Tenho 30 anos e em 2010 fiz uma cirurgia de reconstrução de LCA. Hoje fui diagnosticado com Gonartrose

3 respostas
Tenho 30 anos e em 2010 fiz uma cirurgia de reconstrução de LCA. Hoje fui diagnosticado com Gonartrose tricompartimeltal avançada. Qual o tratamento? Uma artroscospia resolveria? Ou teria que colocar uma prótese?
Cada caso tem as suas particularidades. Consulte um bom ortopedista especialista em cirurgia de joelho para examinar você e analisar o seu exame. A evolução para um quadro degenerativo em tanto pouco tempo sinaliza que alguma coisa aconteceu.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Em um paciente com 30 anos está normalmente contra indicado a cirurgia de prótese de joelho salvo exceções como artrite reumatóide.
Artroscopia tem indicações raras e normalmente pouco duradouras em relação aos resultados.
Cada caso tem as suas particularidades, o tratamento da artrose no jovem é um desafio e normalmente está baseado no fortalecimento muscular ,protetores da cartilagem e medicamentos analgésicos (ocasionalmente o uso de anti-inflamatório). sugiro a avaliação de um ortopedista especialista em joelho ( membro da sociedade brasileira dw cirurgia de joelho _SBCJ) para avaliar o caso e discutir as possibilidades terapêuticas.
A gonartrose é o processo degenerativo da cartilagem articular, devido ao envelhecimento ou em indivíduos com histórico de trauma local. O diagnóstico "tricompartimental" significa que ela está acometendo três porções do joelho, sendo: anterior (entre o fêmur e a patela), medial ou interno (a metade do joelho próxima da outra coxa) e lateral ou externo (a outra metade).

Apenas um médico, a par de seus exames, pode te orientar em relação à artroscopia ou substituição por prótese. De antemão, sua idade não torna interessante a segunda alternativa. De toda forma, você realiza alguma atividade preventiva? Seu peso está ideal?

Meu conselho é que você procure por um médico especialista. Mas que inicie desde já um tratamento fisioterapêutico, visando fortalecimento muscular e analgesia. É essencial que toda musculatura dos membros inferiores esteja forte o suficiente para não sobrecarregar a articulação. Tratamentos com fisioterapia aquática tem ótimos resultados.

Atenciosamente.

Especialistas

Marcos Henrique Alves Resende

Marcos Henrique Alves Resende

Ortopedista - traumatologista

Goiânia

Francimar Lemos Baeta Evangelista

Francimar Lemos Baeta Evangelista

Ortopedista - traumatologista

Sete Lagoas

Marcelo D'Amado

Marcelo D'Amado

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Leonardo Prado Marques

Leonardo Prado Marques

Generalista

Matina

Thiago de Abreu Alves

Thiago de Abreu Alves

Ortopedista - traumatologista

Barbacena

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 156 perguntas sobre Gonartrose (artrose do joelho)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.