Tenho uma filha com 7 anos com tdah e gostaria de saber como a terapia com biofeedback pode ajuda-la?

20 respostas
Tenho uma filha com 7 anos com tdah e gostaria de saber como a terapia com biofeedback pode ajuda-la? Moro em Aracaju -SE e não consegui encontrar um profissional na área. Gostaria que se possível me informasse sobre profissionais que trabalhem aqui em Aracaju.
Ola bom dia.
Esse diagnóstico é sempre bastante complexo, aconselho que antes de tudo tenha mais de uma opinião sobre o TDAH, com psiquiatra e neuropsicologos.
Eles irão poder ajudar melhor, pois a avaliação individual é muito importante. Mas a colega acima já deixou tambem uma orientação. Espero ter ajudado.

A disposição
Sayonara Machado

Reinterno, quanto a necessidade de você ter um diagnóstico confirmado com neurologista e psicólogo que tenham especialização na área infantil. Estes profissionais, após a avaliação da sua filha é quem melhor podem indicar o tipo de tratamento mais indicado para ela.Se você não tem indicação em Aracaju, procure um profissional ligado a Universidade ou a um serviço de referencia da sua cidade, isto pode lhe dar mais segurança. Espero ter contribuído, no seu questionamento.
Em primeiro lugar é importante ter certeza do diagnóstico de TDAH. Em relação a terapia de Biofeedback é mais uma ferramenta da terapia Cognitivo Comportamental que vai auxiliar no tratamento, junto com outras técnicas da terapia. O Biofeedback auxiliar a controlar a ansiedade, relaxar, controlar a respiração acelerada, verificar os batimentos cardíacos através de gráficos, ajuda na concentração e atenção. É indicado para crianças acima de 8 anos. O neurofeedback também é aconselhável para tratar o TDAH, e outras patologias também.
Trabalho com o Biofeedback, mas não sou de Aracajú.
Espero ter ajudado.
É preciso ter bastante cautela no diagnóstico de TDAH, pois há evidências de excesso de medicalização no Brasil. Concordo com os/as colegas que recomendaram avaliação neuropsicológica, e, se necessário, neurológica para eliminar possibilidade de existência de problemas orgânicos.
Procure um Neuropsicólogo para avaliar melhor. Embora eu atue em Aracaju-Se, não trabalho com crianças. Boa sorte!
Atualmente, há uma importante discussão, no meio profissional, acerca dos psicodiagnósticos, principalmente o de TDAH. Muito mais relevante que o diagnóstico é entende o contexto familiar, social, escolar, dentre outros, em que a criança diagnosticada vive. Mais importante que esse diagnóstico é a criança ser ouvida por um profissional (recomendo que procure psicanalista) sobre o seu sintoma, sobre as causas desse comportamento, enfim, sobre o que a faz sofrer. Fechar-se numa direção de tratamento que considere apenas um diagnóstico, poder não ser um caminho seguro. Além disso, é importante a confirmação do diagnóstico por outros profissionais, como os colegas já frisaram.
O Neurofeedback é recomendado para vários transtornos e também para potencializar o aprendizado, mesmo de pessoas sem dificuldades específicas. Pesquise no mapa Brain Trainer Brasil um profissional mais próximo a vx.
Como os demais colegas já expuseram, reitero a importância de buscar uma avaliação adequada e o diagnóstico correto, para então trabalhar com eficácia tal demanda.
O biofeedback é uma terapia de autorregulação e é usada de forma complementar , age harmonizando o sistema cardiovascular e respiratório, promovendo a redução da atividade do sistema nervoso autônomo
disfuncional e permitindo maior relaxamento, acesso a resposta consciente e proporcionando o controle da ansiedade .é indicado sim no tratamento do TDAH e outras disordens onde há predominância de sintomas de natureza ansiosa . Quanto às indicação em Aracaju , não conheço .
Bom dia gostaria de sugerir para este transtorno também a terapia com EMDR ou Brainspotting porque são muitos eficazes além do biofeedback, em Aracajú tem profissionais que trabalham com essas outras terapias e podem te ajudar bastante. Boa sorte.
Este procedimento é eficiente porem complementarr, no entanto como voce informou a criança ja foi diagnosticada por um médico especialista, a reabilitação é muito importante para melhor qualidade de vida da criança e também existem muitas técnicas de reabilitação que poderá complementar os resultados. Procure um especialista.
Olá! Tudo bem?
