Tenho 36 anos e 1 filho de 3 anos e não desejo ter mais filhos, mas o meu médico disse q eu não posso

3 respostas
Tenho 36 anos e 1 filho de 3 anos e não desejo ter mais filhos, mas o meu médico disse q eu não posso fazer cirurgia de laqueadura. Será q não reuno os critérios? Já tenho idade e 1 filho e menor interesse de ter outro.
Para realizar a laqueadura a lei brasileira diz que você precisa ter 2 filhos vivo ***OU*** 25 anos. Essa regra só não se aplica para laqueadura realizada durante o parto.

No seu caso o procedimento pode ser realizado

Olá. A lei do planejamento familiar n° 9263 de 1996 prevê que você pode realizar a laqueadura se tiver mais de 25 anos OU 2 filhos vivos, respeitado o prazo de 2 meses entre a decisão e a realização do procedimento, respeitado as exigências da lei, podendo ser realizada durante o parto em condições especiais. Conforme o código de ética médica, o médico pode se recusar a realizar o procedimento por ser eletivo e não urgente ou emergencial, e se fora dos ditames de sua consciência. Você tem direito ao planejamento familiar mas terá que encontrar um médico que aceite fazê-la.
Se for realizar a laqueadura, procure um médico que faça laparoscopia.
Algumas mulheres podem evoluir com irregularidade menstrual após a laqueadura.
Não existe método 100% eficaz. O risco de falha da laqueadura é 5 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano ( risco de 0,5%). Existem os métodos de anticoncepção de longa duração como o DIU hormonal, DIU de cobre e implante.
Converse com o seu médico.
Olá boa pergunta, essa é uma dúvida frequente na prática diária. Você poderia sim optar pela realização de laqueadura tubária, pois apresenta critério para isso e trata-se de uma opção pessoal sua. Por isso, procuro seu médico ginecologista que poderá lhe auxiliar nesse processo e assim lhe dar algumas opções de vias de cirúrgicas.