Tenho 50 anos e realizei um exame de ressonância que identificou" ruptura de espessura parcial na face

4 respostas
Tenho 50 anos e realizei um exame de ressonância que identificou" ruptura de espessura parcial na face articular do tendão do supraespinal, em sua porção justainsercional, com acometimento maior que 50% de sua espessura, e tendinopatia".
É caso cirúrgico?
Olá, existem muitas variáveis como idade, atividades desempenhadas pelo paciente, local de dor, ... que precisamos avaliar durante a consulta, antes de responder sua pergunta. Sugiro que procure um bom especialista, com referências, para que possa te ajudar e responder sua pergunta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ruptura parcial do supraespinhal ao exame de ressonancia com mais de 50% geralmente sao sintomaticas e necessita de reparacao de preferencia por artroscopia desde que tenha condicoes para cirurgia
Sim!

As rupturas parciais do tendão do supraespinhal na face articular são as mais comuns e são conhecidas tecnicamente como lesões PASTA (do inglês: Partial Articular Supraespinatus Tendon Avulsion), e possuem um mecanismo de lesão diferente das lesões da bursa.
Na lesão tipo PASTA a ruptura acontece da face articular para a face bursal, estando associada a forças de torção ou tração no qual o tendão é submetido. É um tipo de lesão mais comum em pacientes mais jovens, pois o processo que leva ao desgaste do tendão é traumático e não degenerativo (lesão bursal)

Os estudos mostram que rupturas parciais com mais de 50% da espessura do tendão tendem a não responder bem com medicação, fisioterapia e mudança de estilo de vida. A dor e o processo inflamatório (tendinopatia) persistem.

Se a lesão incomoda e compromete a qualidade de vida, a indicação do tratamento cirúrgico prevalece.

Converse com um especialista em cirurgia do ombro para discutir as melhores opções.
Olá,
As lesões do manguito rotador podem ter diversos perfis (tamanho, posição e tempo). Devemos avaliar o tipo de lesão e o perfil do paciente (idade, demanda e expectativa) para poder orientar corretamente o tratamento.
Algumas lesões, mesmo que com indicação de tratamento cirúrgico, podem ser tratadas com fisioterapia e seguimento anual em certos pacientes, desde que os riscos e benefícios sejam bem orientados e compreendidos, enquanto pequenas lesões, sem indicação cirúrgica típica, podem acabar necessitando de cirurgia em pacientes mais ativos e com maior demanda.
A maioria das lesões parciais do manguito rotador (como esse caso) melhora com fisioterapia, porém algumas não melhoram (principalmente as com >50% de acometimento do tendão, em pacientes ativos), justificando a indicação de tratamento cirúrgico.
Pacientes ativos representam um grupo com maior chance de falha do tratamento fisioterápico, mas não é incorreto tentar antes da cirurgia.
Procure um ortopedista especialista em cirurgia do ombro para avaliar o seu caso.

Especialistas

Mateus Mantovani

Mateus Mantovani

Ortopedista - traumatologista

Sorocaba

Agendar uma visita
Bruno De Biase Cabral de Sousa

Bruno De Biase Cabral de Sousa

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Angélica de Carvalho

Angélica de Carvalho

Reumatologista

São José do Rio Preto

Tairo Linhares

Tairo Linhares

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Anderson Rocha

Anderson Rocha

Ortopedista - traumatologista, Especialista em dor

Valaença

Luiz Eduardo Valente

Luiz Eduardo Valente

Reumatologista

Bauru

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 361 perguntas sobre Dor no ombro
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.