Tenho 35 anos, levo uma vida razoavelmente saudável porém vivo com dores no corpo, ganglios na garganta

8 respostas
Tenho 35 anos, levo uma vida razoavelmente saudável porém vivo com dores no corpo, ganglios na garganta que não evoluem para inflamação, dores no maxilar e já fui vítima de algumas enfermidades psicosomáticas. Lendo na internet descobri que estes podem ser sintomas de fibromialgia.É verdade?
Caro Internauta, dores pelo corpo são sintomas de várias doenças, uma delas pode ser a fibromialgia. Mas o relato de ganglios na garganta é muito importante e deve ser valorizado e investigado, pois a fibromialgia e doenças psíquicas não causam gânglios aumentados. E tem várias doenças sistêmicas que evoluem com dor no corpo e gânglios aumentados, especialmente as da área da reumatologia e da infectologia.
Atenciosamente

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A princípio um reumatologista é o profissional mais indicado, no entanto, um acompanhamento psicológico é relevante para complemento do tratamento.
Abs
Olá, é interessante que você procure um profissional habilitado para fazer o diagnóstico, no caso da fibromialgia, um reumatologista. Não há exames específicos para detecção da fibromialgia, trata-se de um diagnóstico clínico, por isso é importante que você descreva todos os seus sintomas, seu histórico médico e de seus parentes mais próximos e os medicamentos dos quais faz uso. É interessante também um acompanhamento psicológico, pois as emoções negativas têm um impacto na doença.O estresse aumenta os níveis de cortisol no sangue, tendo impacto no sistema imunológico e aumentando também as dores. Como você já se queixa de alguns distúrbios psicossomáticos, a terapia pode te ajudar pois nela você aprenderá a lidar com os pensamentos negativos, reconhecer que situações agravam seus sintomas, assim como aprenderá modos de lidar com o estresse e a doença.
Olá. Como você mesmo disse: já passou por algumas enfermidades psicossomáticas. Como podemos saber se estes sintomas atuais não são fruto de algumas questões sendo reproduzidas? Importante você não desconsiderar esta possibilidade. Se possível procure um profissional que possa lhe ajudar a identificar possíveis fatores que possam estar presentes. Mais importante do que rotular os sintomas que sente, é procurar formas de evita-los. Tente e seja feliz.
Olá, Seria interessante que você procurasse ajuda médica, pois tais sintomas também podem ser observados em outras doenças e transtornos. Com o diagnóstico adequado torna-se possível obter tratamento adequado e que melhore essas dores e inflamações que você sente. Caso queira também seria importante buscar uma terapia, pois o diagnóstico de qualquer doença pode trazer restrições e rotinas difíceis para a pessoa lidar. Na terapia seria possível trabalhar estratégias para lidar com isso além de você poder aprender técnicas de realxamento, por exemplo que possam te auxiliar a reduzir a ansiedade. Abraços
É possível que seja Fibromialgia sim, pois esta doença produz dores por todo o corpo, podendo ser mais intensa quando se pressiona alguns pontos específicos do corpo como o pescoço, por exemplo.

A Ansiedade, o Stress também provocam dores no corpo, e o Bruxismo provoca dor na região do pescoço e maxilar.

Observe que todas as enfermidades citadas estão ligadas a fatores emocionais.

Portanto, mesmo sendo tratadas por reumatologistas e odontólogos requerem tratamento psicológico associado.

Sentir dor é muito ruim e vale a pena procurar os especialistas adequados para se livrar dela ou no mínimo mantê-la em nível suportável.

Abraços.

Psicóloga Carmen Bitarães (Belo Horizonte)
Fibromialgia é uma patologia relacionada aos transtornos de humor. Sugiro buscar um especialista. O diagnóstico de fibromialgia requer bastante Técnica.
Primeiramente busque um bom médico para lidar com as suas doenças, que psicossomáticas ou não, afetam a sua vida e qualidade dela. Feito isso, procure um bom psicanalista, pois se você apresenta essa tendência a conversões somáticas, é sinal que há muita coisa que você gostaria de dizer e trazer à tona, sentimentos e afetos, mas não tem conseguido. É bom ter um profissional que possa ouvir e acolher suas dores e idéias sem julgamentos, que genuinamente queira o seu bem-estar e evolução desse seu quadro. Cuide-se e não hesite em procurar ajuda, afinal você pode sim melhorar e amenizar os seus sofrimentos que lhe causam dores fisicas diversas.

Especialistas

Leandro Gomez

Leandro Gomez

Fisioterapeuta

Rio de Janeiro

Henrique Orsi Medola

Henrique Orsi Medola

Geriatra

Lençóis Paulista

Ian Peroni

Ian Peroni

Fisioterapeuta

Porto Alegre

Maria Eduarda Bravin Avancini

Maria Eduarda Bravin Avancini

Fisioterapeuta

Nova Venécia

Letícia Casagrande Barbosa

Letícia Casagrande Barbosa

Fisioterapeuta

Divinópolis

Richard Reid

Richard Reid

Fisioterapeuta

Belém do Pará

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 256 perguntas sobre Fibromialgia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.