Sindrome de tourette o que têm de mais positivo hoje em dia para essa síndrome?

21 respostas
Sindrome de tourette o que têm de mais positivo hoje em dia para essa síndrome?
Hoje em dia tem alguns tratamentos que são excelentes para a síndrome de tourette: medicamentos, terapia comportamental e a aplicação de botox tem ajudado bastante nos músculos dos tiques. Existem algumas crianças que não se incomodam com os tiques, as que se sentem mais incomodadas a aplicação do botox pode ajudar bastante a paralisar os músculos envolvidos no tique.
Abraços.

A Sd. De Tourette é um disturbio neuropsiquiatrico, nao tem cura , mas pode ser controlado.Por isso nao adie a consulta médica se seu filho apresenta alguma forma de movimentos involuntários. Desde as fases iniciais da vida as crianças precisam de atenção e tratamento e não de repreensão.
A Síndrome de Tourette-ST- é um transtorno do neurodesenvolvimento e se caracteriza por tiques motores diversos e um ou mais tiques vocais. A Terapia Cognitivo Comportamental e a mais indicada alem do tratamento com medicamentos. A Terapia é importante para que os níveis de ansiedade e estresse baixem, pois podem agravar o quadro. Existem técnicas comportamentais que podem ser aplicadas, dependendo do caso, com bom resultado.
O positivo é que pode-se procurar um médico para que o encaminhe para um especialista, apesar de não ter cura, o problema pode ser amenizado para que o paciente tenha uma qualidade de vida. Não é uma doença, ✳ ê coa Síndrome de Tourette é um
Distúrbio do sistema nervoso que envolve movimentos repetitivos ou sons indesejados.
A síndrome de Tourrete caracteriza- se pela presença de tiques motores e vocais.Os sintomas normalmente aparecem na infância entre 2 a 15 anos de idade e vão se tornando menos intensos ao longo do tempo. A síndrome de Tourrete não tem uma causa definida mas acredita se que esteja relacionada fatores genéticos.
Atualmente há medicamentos muito eficazes onde os tiques são amenizados.
Aqui no consultório atendo crianças que possuem o diagnostico de Tourrete. Elas necessitam de acolhimento e um olhar diferenciado em sua vida escolar bem como atividades diferenciadas. Há sem duvida nenhuma de um trabalho com acompanhamento medicamentoso,acompanhamento de psicopedagogo, familia e escola.
Esta síndrome que é um transtorno do neurodesenvolvimento, ocasiona tiques, movimentos involuntários, como sons também involuntários. Seria importante procurar um neurologista, ou um médico especialista nesta síndrome. Este transtorno é tratado através de medicamento e psicoterapia, pois, é trabalhada a ansiedade e o estresse. É importante ter um olhar diferenciado para a pessoa, sem preconceitos principalmente da escola e familiares
Além de tratamento medicamentoso é necessário que faça terapia com Psicólogo especializado.
O acompanhamento multidisciplinar (médico, psicológico, fonoterapia e psicopedagógico) é um dos principais avanços no tratamento da síndrome de Tourette, em conjunto com a família e escola, para que haja adesão melhor do tratamento pelo paciente.
Psicoterapia com abordagem tcc
A síndrome de Tourette, doença que manifesta movimentos involuntários e repetitivos, podendo ser motores ou vocais, simples ou complexos.
Os problemas enfrentados por esses pacientes não se limitam as alterações da psicomotricidade. A falta de apoio, medicamentos e informações a respeito da doença levam ao isolamento social, a depressão e a ansiedade.
Olá! O mais adequado é marcar uma consulta com um psiquiatra da infância / adolescência para procurar o tratamento mais eficaz para o caso em questão já que existem boas linhas de tratamento com ótimos resultados em pouco tempo. Não adiar a consulta é fundamental para evitar prejuízos e transtornos maiores para a autoestima, depressão, bullying na escola, etc. Abraços
Olá! Veja só... alguns medicamentos antipsicóticos têm se mostrado úteis na redução da intensidade dos tiques, quando sua repetição se reverte em prejuízo para a autoestima e aceitação social. Em alguns casos de tiques bem localizados, podem ser tentadas aplicações locais de toxina botulínica (botox), fator que possibilita um maior bem-estar ao paciente.
Há tratamentos interessantes com Terapeutas Ocupacionais relacionados a dietas sensoriais. A avaliação Neuropsicológica para compreensão dos recursos de captação e gestão dos estímulos sensoriais bem como das respostas motoras é essencial para amenizar os sintomas ou mesmo corrigir diagnósticos equivocados.
O tratamento multidisciplinar com especialistas é o que há de mais positivo em minha percepção, especialmente os avanços das pesquisas com fundamentos da neurociência, considerando tratar-se de um Transtorno do Neurodesenvolvimento.
O funcionamento da criança no dia-a-dia na sala de aula é fundamental para este processo de decisão, sobre a necessidade de medicações e procedimentos.
Acredito que deva procurar um especialista e juntos decidirem os procedimentos juntos.
Existem vários métodos, mas deve ser feito gradualmente com um especialista que tem mais vivência com a síndrome.
É complicado sugerir o que há de melhor atualmente.
Boa sorte.
Bjs
A síndrome costuma aparecer na infância, com um maior desenvolvimento na adolescência e uma diminuição na vida adulta.
Geralmente, os pacientes recebem medicamentos, antipsicóticos, que tem varios efeitos colaterais. Porém profissionais trabalham de uma forma multidisciplinar p que a evolução do tratamento aconteça melhor. Diante dos trabalhos terapêuticos os tratamentos comportamentais já mostraram resultados positivos. Diante disso o ideal que seja atividades multidisciplinares. Att: Psicóloga Yelris Cem Pessôa. Olinda. PE.
Tratamento
Terapia cognitivo-comportamental
Às vezes, clonidina ou antipsicóticos
Tratamento das comorbidades
Recomenda-se o tratamento para suprimir tiques somente se interferirem significativamente nas atividades ou autoimagem das crianças; o tratamento não altera a história natural do transtorno. Muitas vezes, o tratamento pode ser evitado se os médicos ajudarem as crianças e suas famílias a entender a história natural dos tiques e se os funcionários da escola ajudarem os colegas de classe a compreender o transtorno.

