Roptura de 1,5mm do manguito rotador, necessita cirurgia

3 respostas
Roptura de 1,5mm do manguito rotador, necessita cirurgia
O melhor tratamento destas lesões depende de uma série de fatores como: idade do paciente, intensidade da dor, perda da função, número de tendões acometidos, se a lesão é parcial ou completa. Portanto, o tratamento deve ser individualizado para cada paciente. As lesões dos tendões não cicatrizam sozinhas. No entanto, nem todas as lesões precisam de cirurgia, lesões menores que 1,5 a 2,0 cm podem ficar estáveis durante anos mantendo o ombro funcional e sem dor mesmo existindo a lesão. Quando o tratamento conservador (Fisioterapia) é escolhido, é importante que se mantenha um acompanhamento clínico .

Esse tipo de lesão ocorre quando apenas uma parte das fibras dos tendões é danificada, sem que haja um rompimento completo.
A gravidade pode variar, dependendo da extensão e profundidade do dano.
A lesão ser de espessura parcial não significa necessariamente que a dor será menor, mas na maior parte das vezes, não ocorre perda de força significativa nem dor intensa nas lesões parciais mais superficiais e principalmente se tratadas de maneira adequada.
Assim, o tratamento direcionado e otimizado para o tipo específico de lesão é essencial para promover a recuperação da estrutura (cicatrização) e aliviar os sintomas associados ao problema.
O tratamento do manguito rotador pode gerar muitas dúvidas nos pacientes, pois existem diferentes abordagens, dependendo do tipo de lesão na região.
Assim, a terapia a ser adotada dependerá de vários fatores, como o tipo e a extensão da lesão, bem como das necessidades do paciente em relação ao ombro.
No caso de uma lesão parcial do manguito rotador, a evolução da condição é uma das primeiras preocupações.
Embora possa haver mais ou menos dor no momento, geralmente, uma rotura parcial do manguito - especialmente se for mais
superficial - tende a estabilizar-se com o tempo, desde que seja realizado um tratamento adequado.
Nesse sentido, é importante compreender a causa da lesão e evitar o fator causal, além de fornecer o estímulo mecânico e biológico adequado. Isto significa uma reabilitação própria para a fase de evolução e para a necessidade do momento do paciente e possivelmente o uso de terapias adjuvantes com o Plasma Rico em Plaquetas que funciona como bioestimulador neste caso.
A ruptura do tendão geralmente é a consequência de um mal funcionamento mecânico do seu ombro, que sobrecarregou o tendão. Muitas vezes, trabalhar para melhorar esta mecânica já reduz a sobrecarga ao tendão e reduz a dor - tornando a cirurgia desnecessária. Contudo, para entender de fato qual é este mal funcionamento e trabalhar de acordo com a necessidade do seu corpo, é importante que vc se consulte com um fisioterapeuta capacitado. Estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta fisioterapia - R$ 370