Biofeedback - Informações, especialistas e perguntas frequentes
É a psicoterapia não invasiva para o tratamento de transtornos mentais e doenças físicas relacionadas. Vários sensores são distribuídos em diferentes áreas do corpo humano para obter dados sobre as variáveis ??do seu corpo que podem ser afetados: frequência cardíaca, pressão arterial, o fluxo sanguíneo, as ondas cerebrais, etc... O fato de visualizar a própria atividade nervosa apresentada graficamente permite que o paciente seja mais consciente do seu auto controle e de trabalhar os níveis expostos. A técnica é compatível com outros tratamentos do tipo farmacológico ou homeopático.
Especialistas - biofeedback
Perguntas sobre Biofeedback
Nossos especialistas responderam a 4 perguntas sobre Biofeedback
Especialistas falam sobre Biofeedback
O biofeedback é uma técnica que tem como objetivo demonstrar ao paciente um evento fisiológico, ou seja, dá uma resposta do que está acontecendo naquele momento com determinada região do seu corpo. Na Fisioterapia Pélvica, o biofeedback é utilizado para demonstrar como está a contração da musculatura do seu assoalho pélvico. Dessa forma, podemos coordenar e melhorar a resposta dessa contração; favorecendo a micção, a evacuação, a função sexual, etc...
O Biofeedback é um recurso utilizado para o paciente receber uma informação visual ou sonora de como está realizando determinada atividade.
No caso da fisioterapia pélvica o principal objetivo é ensinar o paciente a forma correta de contrair e relaxar a musculatura do assoalho pélvico.
Na Clínica Fisiopelvica, utilizamos este procedimento em diversos sintomas, tais como incontinência urinária, incontinência fecal, constipação crônica, vaginismo, entre outros.
Consiste em uma pessoa ser capaz de ter controle de várias funções do seu corpo, que antes eram involuntárias. O tratamento é medido com a ajuda de aparelhos que possuem sensores eletrônicos e são utilizados para medir os processos fisiológicos do corpo, como a frequência cardíaca, a temperatura corporal periférica, a tensão muscular, a pressão sanguínea, atividades cerebrais e reações fisiológicas e emocionais. As técnicas são totalmente livres do uso de remédios, levando-se em consideração que o próprio tratamento já é uma ferramenta poderosa que ajuda o paciente a se curar sozinho, por meio da capacidade de autorregulação do seu corpo.
A Fisioterapia Pélvica dispõe de técnicas e recursos, que são escolhidos depois da avaliação, para tratamento ou prevenção de disfunções do assoalho pélvico.
O Biofeedback é um recurso que consiste em um equipamento que é capaz de fornecer uma resposta visual e/ou sonora durante o exercício permitindo que o paciente perceba e tenha consciência do seu corpo e musculatura.
Biofeedback é uma ferramenta terapêutica que fornece informações com a finalidade de permitir aos indivíduos, desenvolver a capacidade auto-regulação. Possui sensores eletrônicos os quais são utilizados para medir os processos fisiológicos do corpo e assim modifica-los.
O aparelho de biofeedback eletromiográfico permite ao paciente ver e ouvir, as suas funções musculares, através de uma tela de computador. A musculatura do assoalho pélvico, para muitas pessoas, é difícil de compreender e contrair, por ser um músculo interno e de pouco uso consciente.
Este aparelho capta o movimento muscular e fica mais fácil para o paciente realizar os exercícios corretamente.
Permite ao paciente compreender o que é estar com a musculatura pélvica contraída e relaxada.
É uma excelente ferramenta usada pela fisioterapia pélvica nos tratamentos das disfunções pélvicas como: incontinência urinária, constipação intestinal, obstrução infravesical funcional dentre outras.
É uma técnica que tem como objetivo de auxiliar na facilitação proprioceptiva das contrações voluntárias do assoalho pélvico,isto é,é uma ferramenta que ensina o exercício corretamente,modificando uma resposta inadequada e proporcionando um treinamento cognitivo da musculatura perineal.Esse aprendizado é dado através da conscientização, conseguido através da visualização/audição da paciente, notando graficamente as diferentes intensidades de sua contração perineal ativa,podemos observar também a utilização inadequada da musculatura acessória.
Quais profissionais realizam Biofeedback?
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.