Primeiramente vou divergir de algumas opiniões acima. O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é amplamente documentado pela Literatura científica, com estudos em diversas culturas e faixas etárias. É um transtorno que tem início na infância, altera o desenvolvimento neurobiológico e gera prejuízos acadêmicos, relacionais e predispõe a outros riscos se não tratado eficazmente por equipe multidisciplinar. Em geral continua na idade adulta, mantendo os prejuízos que mencionei. O que acontece, como qualquer especialidade na área da saúde, é que o diagnóstico deve ser realizado por profissionais qualificados. Feito o diagnóstico de forma ética e capacitada, a primeira linha de tratamento é com psicoestimulantes. Outras opções farmacológicas podem ser usadas conforme o caso e avaliação médica. Terapias psicológicas são complementares, mas de muita importância. Segundo a Divisão 12 da American Psychological Association (APA), seção responsável pela recomendação de tratamentos psicológicos baseados em evidências, somente a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) tem suporte empírico robusto como tratamento adjuvante para o TDAH. O Biofeedback é uma ferramenta promissora, mas ainda em pesquisa e não tão consolidada para ser indicada como substitutiva a TCC ou mesmo à medicação. É preciso mais estudos com o biofeedback para crianças com TDAH a ponto de ser recomendado como conduta padrão. Tenha muito cuidado com opiniões que não sejam respaldadas em evidências obtidas por rigorosos estudos empíricos. Afinal, estamos falando de saúde, não de achismos!
Cordial abraço, Victor.
Penso que sim, este tipo de processo é muito bom para você e para seu filho. E assim, ele tenha uma melhora no seu transtorno, deixando ele e toda a família mais tranquila para lidar com ele.
Biofeedback é uma terapia alternativa que liga o corpo e a mente. O TDAH é um fator de risco para o stress. Simultaneamente o stress potencializa a desatenção, impulsividade, hiperatividade, esquecimentos e as variações de humo. O Biofeedback é uma das opções de tratamento não-medicamentoso para TDAH, um excelente recurso para auto-regulação emocional. Grande Abraço!!!
Olá mãe complementando as respostas dos meus colegas, as terapias alternativas ajuda para, mas o importante é você ele também fazer a terapia para que possa lidar com as situações de estresse, ja que a pessoa com TDH ansiosa e intensa. Pocure um terapeuta, o mais importante é essa criança ter um bom vínculo com seu terapeuta.
Olá! Você conhece a Terapia EMDR? Usamos o mesmo método inglês de terapia EMDR à distancia. Aqui está o convite para explorar mais esse assunto. Um abraço!
Ola! Sou de São Paulo, e o primeiro passo é procurar fazer uma avaliação com especialistas Neuropsicóloga e Neuropediatra e se necessário o Psiquiatra infantil, depois de ter uma diagnóstico fechado poderá saber com certeza que caminho a seguir. Estes profissionais podem indicar o tipo de tratamento mais indicado e uma equipe multidisciplinar para ajuda-la.
O Biofeedback é uma terapia alternativa que liga o corpo e a mente e de auto regulação emocional, não vejo grandes avanços para estes caso, o mais indicado para casos de TDAH é o TCC (terapia Cognitivo comportamental) pois o TDAH é um fator de risco para o stress, este potencializa a desatenção, impulsividade, hiperatividade, esquecimentos e as variações de humor, dentre outros.Se não tiver indicação segue a orientação do meu colega acima, procure uma Universidade que tenha o curso de Psicologia e busque orientação, o CRAS ou Assistência e Promoção Social de sua cidade. Espero ter ajudado! Forte abraço!
A criança é sempre um SINTOMA do meio em que vive, portanto , pela luz da psicanálise, o tratamento do TDAH envolve um olhar para o ambiente em que essa criança vive desde a formação de seu psiquismo até os dias atuais. Muito cuidado em apenas medicar seu filho sem cuidar das causas desse transtorno, e com soluções mais imediatistas. Os diversos recursos mostrados aqui são instrumentos de alguma ajuda na terapia, mas o mais importante é dar a essa criança oportunidade de expressar suas emoções através do brincar, ou lúdico, e para isso deve procurar em sua região um psicólogo de orientação psicanalítica. Abraços
Em sua pergunta você não detalha muito e não se sabe se sua filha já fez ou faz algum tipo de tratamento. De qualquer forma recomendo que procure especialistas tais como Neuropsicóloga e Neuropediatra para um diagnóstico preciso.
Ficou bem esclarecido pela Dra Alessandra Farina e o Dr Victor Godoy.
Procure um neuropediatra e um neuropsicólogo que vão avaliar e indicar o melhor tratamento.