Sou homem, quando criança, fui submetido a atos de sexo com outro homem adulto, so que nao me lembro
9
respostas
Sou homem, quando criança, fui submetido a atos de sexo com outro homem adulto, so que nao me lembro o que acontecia nestes atos, isso e normal? Como posso me lembrar do que aconteceu realmente?
O seu relato é breve, mas marcado por uma dor intensa da violência e da dúvida. Afinal, se houve violência sexual ou não, de fato, em sua mente parece que há esse registro e é isso que o psicólogo trabalha.
Busque ajuda de um bom psicólogo, com quem possa se abrir, falar de suas mais profundas dores e angústias. Juntos, com base no vínculo formado, vocês podem pensar sobre esse seu relato e como isso afeta a sua vida atual, seus comportamentos, dores e sua série de aspectos.
Busque ajuda de um bom psicólogo, com quem possa se abrir, falar de suas mais profundas dores e angústias. Juntos, com base no vínculo formado, vocês podem pensar sobre esse seu relato e como isso afeta a sua vida atual, seus comportamentos, dores e sua série de aspectos.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A terapia psicanalítica é a mais eficaz para os traumas infantis. É trabalhado a elaboração dessas lembranças em um ambiente de confiança. Dessa forma chega a produzir um outro sentido para aquele que já está posto na via inconsciente. Abraços
Olá! O abuso sexual é marcado por muita dor e sofrimento por esta razão por meio de mecanismos de defesa muitas vezes não é possível lembrar. Eu o oriento a fazer psicoterapia que é um processo de autoconhecimento no qual, com a ajuda de um profissional, estas memórias poderão ser acessadas e elaboradas trazendo alívio e removendo a dor. Fico à disposição para ajuda-lo. Cuide-se! Este é o melhor caminho para uma vida mais saudável.
Olá, é muito comum que esqueçamos de coisas dolorosas que nos fizeram sofrer, é como um mecanismo de defesa que tenta nos proteger da dor. Imagino o quão traumatizante isso deve ter sido, por isso você não lembra dos detalhes..e eu te pergunto..você realmente quer se lembrar disso? Qual sentido isso traz para sua? Se você quer esclarecer essas questões. procure um psicólogo e faça terapia. Independente da abordagem, psicanalítica, comportamental, ou humanista, esse profissional estará apto e preparado para te atender.
Uma vez decidido a recuperar estas lembranças, se torna necessário uma estrutura para que elas não produzam sofrimento no presente, afinal, esta ausência de memória é uma tentativa de proteção da sua mente, e sim uma ressignificação das lembranças para que produza a sensação de alívio esperada.
Quando um trauma acontece, ele fica congelado no nosso sistema cerebral junto com a imagem do que aconteceu, bem como as emoções e sensaçoes. Isso as vezes nos faz confundir fantasia e realidade, nos fazendo reviver algumas emoções ou sensações mas sem lembrar do acontecido ( chamamos isso de dissociação). As terapias do cérebro como o EMDR, é as mais indicadas para tratamento de traumas dessa magnitude (pela Associacao de Psiquiatria Americana dentre outras), pois desbloqueiam essa memória e permite ao cérebro reprocessar essas memórias traumática.
Olá. Uma situação de abuso, seja ela pontual ou recorrente, gera várias consequências para a vítima. Se você esqueceu, provavelmente isso não é a toa. É bem possivel que isso tenha sido a melhor maneira que você encontrou para administrar os conflitos. E se você está decidido a lembrar recomendo conversar com um psicólogo, pois pela investigação das sensações corporais, memórias adjacentes é possível que você lembre o que aconteceu. O acompanhamento pode ser bem importante nesse caso específico, pois isso vai atingir a sua auto imagem de uma maneira imprevisível e se ela for intensa pode ser algo muito grande para lidar sozinho(a).
...a psicanálise talvez seja o melhor caminho pra se chegar ao que foi esquecido, recalcado, já que é o método que lida com a emersão de velhos conteúdos inconscientes. busque um bom profissional e certamente ele clareará mais suas questões. boa sorte.
Olá! Procure auxilio de um psicólogo para que possa conversar sobre essa questão que te permeia. As vezes não nos recordamos de algo porque ativamos nosso mecanismo de defesa para evitar um sofrimento ainda maior. Vale lembrar que esse mecanismo é acionado de acordo com as nossas próprias interpretações, significações, e isso não significa que seja a realidade dos fatos. A análise pessoal lhe proporcionará uma compreensão maior sobre si e sobre as coisas que o instigam, podendo se recordar ou não do que se perdeu pela memória.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Como posso parar de mexer na minha namorada enquanto ela dorme ? Sinto desejo por ela , mas às vezes acordo com vontade de ter coisas com ela. Já senti vontade de fazer , mas quando tive raiva dela. Estou doente ou será uma mania ?
- Sofri muitos abusos quando era criança, e hoje ao 39 anos sinto que isso me prejudicou de alguma forma, minha família não sabe só agora conseguir contar pra algumas pessoas , me acho uma pessoa horrível,com um péssimo humor , não consigo confiar em ninguém, me sinto desanimada pra tudo sem alto estima…
- Como posso ajudar alguém a superar o trama de abuso? Está inteferendo no relacionamento
- Oi, como saber se é abuso? Tenho uma padrasto, ele me observa muito pelo os cantos das portas, entra no meu quarto, fica mexendo nas minhas coisas, certa vez ele me viu pela a janela do quarto e quando eu entrei no quarto da minha mãe , ele estava se tocando, logo após ter me visto, eu tenho muito medo…
- Olá Boa noite Fui abusada qua do criança, pelo meu irmão, não lembro a intensidade,nunca contei a ninguém sempre lembro pois depois de adulta vim,ter noção da gravidade,e depois comecei a mim relacionar cedo,agora recentemente peguei meu filho de 15 anos fazendo gestos no ir.ao de 8 anos,estou desesperada…
- Após terapia, é normal falar do abuso sexual que sofri na infância em um ambiente seguro? Passei a falar com amigos próximos, mas durante uma palestra, ouvi que isso dá a entender que não estou falando a verdade.
- Descobri que meu irmão foi estuprado quando criança por meu vizinho , Na época ele tinha 7 anos de idade. E hoje já é adulto , oque devo fazer ?
- Fui vítima de abuso sexual na infância, e gostaria de saber informações sobre quais tratamentos devo procurar. Grata
- Fui abusada quando criança por um primo, só eu ele e a irmã dele sabiamos disso e atualmente meu marido tambem... Não contei para ninguém da familia para não haver brigas depois de 15 anos minha prima contou o que aconteceu para todos ps familiares.... Estão todos contra minha pessoa, acreditando nele…
- como saber se realmente houve abuso?Minha afilhada disse que sofreu várias vezes,desde que tinha 07 anos, hoje ela tem 13 anos,qual profissional devo procurar?Porque demorou tanto tempo para dizer o que estava acontecendo?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 17 perguntas sobre Violência sexual
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.