Tenho 59 anos, sexo feminino e foi-me diagnosticado por TC meningioma extra-axial, adjacente à foice

4 respostas
Tenho 59 anos, sexo feminino e foi-me diagnosticado por TC meningioma extra-axial, adjacente à foice do cérebro, lateralizado à esquerda com 1,5 cm de altura. Não tenho qualquer sintoma. Neste caso há indicação para cirurgia ou para acompanhamento? Cirurgicamente é de fácil acesso ou complicado?
Olá bom dia. A foice do cérebro e extensa e tem locais de acesso mais fácil e outros um pouco mais dificultosos, mas no geral o acesso e bem satisfatório. Ele já tem um tamanho considerável e você é jovem. Os meningeomas tendem a crescer menos na pós menopausa também.
A cirurgia deve ser considerada sim, mas sugiro que discuta amplamente com um neurocirurgião sobre o caso.
A disposição para avaliação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Os meningiomas são lesões benignas quando apresentam-se como lesão inferior a 3cm o preconizado e o acompanhamento com realização de imagens sérias. Apresenta indicação de cirurgia caso apresente edema (inchaço) e acarrete algum sintoma que não consegue melhora com uso de medicações ( como caso de convulsão).
No seu caso apenas deve ser efluído observação
O meningioma tem indicação cirurgica quando está comprimindo o cerebro ou aumentando de tamanho em exames de ressonância magnetica consecutivos. Seria necessário visualizar o seu exame para ver a relação do tumor com as estruturas normais.
Se estiver aumentando de tamanho, o tratamento de escolha é o cirurgico. Se a ressecção não for possivel ou incompleta, existem tratamentos alternativos como a radiocirurgia ou a radioterapia estereotactica ( ou estereotaxica). Se a lesão não estiver aumentando de volume ou comprimindo o tecido cerebral, será necessário um acompanhamento periodico com exames de imagem.
O meningioma é uma lesão benigna em sua maioria. Em casos assintomáticos é importante discutir as possibilidades de tratamento com um médico especialista e com experiência. Pode ser optado pelo tratamento cirúrgico, haja visto que se trata de uma lesão pequena e de fácil resolução cirúrgica. Lesões maiores são mais difíceis de tratamento. Pode ser feito também o acompanhamento através de exames seriados. Consulte um especialista!

Especialistas

Stephanie Queiroz

Stephanie Queiroz

Neurocirurgião

Nova Iguaçu

Matheus Miranda Mendes

Matheus Miranda Mendes

Neurocirurgião

Santos

Samuel Miranda de Moura

Samuel Miranda de Moura

Neurocirurgião

Petrolina

Thaís Melo de Paula

Thaís Melo de Paula

Neurocirurgião

Uberlândia

Marcello Weynes Barros Silva

Marcello Weynes Barros Silva

Neurocirurgião

Sobral

Glauco Andre Saraiva

Glauco Andre Saraiva

Neurocirurgião, Neurologista

Novo Hamburgo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 472 perguntas sobre Meningioma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.