Às vezes, as oscilações naturais dos tiques fazem parecer que os tiques responderam a um dado tratamento.

Um tipo de terapia comportamental chamada intervenção comportamental abrangente para tiques (ICAT) pode ajudar algumas crianças maiores a controlar ou reduzir o número ou a gravidade dos tiques. Ela inclui terapia cognitivo-comportamental como reversão de hábitos (aprender um novo comportamento para substituir o tique), instrução sobre tiques e técnicas de relaxamento.
É importante a avaliação médica e psicológica, para saber quais as providências a serem tomadas a fim de reduzir os tiques e se entender como um indivíduo capaz de participar do convívio social.
A síndrome se mostra com algumas características específicas, é fundamental manter o tratamento de forma interdisciplinar, com médicos e terapeutas que possam manter contato entre eles.
A Psicopedagogia atua diretamente nos transtornos e dificuldades de aprendizagem a partir da Idade Escolar, auxilia na inclusão em escola regular.
Atendimentos em idade precoce são feitos por Terapeuta em Estimulação Precoce (Clínica de Bebês) e em Psicopedagogia Inicial dos 4 aos 6 anos, aproximadamente. Pacientes com deficiência Intelectual são atendidos, preferencialmente por Psicopedagogas com especialização em Educação Especial ou Inclusiva, ou, na área clínica, em Transtornos do Desenvolvimento. As crianças com Síndrome de Tourette precisam ser avaliadas em suas deficiências intelectuais, sensoriais e motoras a fim de podermos traçar um Plano Terapêutico. A Psicopedagoga atua nos aspectos intelectuais e afetivos, buscando sanar dificuldades de aprendizagem e de interação na escola.
Psicopedagoga e Terapeuta em Estimulação Precoce
Morgana M. Grudzinski Iriart
Porto Alegre RS
Instagram @psicopedagogamorgana
Terapia Cognitiva-Comportamental contribui bastante, também ansiolíticos sob orientação psiquiátrica. Assista ao filme “O primeiro da Classe” e você entenderá algumas medidas interventivas muito boas. Só adianto que, a criança deve ter claro que tem tal patologia e à comunidade escolar deve saber no ato da entrada da criança na escola. Sou a favor da inclusão para o ditos “normais” aprenderem a viver com as diferenças. Fico à disposição para maiores informações!
Procure um neuropediatra especialista pois apesar de não haver cura é possível ter qualidade de vida!
Olá! Para pessoas com Síndrome de Tourette são indicados tratamentos psicológico com abordagem cognitivo comportamental e acompanhamento com neurologista. Nas questões de aprendizagem são indicados psicopedagogos ou neuropsicopedagogos que auxiliarão na apropriação de conhecimento acadêmico com orientações individuais e diante de um plano de intervenção adequado.