Tenho 34 anos e fui diagnosticada com um meningioma na asa de esfenoide de aproximadamente 5cm. Esta

3 respostas
Tenho 34 anos e fui diagnosticada com um meningioma na asa de esfenoide de aproximadamente 5cm. Esta proximo ao nervo optico.Sei que posso ter alguma sequela que comprometa minha visao.Mais nesse local existe possibilidade de ter alguma outra sequela que comprometa o comportamento,fala algo do tipo?
Dr. Thiago Márcio De Medeiros Maciel
Neurocirurgião
São Paulo
Concordo com Dr. Thiago Gomes Martins,

Quando se fala em Meningiomas (e de outras doenças neurocirúrgicas de um modo geral), tudo vai depender do tamanho da lesão (quanto maior, mais chances dela já estar comprometendo estruturas neurológicas ou neurovasculares importantes, ou até mesmo causando hipertensão intracraniana por si só), localização (todas as áreas do sistema nervoso central são nobres, mas no caso do córtex cerebral há algumas áreas mais "preciosas" por serem especializadas em funções extremamente importantes, são ditas "áreas eloquentes", como a área motora da linguagem, que fica geralmente do lado esquerdo, bem próxima da asa do esfenóide), lateralidade (esq. ou dir.), estruturas próximas (já acometidas ou que podem vir a ser acometidas com a progressão do tumor) e evolução/crescimento.

Para reduzir ao máximo o risco de sequelas pós-operatórias, dispomos hoje de diversas opções tecnológicas modernas, como: a cirurgia microscópica, controle eletrofisiológico ou "Awake".

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Diana Lara Pinto de Santana
Neurocirurgião
São Paulo
É exatamente o que o Dr Thiago falou. Converse com o seu neurocirurgião sobre as possibilidades terapêuticas para o tratamento da sua lesão, a fim de evitar sequelas neurológicas.
Bom dia,

Toda intervenção médica há riscos. No caso de um meningioma nessa localidade e desse tamanho, por estar abaixo do lobo frontal há sim risco de perda visual monocular, de alteração comportamental e de fala, especialmente se for do lado esquerdo. A questão é que você viverá ainda muitos anos e há o risco de crescimento da lesão, o que pode complicar bastante a cirurgia.

Especialistas

Caroline Klovan

Caroline Klovan

Neurocirurgião

Porto Alegre

Evandro Pinto Luz de Oliveira

Evandro Pinto Luz de Oliveira

Neurocirurgião

São Paulo

Caio Siqueira

Caio Siqueira

Neurocirurgião

Teresina

Agendar uma visita
João Vitor Fernandes Lima

João Vitor Fernandes Lima

Neurocirurgião

São Paulo

Glauco Andre Saraiva

Glauco Andre Saraiva

Neurocirurgião, Neurologista

Novo Hamburgo

Peter Joviano Coutinho

Peter Joviano Coutinho

Neurocirurgião

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 475 perguntas sobre Meningioma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.