Sinto dores nas articulações da perna. A medica acha q tenho fibromialgia, mas não tenho todos os

6 respostas
Sinto dores nas articulações da perna. A medica acha q tenho fibromialgia, mas não tenho todos os sintomas. A dor pode ser + localizada?
Somente dores nas pernas não caracterizam a fibromialgia. O diagnóstico da fibromialgia envolve a presença de dores em regiões diversas do corpo, entre outros sintomas, além da exclusão de várias doenças. Existe um protocolo específico de dignostocar a fibromialgia, o profissional correto a se procurar para isto é um reumatologista. Muitos outros caracterizam dores sem causa evidente ou com "fundo emocional" como fibromialgia, o que é um grande equívoco. Para não cometermos nenhum erro, é importantíssimo que você investigue esta dor, que deve te incomodar muito, com o profissional mais bem qualificado na área. Procure então um bom reumatologista!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A fibromialgia em si não é uma doença em que você perca seus movimentos, a dor pode te limitar sim, mas com exercícios e às vezes remédios relaxantes musculares podem aliviar. A grande questão é que apesar de ser um descontrole na forma em que nosso cérebro entende a intensidade da dor, questões emocionais influenciam e por vezes pioram bastante a dor, não é difícil vermos a associação constante de transtornos como depressão ou ansiedade associados com a fibromialgia. Por isso é de suma importância aprender a lidar e estruturar bem o emocional para que este auxilie o bem estar físico e mental. A Terapia Cognitiva Comportamental ajuda muito no controle de estressores que possam piorar a dor e tirar a qualidade de vida.
O tratamento da Fibromialgia tem que ser efetuado através de um tratamento multidisciplinar com Psicologia, Neurologista, Fisioterapeuta onde todos tem que interagir cada um na sua especialidade para minimizar os sintomas da Fibromialgia e dar uma melhor qualidade de vida ao paciente.
Na fibromialgia as dores costumam aparecer em diversas partes do corpo e as articulações não são os locais mais acometidos. Antes de fechar um diagnóstico de fibromialgia, eu prefiro sempre excluir todas as outras possibilidades. Uma boa história clínica, um exame físico minucioso e alguns exames laboratoriais e de imagem ajudam o médico a ter mais certeza do diagnóstico do paciente.
Uma vez excluído a possibilidade de o diagnóstico médico e laboratorial ser positivo para fibromialgia e outras afecções, deve-se investigar a possibilidade de ser um fenômeno psicossomático. Existem proposições de estudos e diagnósticos atuais que aproximam o sintoma da fibromialgia à histeria de conversão, o fato da ocorrência se prevalente em mulheres, reforça essa possibilidade. Porém, homens tem apresentado sintomas semelhantes e diagnosticados com fibromialgia. Converse com seu médico, caso os sintomas persistam ao tratamento medicamentoso, ele poderá lhe encaminhar a um psicólogo psicanalista. A atenção de uma equipe multidisciplinar certamente lhe dará melhor resultados e qualidade de vida.
Não. Um dos critérios para o diagnóstico de fibromialgia é dor acima e abaixo da linha da cintura o que já afasta no teu caso este diagnóstico.

Especialistas

Patrícia Mendes Pinheiro Juliani

Patrícia Mendes Pinheiro Juliani

Fisioterapeuta

São Paulo

Maria Eduarda Goulart

Maria Eduarda Goulart

Fisioterapeuta

Paraguaçu Paulista

Maria Carolina Guerra Silveira Armani

Maria Carolina Guerra Silveira Armani

Fisioterapeuta

Petrópolis

Letícia Jonas

Letícia Jonas

Fisioterapeuta

Poços de Caldas

Amanda Santos

Amanda Santos

Fisioterapeuta

Araras

Pedro Henrique Pelissari

Pedro Henrique Pelissari

Reumatologista

Maringá

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 257 perguntas sobre Fibromialgia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.