Tenho 21 anos ,sempre fui tímido , na época da escola tinha uma menina que gostava de mim . Porém ,

29 respostas
Tenho 21 anos ,sempre fui tímido , na época da escola tinha uma menina que gostava de mim . Porém , eu travava minha voz começava ficar fraca e "para dentro" e isso me criou um trauma sempre que estou numa situação desconfortável minha voz fica assim "para dentro". Como faço para melhorar isso ?
Olá! Primeiramente, você já procurou um fonoaudiólogo para avaliar se não há nenhum problema físico? Sugiro investigar primeiro a parte física. Não havendo nenhum problema físico, significa que realmente há um problema emocional. Caso queira, pode procurar o psicólogo e juntos avaliarem se pode haver algo físico e procurar o fono após. A timidez, o medo de falar algo errado pode ser o gatilho para sua voz ficar fraca e para dentro como citou acima. Na psicoterapia, o psicólogo, da linha terapia cognitiva comportamental, irá promover no processo terapêutico o autoconhecimento, desenvolver habilidades sociais, melhorar sua autoestima, identificar e modificar sua crenças/pensamentos distorcidos, aprenderá técnicas para controlar sua ansiedade e medos, desta forma conseguirá superar a sua timidez. Procure um psicólogo.

Quando falamos de timidez, logo pensamos no transtorno de ansiedade social. Esse transtorno é tratado com a terapia cognitivo comportamental usando a técnica de exposição, que é basicamente se expor a situações sistematicamente até que ela se torne normal e não lhe traga mais prejuízos. A questão da voz fraca, pode estar ou não relacionada a isso, então seria necessário mais avaliações e talvez a busca por um profissional fonodiologo para uma avaliação mais específica.
Caríssimo, o site terapêutico é ótimo para você clarificar essa situação, no geral quando gostamos de alguém tendemos a mudar a entonação vocal. No seu caso, você tem tido prejuízo nessa questão, o estresse e a ansiedade geram muita tensão ou fadiga nas cordas vocais, alterando a voz e deixando o indivíduo rouco ou sem voz. Transtornos de saúde mental, na verdade, podem gerar até mesmo a perda total da voz. Outras questões como depressão também alteraram a voz deixando-a mais fraca. Por isso, a recomendação é não ignorar mudanças persistentes na voz. Faça terapia, você precisa falar sobre esse mal que tanto te angústia a ponto de falar pra dentro, te desejo melhoras, forte abraço.
Olá ! Para melhorar nessas questões que você relata te sugiro fazer psicoterapia na abordagem da terapia cognitivo comportamental. Essa abordagem trabalhará seus pensamentos, suas emoções e comportamentos. Se necessitar mais informações sobre como funciona essa terapia, me coloco à disposição. Abraços,
Oi. Traumas como o que vc relatou são altamente tratáveis. Procure um psicólogo especializado para vc se entender melhor. Vc não estará sozinha(o). Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. Essa possível depressão (associada com a sua questão da voz) que está trazendo esses sentimentos é uma doença altamente tratável e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs e fique bem.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Olá, espero que esteja tudo bem com você. Um ponto que pode te auxiliar a melhorar a timidez é trabalhar ela e isso é possível com o auxilio de um profissional psicólogo que possa te orientar no manejo desse trauma, que trabalhe as raízes do seu trauma e possa entender junto com você qual o melhor caminho para que essa situação não volte a acontecer. Você pode buscar por atividade que incentivem a expressão corporal e impostação de voz, como canto, artes manuais, teatro entre outros, mas é válido lembrar que essas atividades não substituem o tratamento profundo do problema colocado em questão.
