Sou homem, quando criança, fui submetido a atos de sexo com outro homem adulto, so que nao me lembro

9 respostas
Sou homem, quando criança, fui submetido a atos de sexo com outro homem adulto, so que nao me lembro o que acontecia nestes atos, isso e normal? Como posso me lembrar do que aconteceu realmente?
O seu relato é breve, mas marcado por uma dor intensa da violência e da dúvida. Afinal, se houve violência sexual ou não, de fato, em sua mente parece que há esse registro e é isso que o psicólogo trabalha.
Busque ajuda de um bom psicólogo, com quem possa se abrir, falar de suas mais profundas dores e angústias. Juntos, com base no vínculo formado, vocês podem pensar sobre esse seu relato e como isso afeta a sua vida atual, seus comportamentos, dores e sua série de aspectos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A terapia psicanalítica é a mais eficaz para os traumas infantis. É trabalhado a elaboração dessas lembranças em um ambiente de confiança. Dessa forma chega a produzir um outro sentido para aquele que já está posto na via inconsciente. Abraços
Olá! O abuso sexual é marcado por muita dor e sofrimento por esta razão por meio de mecanismos de defesa muitas vezes não é possível lembrar. Eu o oriento a fazer psicoterapia que é um processo de autoconhecimento no qual, com a ajuda de um profissional, estas memórias poderão ser acessadas e elaboradas trazendo alívio e removendo a dor. Fico à disposição para ajuda-lo. Cuide-se! Este é o melhor caminho para uma vida mais saudável.
Olá, é muito comum que esqueçamos de coisas dolorosas que nos fizeram sofrer, é como um mecanismo de defesa que tenta nos proteger da dor. Imagino o quão traumatizante isso deve ter sido, por isso você não lembra dos detalhes..e eu te pergunto..você realmente quer se lembrar disso? Qual sentido isso traz para sua? Se você quer esclarecer essas questões. procure um psicólogo e faça terapia. Independente da abordagem, psicanalítica, comportamental, ou humanista, esse profissional estará apto e preparado para te atender.
Uma vez decidido a recuperar estas lembranças, se torna necessário uma estrutura para que elas não produzam sofrimento no presente, afinal, esta ausência de memória é uma tentativa de proteção da sua mente, e sim uma ressignificação das lembranças para que produza a sensação de alívio esperada.
Quando um trauma acontece, ele fica congelado no nosso sistema cerebral junto com a imagem do que aconteceu, bem como as emoções e sensaçoes. Isso as vezes nos faz confundir fantasia e realidade, nos fazendo reviver algumas emoções ou sensações mas sem lembrar do acontecido ( chamamos isso de dissociação). As terapias do cérebro como o EMDR, é as mais indicadas para tratamento de traumas dessa magnitude (pela Associacao de Psiquiatria Americana dentre outras), pois desbloqueiam essa memória e permite ao cérebro reprocessar essas memórias traumática.
Olá. Uma situação de abuso, seja ela pontual ou recorrente, gera várias consequências para a vítima. Se você esqueceu, provavelmente isso não é a toa. É bem possivel que isso tenha sido a melhor maneira que você encontrou para administrar os conflitos. E se você está decidido a lembrar recomendo conversar com um psicólogo, pois pela investigação das sensações corporais, memórias adjacentes é possível que você lembre o que aconteceu. O acompanhamento pode ser bem importante nesse caso específico, pois isso vai atingir a sua auto imagem de uma maneira imprevisível e se ela for intensa pode ser algo muito grande para lidar sozinho(a).
...a psicanálise talvez seja o melhor caminho pra se chegar ao que foi esquecido, recalcado, já que é o método que lida com a emersão de velhos conteúdos inconscientes. busque um bom profissional e certamente ele clareará mais suas questões. boa sorte.
Olá! Procure auxilio de um psicólogo para que possa conversar sobre essa questão que te permeia. As vezes não nos recordamos de algo porque ativamos nosso mecanismo de defesa para evitar um sofrimento ainda maior. Vale lembrar que esse mecanismo é acionado de acordo com as nossas próprias interpretações, significações, e isso não significa que seja a realidade dos fatos. A análise pessoal lhe proporcionará uma compreensão maior sobre si e sobre as coisas que o instigam, podendo se recordar ou não do que se perdeu pela memória.

Especialistas

Claudia Domingues

Claudia Domingues

Psicólogo, Psicanalista, Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Zelia Carmo

Zelia Carmo

Psicanalista

Rio de Janeiro

Luzia Lima

Luzia Lima

Psicanalista

São Paulo

Adriana Bellissimo

Adriana Bellissimo

Psicanalista

Rio de Janeiro

João Soares

João Soares

Psicanalista

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 17 perguntas sobre Violência sexual
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.