Alopecia areata - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - alopecia areata

Larissa Coli Reis

Larissa Coli Reis

Dermatologista

Varginha

Orlando Sandoval Farias Júnior

Orlando Sandoval Farias Júnior

Dermatologista

Rio de Janeiro

Helena Câmara

Helena Câmara

Dermatologista

Fortaleza

Karoline Passarela

Karoline Passarela

Dermatologista

São Paulo

Natalia Colassiol

Natalia Colassiol

Dermatologista

São Paulo

Perguntas sobre Alopecia areata

Nossos especialistas responderam a 49 perguntas sobre Alopecia areata

Alopecia areata em couro cabeludo em placas pode ser causada por estresse ou por deficiência de nutrientes que devem ser doisados no sangue. O tratamento é repor esses nutrientes e estimular…

Em principio é um efeito colateral local. Pode ser temporário ou permanente. Mas isso vai depender de quando de medicamento foi infiltrado, e de qual a concentração do medicamento. Caso fique…

A localização (se na derme - 2 camada da pele - ou na gordura - subcutâneo), bem como a dose e o corticóide utilizado para aplicação da alopecia depende do tipo de alopecia em questão e deve…

Especialistas falam sobre Alopecia areata

Alopécia Areata é uma doença caracterizada pela perda de cabelos em áreas específicas do couro cabeludo, podendo acometer outras áreas do corpo, como barba e sobrancelha. É uma doença não infecciosa e de causa desconhecida. Não há cura para a alopécia Areata, mas certos tratamentos podem promover o crescimento do cabelo. O principal dano aos pacientes é o psicológico, sendo, muitas vezes, necessário acompanhamento com um psicólogo.

Lia Albuquerque

Dermatologista

Fortaleza


A alopecia areata é uma doença autoimune que provoca perda de cabelos, algumas vezes de forma bastante duradoura, gerando muita angústia. Este tipo de alopecia pode acometer homens e mulheres de qualquer idade, e pode afetar qualquer outra área do corpo que possua pelos, inclusive sobrancelha, cílios e barba. A causa da alopecia areata é desconhecida, mas sabe-se que o indivíduo já nasce predisposto à doença.Além disso, acredita-se que fatores externos sejam capazes de desencadeá-la. Possíveis gatilhos seriam o estresse emocional, traumas físicos, vírus, bactérias, entre outros. A escolha da medicação para a doença é feita de acordo com a extensão e fase da doença e a idade do paciente.

Fabiana Caraciolo

Dermatologista

Campinas


Esse tipo de alopecia tem um componente auto-imune e muitas vezes pode estar associada a outras doenças também com essa origem, como alterações tireoidianas, diabetes e vitiligo por exemplo. A doença pode se manifestar desde uma única placa sem cabelos ou pelos, até ter um acometimento total das áreas pilosas do corpo, e é essa apresentação clínica que irá definir o tipo de tratamento a ser seguido. Esse tratamento poderá contar com uso de loções tópicas, medicamentos orais, aplicações intralesionais de corticóides, dentre outros. A relação da areata com o estado emocional do paciente também está bem estabelecida, muitas vezes sendo necessário acompanhamento psicológico associado.

Juliana Spektor

Dermatologista

Rio de Janeiro

Quais profissionais tratam Alopecia areata?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.