Olá! Sugiro que consulte primeiramente uma fonoaudióloga para que seja feita uma avaliação! Também pode fazer terapia para tratar uma possível ansiedade e timidez.
Boa noite! A timidez pode ser algo bem difícil de lidar, pois além do desconforto que ela gera frente a situações em que nos percebemos avaliados, ela impede que realizemos aquilo que queremos de verdade. Nossos pensamentos possuem muita influência sobre aquilo que sentimos, sobre nossas reações fisiológicas, e nosso comportamento. A sua dificuldade com a voz pode estar relacionada a ansiedade proveniente das preocupações ao se relacionar com o outro. Ela é uma emoção que ativa muitas reações fisiológicas em nosso corpo, e é muito frequente em pessoas tímidas. A terapia, com destaque para Terapia Cognitivo Comportamental, pode auxiliar muito a lidar com essas dificuldades, e também a ampliar seu repertório de habilidades sociais!
Muito interessantes os demais comentários, sobre a exposição sistemática, sobre o Transtorno de Ansiedade Social. Acredito que um bom caminho para compreender esse sintoma seja observando o que há de comum entre estas situações passadas e atuais. A menina gostava de você, que questões podiam surgir nesse intervalo entre o interesse dela e a dificuldade em expressar? Que pensamentos, sentimentos?.... Nesses casos,quando um mesmo conflito retorna por anos a fio, é de grande ajuda iniciar a terapia.
Somente uma avaliação individual conseguirá, de fato, te ajudar a entender o contexto. Pelo relato, excluindo causas físicas, podemos trazer hipótese de ansiedade. Busque um psicólogo com foco em ansiedade, especialmente da TCC para te apoiar. :)
Olá! Você precisa trabalhar sua autoestima. Busque por um atendimento.
Se for algo relacionado à sua timidez, a psicanálise pode te ajudar muito a se conhecer e compreender tudo o que te faz ser tímido para poder se soltar mais. Qualquer dúvida estou à disposição!
Olá.. Recomendo que procure um psicologo, sessões de psicoterapia podem lhe ajudar.
A timidez é um reflexo do constrangimento ou da apreensão que algumas pessoas sentem quando se aproximam ou são abordadas por outras.
Ela pode ter diversas origens, mas pode ser fortemente associada com práticas parentais e experiências de vida ainda quando crianças. Importante ressaltar que ser tímido é diferente de ser introvertido.
Os introvertidos não sentem a necessidade de se conectar com as pessoas e se energizam sozinhos com o tempo. Uma pessoa tímida não necessariamente é introvertida e vice e versa. Já as pessoas tímidas, apesar de terem “medo” da interação com outros humanos, querem se conectar com os outros. Apenas não sabem como fazê-lo ou não conseguem tolerar a ansiedade que vem junto com o ato de “se conectar” com um desconhecido. Em diversos casos, pessoas tímidas lidam com a baixa autoestima, medo da rejeição ou autoconsciência aguda. Isso os impede de desenvolver novos relacionamentos se estiverem perpetuamente se voltando para dentro para monitorar seus próprios comportamentos e falhas.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá, o melhor caminho é buscar uma terapia para melhorar sua autoestima, o psicodrama é uma boa opção de linha abordagem que trabalha de forma dinâmica as relações vinculares, é uma linha de atuação que pode te ajudar a trabalhar seus vínculos de forma mais saudável.
Boa noite,

