Tenho problemas nas glândulas paratireóides.Estão em níveis elevados. Já fiz várias cintilografias
3
respostas
Tenho problemas nas glândulas paratireóides.Estão em níveis elevados. Já fiz várias cintilografias com sestamibi e nada aparece nos exames. O que fazer?
Boa noite! depende muito do valor do PTH, dos niveis de calcio, vit D e fosforo. Um exame bom para tentar localizar é a USG com um profissional capacitado.
Converse com seu medico assistente. Ele poderá te dar mais informaçoes a respeito
Converse com seu medico assistente. Ele poderá te dar mais informaçoes a respeito
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Provavelmente você deve ter aumento dos níveis de PTH (paratormonio) que é o hormônio produzido pela Paratireoide que controla os níveis de cálcio no nosso organismo. É preciso em primeiro lugar avaliar os níveis de cálcio e fósforo. Se eles estiverem elevados você realmente tem um problema nas Paratireoides e deve fazer exames de imagem entre eles Cintilografia (sesta-mibi), spect-ct, ultrassom entre outros. Muitas vezes são necessários exames combinados para a localização do problema. Converse com seu médico
Primeiro, nem sempre que há aumento do PTH significa que há um adenoma de paratireóide. Condições como carência de vitamina D, insuficiência renal ou elevação do cálcio urinário, que pode estar associado a alguns medicamentos. Por outro lado, a cintilografia com Sestamibi tem alguns fatores que interferem no resultado, como a qualidade do exame, e se há captação adequada do fármaco na paratireóide, que nem sempre tem. E por último, existem adenomas extracervicais, tanto intratorácicos quanto posteriormente às carótidas, de difícil diagnóstico. Concluindo, oriento falar com o seu médico assistente para prosseguir com a investigação médica.
Especialistas
Diana Sá
Endocrinologista, Médico clínico geral, Especialista em clínica médica
Brasília
Agendar uma visitaPerguntas relacionadas
- Meu cálcio iônico deu 1,35mmol/L estar alto? Preciso de orientação de vocês médicos.
- Tenho adenoma de paratireoide medindo 2 6 cm, pth 43 e cálcio 10,6. Precisa fazer cirurgia?
- Tenho um adenoma em uma das paratireóides que já foi identificado por spect-ct. Meu PTH varia de 110 a 115. Cálcio entre 10 e 11. Fósforo de 2,5 a 2,8. Nunca tive problemas renais. Tenho osteopenia. 61 anos de idade. Como os valores ficam pouco acima do limite, vcs acham aconselhável a cirurgia? Existe…
- Tenho adenoma de uma das paratireoides, medindo 2,7 cm. O PTH está 180. Cálcio normal. Tem que fazer cirurgia? Se tiver que fazer cirurgia, previsa ser anestesia geral?
- Olá, tenho o achado de cálcio iônico de 1.38, com PTH no limite superior. Será necessário operar as paratiróides?
- Precisarei fazer a cirurgia pra retirada de paratireóide patológica (como dito na cintilografia) como é o pós cirúrgico? doloroso, demorado?
- É possível uma pessoa desenvolver uma adenoma na paratireoide em 2 anos? Em 2015 fiz ultrassonografia da tiroide e PHT e estava tudo normal,porém passei 2 anos sem fazer exame? Porém esse ano ao fazer meu cálcio de um pouco elevado 10,5 Mg/dL ( máximo 10,2 Mg/dL). É possível que eu tenha adenoma?
- Que tipo de anestesia é usada na cirurgia para retirada de adenoma na paratireoide?
- Estou com hiperplasia e nódulo na paratireóide, ja retirei a tireoide. Desde que retirei me sinto mal, mas agora estou pior, tenho dores nas articulações, tonteiras depressao e muitos outros. Gostaria de saber quais os sintomas relacionados a esse problema?
- Descobri que tenho hiperplasia da paratireoide inferior esquerda, minha endócrino mandou para cirurgião? É mesmo necessário a cirurgia ou tem tratamento?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 11 perguntas sobre Doenças Das Paratireóides
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.