Tenho lido artigos jornalísticos em sites confiáveis que afirmam não haver restrições no consumo, po

5 respostas
Tenho lido artigos jornalísticos em sites confiáveis que afirmam não haver restrições no consumo, porém quando faço o teste de glicose no Glicosímetro o resultado dá 155mg/dL (p/ o café de supermercado) e para café arábica especial 263mg/dL. Minha dúvida é: quais as restrições para o consumo de café puro? Obrigado !
Não há restrição para o consumo de café puro em portadores de diabetes a não ser que haja uma intolerância a cafeína ( alguns pacientes são sensíveis e podem desenvolver taquicardia ou arritimias ).
Posso te ajudar presencial ou online, agende uma consulta.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Café puro, sem adoçar, não estimula a glicemia. Esta alteração no glicosímetro, precisa ser avaliada para todo o conjunto de alimentos ingeridos junto com o café, na refeição. Para esta análise, meça a glicemia antes da refeição e cerca de 20 minutos após. Verifique todos os ingredientes presentes nos rótulos dos alimentos industrializados que possam ter sido ingeridos, como por exemplo maltodextrina, açúcares em geral, que muitas vezes estão presentes, sem que nos demos conta. Os acréscimos de amido, espessantes à base de farinhas ou féculas também alteram a glicemia, e estes podem estar presentes em patês, queijos, cremes, molhos de salada prontos, etc. Verifique os rótulos e controle além de açúcares, farinhas, maltodextrina e polióis, espessantes, amidos, frutose, glucose de milho, mel. Não se esqueça igualmente dos alimentos que mais estimulam a insulina como pães, massas, bolos, bolachas, arroz, batatas e tubérculos, frutas, e grãos integrais. Precisando de ajuda, estou à disposição.
Primeiro, para comparação você deveria comer exatamente os mesmos alimentos (quantidade, marca, horários etc) durante dois dias, em cada dia você consome um tipo de café e mede. No entanto é preciso lembrar que outros fatores como estresse, medicamentos, inflamação etc podem alterar a glicemia.
Existem estudos que demonstram que o café pode reduzir a glicemia, como esses cafés que citou não tem composições exatamente iguais (quantidade de cafeína por exemplo), isso pode influenciar na glicemia sim, não vai aumentar (quem aumenta é a glicose presente em carboidratos), mas possivelmente o café do mercado teve um efeito mais positivo na redução da glicemia do que o outro.
Não há restrição para o consumo de café puro, sem adição de açúcar e/ou adoçante.

Pelo contrário, o café puro PODE auxiliar na diminuição da glicemia.
Todavia, cabe orientação mais a fundo para analisar se tem outros fatores em conjunto que estejam te impedindo de ter o controle glicemico correto.
Olá,
não há restrição de café puro para pacientes com Diabetes tipo 2. Deve-se evitar adicionar açúcar no café, pois assim terá pico glicêmico. Procure associar uma fonte de proteína junto ao café, como queijo branco. No entanto, o tratamento para DM2 depende de toda uma mudança no estilo de vida.
Espero ter ajudado.
Abraços

Especialistas

Laura Pinheiro Navarro

Laura Pinheiro Navarro

Nutricionista

Fortaleza

Letícia Carolina Costa

Letícia Carolina Costa

Nutricionista

São Paulo

Suelyn Rebeca Lapinski

Suelyn Rebeca Lapinski

Nutricionista

São José dos Campos

Julia Grassioli

Julia Grassioli

Nutricionista

Chapecó

Matheus Fernandes

Matheus Fernandes

Nutricionista

Fortaleza

Pedro Henrique Faccenda

Pedro Henrique Faccenda

Médico de família

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 274 perguntas sobre Diabetes Tipo 2
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.