Tenho hipotireoidismo e tomo Levotiroxina 50mg, fui ao medico e ele me receitou Cactinea e Morosil para

2 respostas
Tenho hipotireoidismo e tomo Levotiroxina 50mg, fui ao medico e ele me receitou Cactinea e Morosil para acelerar o metabolismo. Existe algum estudo que mostre a eficiencia deles? Não seria melhor aumentar a dosagem da Levotiroxina?
Olá. Cactinea e Morosil são fitoterápicos, ou seja, substâncias derivadas de plantas. As evidências científicas atuais não são muito favoráveis aos fitoterápicos, ou seja, o perfil de segurança ou o custo beneficio talvez não compensem o uso. Portanto não são medicações aprovadas para uso na obesidade. Muitos usam para emagrecimento, mas os resultados são raros, justamente por não conseguirem comprovar eficácia. Com relação ao aumento da dose da levotiroxina, isso dependeria do resultado dos seus exames de controle. Um controle adequado do hipotireoidismo pode ajudar no emagrecimento, ou pelo menos não atrapalhar a emagrecer. Abraço

Olá! Os fitoterápicos não são medicações liberadas pela ANVISA para o tratamento da perda de peso ou ajuste metabólico, isso por que os efeitos colaterais são poucos conhecidos por falta de estudos clínicos. O tratamento com ajuste de dose da reposição de levotiroxina para o hipotireoidismo depende dos seus valores laboratoriais, e se seu medico não ajustou é por que certamente não havia necessidade. Sobre a sua insegurança do uso de fitoterápicos, discuta com seu médico a opinião dele e entre em um consenso com ele sobre a melhor forma de te ajudar a emagrecer. Busque bons médicos e confie nele. Não deixe de levar suas dúvidas em consulta médica. Espero ter te ajudado, beijos.