Tenho fibromialgia e não respondo bem a medicação. Tenho crises frequentes e intensas. A terapia de

9 respostas
Tenho fibromialgia e não respondo bem a medicação. Tenho crises frequentes e intensas. A terapia de regressão pode ajudar?
Olá, a terapia cognitivo comportamental juntamente com a hipnose podem sim te ajudar e eliminar ou amenizar seus sintomas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! A psicoterapia cognitivo comportamental associada a hipnoterapia, elimina a fibromialgia. Paz e bem!
Olá leitor/a, As dores de fibromialgia variam de níveis de intensidade, dependendo da pessoa, das partes do corpo afetadas, do estágio da síndrome, se está ou não em crise, pelas condições do clima, do equilíbrio hormonal, do estado psicoemocional, dentre outros fatores. É recomentado o tratamento multidisciplinar com médico, psicólogo, fisioterapeuta, professor de educação física, nutricionista. Em relação ao tratamento psicoterápico, o aumento da percepção no controle de estresse, relaxamentos por mudanças de atitudes no cotidiano e ressignificação de como você está no mundo, ou seja, sua forma de pensar, agir e sentir, vão ajudar na redução do nível de estresse, na diminuição da ansiedade e depressão e propiciar uma melhor qualidade de vida. Diferentes abordagens da psicologia ajudam no tratamento da fibromialgia, como a gestalt-terapia, que trabalha com a parte cognitiva, emocional e corpo, objetivando ampliar o autoconhecimento, o presente (aqui-agora), e a consciência plena.
Diferentes abordagens da psicologia podem ajudar, entre elas a terapia de regressão - mas também a TCC, o EMDR e até a psicanálise tradicional. Converse com o seu médico a respeito, é fundamental que o psicólogo que você procure seja capacitado para atender sua demanda.
A regressão é uma das técnicas utilizadas na hipnoterapia e no caso da fibromialgia ela pode sim trazer uma melhora significativa nos sintomas e até mesmo eliminá-los. A fibromialgia geralmente não tem causa física e é associada a causas emocionais de eventos passados, por isso a hipnoterapia é tão eficaz. Ela consegue reeducar a mente e liberar a carga emocional associada ao problema e dessa forma eliminando o gatilho que o dispara.
Não há necessidade de fazer Regressão. A Hipnose em si, através de vários exercícios, desenvolvidos pelo Dr. Milton H. Erickson, pode te ajudar muito na melhora dos sintomas da Fibromialgia. Mas, existem outras técnicas, como a Terapia EMDR e Brainspotting, que são maravilhosas para acabar com a sua dor, ou aliviar bastante! Melhor do que ficar voltando ao passado, pra encontrar problemas, é ir direto aos recursos e organizar o pensamento.
A psicoterapia com abordagem em TCC - Terapia Cognitivo Comportamental associada a hipnose pode auxiliar e muito nesses casos.
Ainda há bastante estudo sobre a fibromialgia. Hoje percebe-se que é uma queixa psico-somática.
Ou seja, é sua mente produzindo a dor para seu corpo com a intenção de te salvar. Fato que a mente aprendeu isso errado em algum momento. Tenho tratado casos de fibromialgia com alguma frequência e meus clientes tem tido bons resultados.
Entre em contato caso queira mais detalhes. Meu contato está no meu perfil.
A hipnoterapia pode te ajudar muito, sou hipnoterapeuta e uso a regressão de memórias para a eficácia do tratamento.

Especialistas

Raquel Brito

Raquel Brito

Psicólogo

Ribeirão Preto

Agendar uma visita
Wanda Salvia

Wanda Salvia

Psicólogo

São Paulo

Agendar uma visita
Fabio J. Sakuma

Fabio J. Sakuma

Psicanalista, Terapeuta complementar

Cotia

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 133 perguntas sobre Hipnose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.