Tenho distimia diagnosticada por psiquiatra e psicologa cognitivo-comportamental. É possivel fazer algum
5
respostas
Tenho distimia diagnosticada por psiquiatra e psicologa cognitivo-comportamental. É possivel fazer algum exame que dosifique a quantidade de serotonina e dopamina? Como se dá o mecanismo de redução desses neurotransmissores?
A serotonina e a dopamina são agentes químicos que se encontram nas sinapses. Diversos fatores situacionais podem aumentar ou diminuir seus níveis. Não existem instrumentos que mensuram a quantidade desses agentes químicos. No tratamento medicamentoso, o profissional médico analisará a eficácia do medicamento mediante a relato dos sintomas pelo paciente. Dessa forma, ajusta-se a dosagem do medicamento. O tratamento da depressão necessita de acompanhamento psicoterápico também, pois possibilitará uma maior compreensão sobre seu funcionamento psicológico e, por consequência, uma melhor qualidade de vida.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Me parece que a sua preocupação com o diagnóstico em si é muito grande e com isso você sente a necessidade de quantificar a serotonina e a dopamina no seu corpo. Para você é importante entender todo o processo da depressão para que você consiga lidar com ela.
Os exames da atividade cerebral são chamados de PET (tomografia por emissão de pósitrons) e SPECT (tomografia por emissão de fótons). São utilizados em pesquisas sobre diversos transtornos mentais e verificam níveis de atividade em áreas distintas do cérebro, ou seja o funcionamento cerebral. Não é uma contagem desses neurotransmissores, mas a avaliação do funcionamento como um todo. Na prática clínica esse não é um recurso solicitado, é um recurso muito utilizado em pesquisas científicas. Para o paciente os sinais de melhora são facilmente verificados na melhora do estado clínico. Os psiquiatras são capazes de avaliar os progressos de várias medicações através da melhora dos sintomas.
Sendo a distmia uma depressão de longa data, não se pode afirmar, com precisão, quais fatores podem ter influenciado no processo de rebaixamento dos níveis de serotonina e dopamina. Nesse momento, o mais importante é você buscar acompanhamento com psiquiatra e psicólogo. A psicoterapia irá te oferecer suporte para passar por esse processo.
Não existe um exame que dosifique a quantidade de serotonina e/ou dopamina existentes nas sinapses. E a quantidade desses neurotransmissores está relacionada a influencias multifatoriais. Se você está de acordo com o quadro diagnóstico apresentado por seu psiquiatra e psicóloga, siga as orientações deles com perseverança e paciência. A distimia é uma forma crônica da depressão e o tratamento adequado o ajudará a ter mais qualidade de vida.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- o que fazer ou como agir com uma pessoa que tem alexitimia?
- Situações promíscuas sofridas no relacionamento contribuem para o quadro? Sofro dia e noite com pensamentos negativos e diminutivos sem falar na baixa auto-estima e já se tornou um estado crônico, sempre que busco ajuda com amigos/familiares acaba tudo em 'frescura'. Me sinto cansado e não consigo tirar…
- Faço uso de desvenlafaxina (150mg) há um ano para tratamento de distimia. Acontece que não vejo melhoras em meu estado de ânimo. A medicação e dosagem são realmente indicadas para meu caso? Por que não melhoro? Grato.
- Olá, gostaria de saber quanto tempo mais ou menos leva o tratamento da distimia e se a medicação é realmente necessária?
- Queria saber se a pessoa com distimia sente dores de cabeça fortes e dores no corpo generalizada por causa da doença?
- Uma pessoa pode sofrer ao mesmo tempo de distmia e transtorno de personalidade esquiva?
- Gostaria de saber, se é possível uma mulher com problema de distimia, dormir tanto , não ter ânimo pra nada, falta de disposição e não ter libido nenhum, a ponto de ser penetrada e não sentir nada? Essa mulher faz uso de medicamento como 215 mg de Venlafaxina, 750mg de Carbolitiun e Alprazolan.
- O que é alexitimia?
- Boa noite , queria saber se Antidepressivo Bupropiona é ideal para distimia?
- O portador de distimia tem prejuízo da função executiva? Qual seria? Desde já sou grato pela atenção.
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 20 perguntas sobre Transtorno Distímico
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.