Tenho descobri um hematoma na hipófise, porém nos exames sanguíneos aparece alteração no cortisol

3 respostas
Tenho descobri um hematoma na hipófise, porém nos exames sanguíneos aparece alteração no cortisol ( 31,2 ug/dl com valor de referência máximo de 25 ug/dl). tenho dores de cabeça fortíssimas, qual especialista devo procurar, há endócrino específico?.
Se existe cefaléia e sangramento, é um caso de emergência. Não é todo caso que precisa operar, mas deve ser avaliado em conjunto com um neurocirurgião e um endocrinologista. Geralmente precisa de avaliações frequentes, até estabilização. O cortisol pode estar aumentado como reação ao estresse, podendo não ser doença de cushing.
Procure atendimento o mais rápido possível.

É necessário, sim, acompanhamento endocrinológico e com especialista em neurocirurgia. Mencionar hematoma e dores de cabeça indica necessidade de acompanhar o quadro com brevidade. Sobre o exame de cortisol, são necessários outros testes para esclarecimentos.
Lesões na hipófise devem ser acompanhadas por Endocrinologista e Neurocirurgião.
Uma dosagem elevada de cortisol não fecha diagnóstico de nada. Para saber se há produção excessiva de cortisol (doença de Cushing), um teste de supressão deve ser feito. Procure um Endocrinologista.
Sangramento e dor de cabeça intratável podem ser indicação de cirurgia. Procure um Neurocirurgião.
Att,
Elisa