Tarfic

2 respostas
Meu dermatologista receitou Tarfic para alopécia areata que está afetando minha barba.
Este medicamento, de fato, é eficaz para essa doenca?
Alopécia areata é uma condição autoimune, em que ocorre um processo inflamatório linfocitário, principalmente envolvendo linfócitos TCD4, no bulbo piloso. Melanócitos também podem ser alvos do ataque imune, gerando o curioso fenômeno Maria Antonieta. Pêlos do couro cabeludo, barba, sobrancelha, corporais, podem sofrer alteração em seu ciclo de vida, gerando um eflúvio anágeno.
As apresentações podem ser variadas, porém, mais frequentemente, ocorrem como placas ovais lisas no couro cabeludo. São consideradas variantes a AA universal, AA total, AA ofiásica e AA incógnita.
Existem muitas opções de tratamento disponíveis, que devem ser empregados após avaliação do médico dermatologista, considerando a variante clínica, extensão, status clínico do paciente, comorbidades, motivação, recursos disponíveis.
Tacrolimus é a substância por trás do nome comercial Tarfic. Trata-se de um imunomodulador que, em tese, faz parte do arsenal terapêutico contra alopecia areata. Entretanto, existem dúvidas quanto a sua capacidade de penetração. O pimecrolimus - elidel como nome comercial - talvez apresente ação melhor que o tacrolimus, porém ainda carece de mais estudos.
Aconselho que você retorne ao seu médico dermatologista e esclareça com ele suas dúvidas. Além disso, quando um médico prescreve um tratamento, o mesmo deve ser reavaliado a posteriori, quanto a eficácia e proposta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia. Td bem? Tarfic é um imunodulador e a alopecia areata é uma doença autoimune. Então, de certa forma, o Tarfic entra no arsenal de tratamento da Alopecia areata, porém mais importante do que ter um remédio que sabemos que pode ser usado para tal fim, é saber o momento certo de usar cada um, em cada fase da doença. Temos inúmeras opções de tratamento para Alopecia areata, que vão desde cremes, loções, infiltrações a medicações orais e injetáveis. Por isso, a importância de se ter um acompanhamento para saber o momento certo de se usar cada medicação, pois cada caso é um caso. Abraço

Especialistas

Amanda Cruz

Amanda Cruz

Dermatologista, Especialista em medicina estética

Fortaleza

Marcella Cunha

Marcella Cunha

Dermatologista

Vitória

Rebecca Perez de Amorim

Rebecca Perez de Amorim

Dermatologista

São Paulo

Ana Elisa Andrade Mendonça

Ana Elisa Andrade Mendonça

Dermatologista

Goiânia

Gabriela Giardin

Gabriela Giardin

Dermatologista

Garibaldi

Milena Elias

Milena Elias

Dermatologista, Especialista em medicina estética

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 51 perguntas sobre Alopecia areata
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.