Segundo o que relatou acima, sugiro primeiramente procurar um fonoaudiólogo para analisar se não há algum problema de ordem física. Descartada a hipótese, é essencial procurar uma psicoterapia para trabalhar esta questão da timidez e assim elaborar traumas não resolvidos. Desta forma, se pode descobrir recursos para você conseguir superar esta dificuldade do aspecto social. Quando estamos frente há uma situação que nos causa medo e ansiedade, nosso organismo cria barreiras de forma inconsciente muitas vezes em formas de sintomas. No entanto, muitas de nossas limitações é possível vencer. Estou à disposição. Abraços.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 110
Procure ajuda de um Psicólogo. Qualquer dúvida estou à disposição!
Prezado, posso perceber pelo seu relato quanto sofrimento tem experimentado devido a esta situação. Faço votos, junto aos meus colegas, que busque acompanhamento com uma psicóloga de modo que juntos possam entender que anseios carrega que lhe impedem de lançar sua voz ao mundo e trazer aquilo que pensa à tona sem dificuldades e angústias. O espaço terapêutico lhe ofertará conforto, segurança, acolhimento e lhe permitirá trazer à tona o que ainda precisa ser dito e que talvez se encontre bloqueado dentro de você. Cuide-se! Fico à sua disposição, abraço.
Olá. É possível treinar suas habilidades sociais e desenvolver um repertório comportamental em que você se sinta mais seguro em situações que tenham maior interação com outras pessoas. É natural que a gente fique desconfortável em algumas situações, mas se isso te incomoda e tem um impacto negativo no seu dia a dia, não deixe de buscar ajuda de um profissional. Sugiro buscar um fonoaudiólogo para eliminar as possibilidade de algo orgânico e um psicólogo para trabalhar as questões emocionais envolvidas em relação a fala e o desconforto.
Olá! Como relatado por alguns colegas, é importante verificar se alguma questão física/biológica. Além disso, existem práticas que você pode fazer para desenvolver suas habilidades sociais, junto com processo terapêutico para poder ter entendimento do qu está acontecendo e trabalhar as emoções associadas a esse processo. Abraço.
Oi! Como vc está hoje?
A timidez excessiva prejudica a pessoa de ser autêntico e se relacionar de forma adequada é tratável sim. Um psicólogo irá auxiliar no processo de identificação dos motivos e crenças que perpetuam esse comportamento, para que assim vc possa ganhar confiança e se expressar mais tanto nos seus sentimentos quanto nas diversas áreas de relacionamento, como trabalho, amizades e relacionamentos afetivos. Na maioria das vezes o tímido se preocupa de ser avaliado ou julgado por isso evita interação. Mas também temos que entender esse seu sintoma da "Voz para dentro"., entender em que situações ela ocorre, em quanto tempo , etc. No processo terapeutico vc e o profissional podem compreender melhor a situação e como melhorar. A boa notícia é que vc está aqui buscando ajuda viu? Já é o primeiro passo para sair da situação em que vc se encontra. Me chamo leticia, sou psicóloga e me coloco a disposição.
Olá, percebe que esta situação gerou um trauma em você. Seria muito importante uma ajuda profissional. Busque ajuda de uma profissional da psicologia, para trabalhar seus traumas e timidez e também, de um fonoaudiólogo. Um abraço
Pelo que relatou, sua voz fica assim por estar diante de uma situação que lhe causa insegurança. Pareceu estar mais relacionado a algo emocional do que a alguma dificuldade orgânica/física. Então, conforme estiver se sentindo mais confiante em si, é muito possível que consiga se expressar com maior tranquilidade. Para aumento a autoconfiança , recomenda-se atendimento com psicoterapia.
Entendo que a timidez sempre foi uma característica em sua vida. A situação na escola, onde você travou e sua voz ficou fraca, criou um trauma que agora afeta como você fala em situações desconfortáveis. Para melhorar isso, sugiro:

