito útil, mas igualmente procure descartar qualquer alteração médica,
Sigo à disposição.

Especialistas

Ana Clara Moraes

Ana Clara Moraes

Terapeuta ocupacional

São José dos Campos

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Flavia Rabelo Frayha

Flavia Rabelo Frayha

Alergista, Pediatra

São Vicente

Andressa Mara Netto

Andressa Mara Netto

Psicólogo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 51 perguntas sobre Síndrome de down
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.