tenho fibromialgia, tenho dificuldade em andar posso ficar sem condições de andar definitivamente?

6 respostas
tenho fibromialgia, tenho dificuldade em andar posso ficar sem condições de andar definitivamente?
A Fibromialgia é uma doença complexa e heterogênea. Como comentou o colega Dr. Irineu, ela por si só não vai te paralisar, mas por outro lado pela sua complexidade e etiologia, é uma síndrome associada a sintomas chamados de psicossomáticos, como a Depressão, Transtorno de Ansiedade e Transtorno de Estresse Pós-traumatico, que são muitas vezes respostas ao estado emocional e sim podem comprometer profundamente o paciente.

O tratamento tem por objetivo melhorar a analgesia e minimizar os distúrbios psicoafetivos. Portanto é importante seguir as orientações médicas que geralmente incluem administração de antiinflamatórios e antidepressivos, aliado a psicoterapia e dependendo do caso fisioterapia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Fibromialgia não paralisa ninguém. Você até pode não conseguir andar devido a dor intensa mas isto só acontecerá se você não tratar a sua doença. E desistir de tratar não chega a ser algo tão incomum posto que muitas vezes o diagnóstico correto da doença não é feito e portanto o tratamento correto também não. Como a fibromialgia muitas vezes é acompanhada por depressão chega um dia que o paciente cansa de peregrinar de médico em médico sem obter resultados e desiste de tratar. Como você sabe que tem fibromialgia isto não vai acontecer com você. Procure um médico de sua confiança que você além de não ficar paralisado vai obter uma melhora impressionante da sua qualidade de vida.
O acompanhamento emocional tem se mostrado muito eficaz aliado ao tratamento médico porque ao lidar com as limitações que a doença impõem o paciente também passa por desgaste emocional, podendo esse desgaste estar ligado diretamente a causa ou/e as consequências da condição clínica geral.
Outra opcao complementar ao uso de medicamentos, psicoterapia, fisioterapia e exercicios é a acupuntura. Como enxerga o paciente de forma total, os beneficios serao em diversas esferas: fisicas, mentais, emocionais, auxiliando nos outros tratamentos concomitantes e na melhora em geral.
A fibromialgia como disse o colega não paralisa ninguem mas causa muitas dores, faça um tratamento com médico ortomolecular ou homeopata que vai amenizar bem as dores.
A fibromialgia não paralisa. Mas a dor é intensa, noite e dia, e não se pode viver com dor forte constante, altera tudo, o corpo, o convívio, o humor, a concentração, a sexualidade... tudo. Imagino que já tomou analgésicos e anti-inflamatórios sem fim. Por ser uma doença psicossomática ligada a depressão, ansiedade, stress e a própria dor crônica é fundamental a psicoterapia para ver “ onde está doendo na alma” além do físico. Acupuntura, exercícios, hidroginástica, caminhadas, ortomolecular e homeopatia são bem vindos. Enfim, paliativos. Yoga também! Busque os motivos inconscientes de sua fibromialgia! Este é o caminho! Ela um dia ameniza muito muito!

Especialistas

Thayná Rodrigues

Thayná Rodrigues

Fisioterapeuta

Maracanaú

Kenia Cristina

Kenia Cristina

Fisioterapeuta

Uberaba

Jhonata Pereira Muniz

Jhonata Pereira Muniz

Generalista, Especialista em clínica médica

Imbituba

Belchior Thiago Corte Timoteo

Belchior Thiago Corte Timoteo

Reumatologista

Serra Talhada

Fernando Henrique da Rocha

Fernando Henrique da Rocha

Médico clínico geral

Campinas

Vanessa Rodrigues

Vanessa Rodrigues

Reumatologista, Médico clínico geral

Araraquara

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 257 perguntas sobre Fibromialgia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.