Prática Gradual: Comece praticando a fala em situações mais confortáveis e vá progredindo para cenários mais desafiadores à medida que ganha confiança.

Respiração Controlada: Aprenda técnicas de respiração profunda para acalmar a ansiedade antes de falar. Isso pode ajudar a relaxar os músculos vocais.

Visualização Positiva: Antes de enfrentar situações desconfortáveis, visualize-se falando de maneira clara e confiante.

Fale Devagar: Tente falar mais devagar e articuladamente para ganhar controle sobre sua voz.

Pratique em Grupos: Se possível, participe de grupos onde você precise falar em público, como clubes de debate ou grupos de teatro.

Profissional de Fala: Considere a ajuda de um fonoaudiólogo ou terapeuta da fala para aprender técnicas específicas de melhoria da comunicação.

Autoestima: Trabalhe na sua autoimagem e autoconfiança, pois isso pode reduzir a ansiedade social.

Aceite Erros: Não se preocupe em ser perfeito. Todos cometem erros ao falar. Aprenda a aceitar esses momentos e siga em frente.

Lembre-se de que a melhoria pode levar tempo, e está tudo bem ter altos e baixos. Com paciência e esforço, você pode superar esse desafio e se tornar mais confiante em situações desconfortáveis.
Olá! É importante reconhecer que esse é um desafio comum e que muitas pessoas conseguem superá-lo com prática e apoio. A timidez e a voz fraca podem ser trabalhadas gradualmente. Comece praticando em situações mais confortáveis e, aos poucos, vá expandindo seu alcance para situações mais desafiadoras. Técnicas de respiração profunda podem ajudar a controlar a ansiedade e melhorar o controle da voz. Tudo isso pode ser trabalhado e ensinado em terapia. Considere buscar a ajuda de um fonoaudiólogo, terapeuta de fala ou terapeuta cognitivo-comportamental para enfrentar esses desafios. Lembre-se de que o desenvolvimento de habilidades de comunicação leva tempo e paciência, mas é algo que você pode trabalhar para melhorar ao longo do tempo.
A timidez é uma característica comum, e é importante saber que existem estratégias e abordagens para ajudar a melhorar a timidez. Na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), por exemplo, trabalhamos com muitas pessoas que desejam superar a timidez. Aqui estão algumas dicas que podem ser úteis: Autoconhecimento: O primeiro passo é entender suas próprias emoções e pensamentos em situações sociais. Tente identificar quais pensamentos negativos ou autocríticos surgem em situações sociais. Reestruturação cognitiva: A TCC envolve a identificação e a mudança de pensamentos negativos e autocríticos. Por exemplo, em vez de pensar "As pessoas vão me julgar", você pode trabalhar para mudar isso para "As pessoas estão ocupadas demais pensando em si mesmas para me julgar". Exposição gradual: A exposição gradual a situações sociais pode ajudar a aumentar a confiança. Comece com pequenos passos, como conversar com amigos ou familiares, e gradualmente desafie-se a enfrentar situações mais desafiadoras. Técnicas de relaxamento: Aprender técnicas de relaxamento, como respiração profunda, pode ajudar a reduzir a ansiedade em situações sociais. Desenvolvimento de habilidades sociais: Às vezes, a timidez está ligada à falta de habilidades sociais. Trabalhar em melhorar suas habilidades de comunicação e expressão pode aumentar sua confiança. Apoio de um terapeuta: Um terapeuta pode ajudar a orientar o processo, fornecer suporte emocional e ensinar estratégias específicas para lidar com a timidez. É importante lembrar que a timidez não é algo que precise ser eliminado completamente. Muitas pessoas são naturalmente tímidas e isso é um traço de personalidade de quem são. No entanto, se a timidez está causando sofrimento significativo ou dificultando sua vida, é válido buscar ajuda. A terapia, como a TCC, pode ser uma ferramenta eficaz para ajudar a gerenciar a timidez e a viver uma vida mais gratificante. Se você está interessado(a) em explorar a terapia para lidar com a timidez, sinta-se à vontade para agendar uma consulta comigo pelo Doctoralia. Também seria importante o acompanhamento com um Fono, o acompanhamento multidisciplinar neste caso é muito importante. Fico à sua disposição para apoiá-lo(a) em sua jornada. Bruna Barrada Psicóloga CRP 06/165918
Que outras coisas ficaram silenciadas além da voz? E o que elas gostariam de comunicar?
Olá! É importante primeiro compreender o que é essa timidez e cuidar da sua autoestima. Isso porque ela pode estar relacionada a aspectos como o medo do julgamento dos outros, receio de a ansiedade de desempenho ser vista pelas pessoas, dificuldade de saber se reconhecer para falar de si, etc. A partir disso você poderá ver qual aspecto precisa cuidar para que a timidez seja ressignificada, além de treino de comunicação. A Terapia Cognitivo Comportamental costuma ser eficaz para esses casos. Busque um profissional caso entenda que pode te ajudar nessa situação. Bjs.
Olá. Bom que você já consegue reconhecer como você está hoje e isso te atrapalha. Recomendo buscar ajuda com algum fonoaudiólogo e assim também estar em psicoterapia para trabalhar como sente e está nesse momentos de timidez. Um abraço e estou aqui.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Olá! Tem algumas situações que nos deixam em um estado de ansiedade e apreensão tão grande que parece que não vamos conseguir controlas nossas reações físicas, não é? Pelo teu relato, acho que poderia ajudar muito entender exatamente em quais situações isto acontece, qual o pensamento/crença que está por tras destas situações. e a partir daí começarmos a pensar em estratégias de mudança. Um processo de psicoterapia pode te ajudar muito com estas situações. O quanto antes vc buscar ajuda, mais rápido poderá ter uma vida sem tanta angustia. Fico a disposição caso queira conversar mais. Um abraço!